TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A REVISÃO BIBLIOGRAFICA

Por:   •  23/8/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.554 Palavras (7 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 7

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        2

2.        REVISÃO BIBLIOGRAFICA        2

3.        OBJETIVO        3

4.        ANÁLISE DE DEMANDA        3

5.        ANÁLISE DA TAREFA        4

6.        ANÁLISE DAS ATIVIDADES        7

7.        IDENTIFICAÇÃO DOS PROBLEMAS        8

8.        PROPOSTA DE MELHORIA        8

9.        CONCLUSÃO        8

 

  1. INTRODUÇÃO

Com o crescimento das empresas, houve um grande aumento no número de empregos diretos e indiretos, porém, este grande crescimento não foi acompanhado de uma preocupação com as condições de trabalho dos funcionários, os quais normalmente trabalham além de sua carga horária normal, isso para conseguir atingir as metas de produtividade, outro problema são os postos de trabalho inadequados. Estes postos de trabalho que são inadequados muitas vezes colocam em risco a saúde e segurança dos colaboradores, como também há uma perca de produtividade, pois quando um trabalhador trabalha em más condições sofre de uma fadiga maior do que o normal.  

  1. REVISÃO BIBLIOGRAFICA

De acordo com Ilda (1990), posto de trabalho pode ser considerado como á menor unidade produtiva, geralmente envolvendo um homem e o seu local de trabalho.

Entre os vários enfoques de análise do posto de trabalho, destacasse o de caráter ergonômico, o qual observa o homem como centro das atenções. Para Ilda (1990), o enfoque ergonômico tende a gerar resultados que possam ser aplicados no design de postos de trabalho que reduzam as exigências biomecânicas, elevam as condições de trabalho e facilitam a percepção de informações.

Para Slack (2002), entender como os locais de trabalho afetam o desempenho, a fadiga o desgaste e os danos físicos é parte da abordagem ergonômica do posto de trabalho. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (2002) a análise ergonômica do trabalho é um trabalho construtivo e participativo para a resolução de problemas complexos que exige o conhecimento das tarefas, da atividade desenvolvida para realizadas e das dificuldades enfrentadas para se atingirem o desempenho e a produtividade exigidos.

Ilda (1990) aponta alguns critérios para avaliar a adequação de um 7° Congresso de Pesquisa & Desenvolvimento em Design posto de trabalho, dentre eles estão o tempo gasto na operação, o índice de erros e acidentes, a postura e os esforços físicos exigidos dos trabalhadores, onde é possível determinar os principais pontos de concentração de tensões, que tendem a provocar dores e desconforto.

Uma tarefa pode ser definida como sendo um conjunto de ações humanas que torna possível um sistema atingir o seu objetivo (IIDA, 1990). Portanto, a análise da tarefa deve ser realizada antes que o posto de trabalho seja utilizado, pois seria muito oneroso fazer as correções depois que o sistema estiver em funcionamento.

Laville (1977) descreve a análise da tarefa em duas etapas, inicialmente com a decomposição das atividades e posteriormente com a análise dos diferentes movimentos. A descrição das ações concentra mais nas características que influem no projeto da interface homem-máquina e se classificam em informações e controle (IIDA, 1990).

Vários estudos sobre a análise do posto de trabalho foram já descritos e publicados. Entre os vários métodos, destacam-se aquele apresentado pelo Finnish Institute of Occupational Health (AHONEN, et al. 1989) o qual se caracteriza por abordar os vários aspectos físicos, perceptivos e organizacionais do trabalho, sob dois pontos de vista: do observador (o ergonomista) e do trabalhador (o usuário do posto de trabalho), com os mesmos escores de avaliação, permitindo realizar uma análise mais abrangente dos resultados finais. Além disso, poucos são os estudos de natureza ergonômica que avaliam de modo sistematizado, sob estes dois pontos de vista.

  1. OBJETIVO

Este estudo de caso tem como objetivo efetuar uma análise de um posto de trabalho no qual este está inadequado ou tem possibilidade de se efetuar melhorias que venham a trazer mais conforto e benefícios à saúde do colaborador e com isso obter maior produtividade.  

  1. ANÁLISE DE DEMANDA

O posto de trabalho estudado possui carga horária de 8,75 horas diárias e 5 dias por semana. São dois turnos de trabalho sendo um diurno e outro noturno com uma hora de intervalo para almoço ou janta. Os funcionários deste posto de trabalho executam ginástica laboral três vezes por semana, cada sessão de ginástica tem duração de 15 minutos.

O ambiente é pesado com bastante ruído e pó de farinha de trigo. O operador trabalha em uma plataforma com 1,4 metros acima do chão, a altura é ideal, pois em casos de colaboradores mais altos ou mais baixos a ensacadeira tem regulagem de altura que permite regular a altura adequada para cada operador, a plataforma é protegida com uma grade de proteção que impede do operador cair no chão. O espaço de trabalho é suficientemente bom para o deslocamento do operador. Todos os operadores são obrigados a utilizar calcados de proteção, protetor auricular, mascara de respiração e uniforme da empresa.

As pessoas que trabalham nesta operação necessitam ter força física, e não necessitam ter um bom grau de escolaridade, a idade dos colaboradores não interfere nos resultados do processo.

  1. ANÁLISE DA TAREFA

O operador deve encher um saco de farinha de trigo com 1200 kg, a dosagem da farinha é automática. Cada saco demora em torno de 5 minutos, a produção é constante e as únicas paradas de trabalho são os horários já determinados ou parada para troca de produto. A tarefa a ser executada segue no passos abaixo;

  1. Colocar as alças do saco vazio nos ganchos de sustentação
  2. Colocar a boca do saco na válvula de ensaque da envasadora
  3. Ligar o equipamento para encher o saco de farinha de trigo
  4. Aguardar o tempo de envase
  5. Retirar as alças dos ganchos
  6. Retirar a boca do saco da válvula de ensaque
  7. Amarrar e lacrar a boca do saco
  8. Colocar a etiqueta do produto
  9. Avançar o saco na esteira
  10. Reiniciar o processo com um novo saco

Para um melhor entendimento das tarefas segue fotos abaixo;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (259.6 Kb)   docx (2 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com