TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Qualidade no Trabalho

Por:   •  15/2/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.138 Palavras (5 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

CAA - CAMPUS AGRESTE

GESTÃO DA QUALIDADE

IVANA SAMARA PEREIRA GONÇALVES

Lista 1

1. Um sistema de produção é um conjunto de elementos, pessoas, máquinas e processos responsáveis por produzir um produto ou serviço. Já o sistema de qualidade é um conjunto de processos de negócios que são implementados para ajudar uma organização a entregar produtos que alcançam consistentemente a satisfação do cliente. A relação entre o sistema de produção e de qualidade é que um complementa o outro, tendo que ter o sistema de produção para ter finalidade do produto e chegar ao cliente e a de qualidade para que quando chegue no cliente seja um produto ou serviço que satisfaça o cliente e assim ser de excelência.

2. A

3. C

 

4. Abordagem Clássica: Pontos Positivos - Ênfase à disciplina, Incentivo à especialização, Controle mais eficiente, Contato mais direto. Pontos Negativos - Motivação pela coação, Indução pelo medo, Preferência pela hierarquia, Insatisfação gerada pela perspectiva de punição; Abordagem Participativa: Pontos Positivos - Desenvolvimento das pessoas, Tendência a envolver a todos, Integração dentro da empresa, Incentivo ao trabalho em equipe. Pontos Negativos - Eventuais demoras da obtenção de respostas concretas, Necessidade de treinamento(muitas vezes à custos altos); Retribuição nem sempre adequada a quem mais se esforça. Abordagem Promocional: Pontos Positivos - Polarização da atenção, Resultados mais rápidos, Confiança no funcionário. Pontos Negativos - Possibilidade que o excesso de publicidade leve à saturação; Colaboração obtida artificialmente; Participação induzida, não espontânea.

5. Após o término da Segunda Guerra Mundial o Japão se encontrava completamente devastado. Estima-se que 2,5 milhões de japoneses foram mortos, sendo destes, 80% militares. Hiroshima e Nagasaki, as cidades mais devastadas, perderam aproximadamente 200 mil habitantes após o ataque de bombas nucleares lançadas pela força aérea americana. Pobreza, fome e desolação assombraram a ilha japonesa ao longo dos anos que se sucederam. O processo de reconstrução seria longo e minucioso. Principais autores: W. Edwards Deming, Joseph M. Juran e Armand V. Feigenbaum.

6. Deming foi responsável pela difusão do PDCA que veio a se tornar uma das ferramentas mais utilizadas no mundo para promoção de melhoria continua outra contribuição importante foi a proposição de diversos princípios de gestão de que até hoje, podem ser considerados importantes diretrizes organizacionais.

7. As características comuns (aquelas que qualquer gerente ou área gerencial deve possuir) Liderança, Oportunidade de motivação, Controle da informação, Dinamismo, Planejamento; As características desejáveis (especialidades relevantes para o exercício da função) Competência Técnica, Visão horizontal da empresa, Conhecimento do produto e do processo; As características necessárias (elementos imprescindíveis ao exercício da função) Relacionamento Humano, Capacidade de interação, Capacidade de compreensão do mercado.

8. A gestão dos recursos humanos através das suas atividades desempenha um papel fundamental em toda a organização. O desenvolvimento de processos para implementação da qualidade deverá sustentar-se em maior ou menor grau na gestão de recursos humanos, para se poderem atingir os objetivos de melhoria do desempenho organizacional em todas as suas vertentes. Os maiores obstáculos à implementação das práticas da qualidade decorrem dos fatores comportamentais relacionados com os recursos humanos da empresa.

9. Objetivos (o que fazer): Direcionamento do envolvimento, Definição do que deverá ser feito, para onde serão direcionados os esforços, Os objetivos dependem apenas de decisões, É evidente que a função primordial da Gestão da Qualidade é envolver os recursos humanos no alcance dos objetivos fixados; Recursos (com o que fazer): Viabilidade do envolvimento, Os recursos dependem de investimentos. O montante de investimentos depende da estratégia de ação da empresa em termos de mercado, Cabe à Gestão da Qualidade obter o melhor desempenho da mão-de-obra com os recursos que puderem ser disponibilizados, Os recursos dão partida a um processo de envolvimento. Não disponibilizá-los, assim, pode significar o adiamento de seu desenvolvimento; Ambiente (onde fazer): Contexto do envolvimento, A estruturação de um ambiente adequado ao envolvimento das pessoas numa ação bem definida depende de dois aspectos: a interação entre as pessoas (convivência) e das pessoas com a organização (condições de trabalho). Cabe à Gestão da Qualidade incentivar e zelar pela convivência adequada das pessoas, o que favorece a criação de um clima de cordialidade indispensável para o bem estar das pessoas. Um ambiente adequadamente estruturado é um elemento que motiva a participação, o engajamento e o envolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (64.3 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com