TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS PARADIGMA

Exames: ATPS PARADIGMA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  716 Palavras (3 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório 1 – Critério de avaliação das linguagens de programação

Etapa 1

Definição de conotação de sintaxe e semântica

Nas linguagens de programação(LP) existem padrões de escrita, estrutura e de sintaxe. Se esses padrões não forem seguidos, o código pode não funcionar, e caso funcione, pode haver falhas.

Cada LP existente tem a sua própria sintaxe e semântica, formando uma conexão no desenvolvimento. Caracteres e funções são uma das principais características de uma LP.

Em certos códigos, existe uma certa semântica. Semântica é uma forma de facilitar a estrutura de desenvolvimento. Um simples exemplo é traduzir uma LP para português e começar a desenvolver, uma vez que a LP era de origem de idioma inglês.

Legibilidade

Esse fator nas LPs é extremamente importante. Uma vez que um código não é legível, dificulta para outros leitores que irão manusear e até desenvolver o código. Um código legível é onde a estrutura de classes e condições estejam todas organizadas, com comentários ao decorrer do código, nome de variáveis claras para fácil identificação, documentação, função por função detalhadamente digitada, sem ficar em “apenas uma linha, como uma minhoca” por exemplo.

Para conhecimento, há programadores atualmente que deixam o código não legível propositalmente para o mesmo tenha uma certa estabilidade na empresa. Nesse caso, que irá entender o código, efetuar alterações e desenvolver, será apenas o programador que criou. Isso torna o trabalho muito centralizado, dificultando o trabalho em equipe, que é mais ativo em empresas de software atualmente. Conforme dito, uma vez que o projeto/empresa trabalha em equipe, o programador que desenvolveu o código não legível terá que efetuar toda uma alteração para que fique legível, gerando retrabalho para ele mesmo.

Capacidade de Escrita

Uma breve definição desse tópico é que, capacidade de escrita é uma facilidade de desenvolver o código em uma determinada LP. Geralmente, LPs de alto nível, são mais fáceis de se programar, como por exemplo: C, C++, JAVA e HTML.

Também há LPs de baixo nível, onde a capacidade de escrita é mais difícil e restrita porque o código e próximo a linguem de máquina. O motivo de programadores COBOL terem uma boa remuneração é por conta de que essa LP é de baixo nível.

Confiabilidade

Como as LPs são diferentes umas das outras, os erros e procedimentos também são diferentes. Um código confiável é quando o mesmo segue perfeitamente suas especificações das linhas de código, sem gerar falhas de tipos de variáveis ou erros dependendo do que usuário final inserir.

Quando é certo de que irá gerar um erro por algum motivo, é feito uma tratativa em cima do erro para reportar corretamente ao usuário final. Isso é um código confiável.

Há certos códigos de LPs que, dependendo do ambiente e dos acessos, são gerados erros, lentidão e etc. Códigos que se adaptam a vários ambientes com uma boa performance, com certeza é um código confiável, onde também foi tratado no próprio código essa competência de funcionamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com