ATPS ÉTICAS E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO
Monografias: ATPS ÉTICAS E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: 27072002 • 16/6/2013 • 2.561 Palavras (11 Páginas) • 929 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA - UNIDADE 2 BELO HORIZONTE
CURSO EAD- SUPERIOR TECNOLOGICO MARKETING
TATIANE DE O. PACHECO RA 6788377786
JANAINA R. VIANA RA 6953506784
ELIZABETE DE FÁTIMA CAMPOS RA 6787389522
WAGNER DIAS PEREIRA RA 6791441495
CARLOS ALBERTO RA 6579314230
ATPS: ÉTICAS E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO
PROFESSOR EAD - EVANDRO DENZIN
BELO HORIZONTE
JUNHO /2013
Ética e Administração
"Para que haja conduta ética é preciso que exista o agente consciente, isto é, aquele que conhece a diferença entre bem e mal, certo e errado, permitido e proibido, virtude e vício". (CHAUÍ, 1997)
A aplicação da ética profissional em administração nos sugere a criação e manutenção de um mecanismo que proporcione ao administrador discernir, orientar e gerir, sendo este mecanismo o Código de Ética.
Toda empresa deveria ter seu próprio código baseado em sua filosofia, diretrizes, além de desenvolver consciência continuada da ética criando instrumentos institucionais da gestão ética.
O administrador dispõe de leis para orientar comportamento da sua equipe frente as suas necessidades e ao igualitarismo, todavia, não é possível para a lei determinar o seu padrão de comportamento, sendo este é o ponto crucial, quando nos deparamos com a cultura da lisura e transparência dos atos praticados pelos colaboradores desta empresa, que deverá ser gerido de forma que sirva de exemplo a todos.
As diferentes concepções de ética na administração norteada por valores éticos não se esgota na aprovação de conceitos mais rigorosos do tema visto que muitas empresas adotam código de conduta tais como Compliance, aonde o tema vem em primeiro lugar, sendo motivo de mudança de conceitos de negociações globais. O alicerce a ser compreendido é que os padrões éticos na administração advêm de sua própria natureza. A consciência ética, como a educação e a cultura, é aprendida pelo ser humano, assim, a ética na administração deveria advir de maneira satisfatória, pois a insatisfação social com a conduta ética de muitas empresas é explicita.
È notória a diferença que existe sobre o conceito de ética entre a sociedade de hoje e aquela citada na obra Ética a Nicômaco, de Aristóteles, não existem mais níveis de comparação, quanto à complexidade; devemos reconhecer, porém, que, apesar da sensação de estarmos retrocedendo quanto a valores éticos, temos aumentado o sentido de solidariedade, observando assim como os rigores éticos o espírito comunitário. A vocação para o coletivo se encontra, nos dias atuais, mesmo que em teoria, um tema mais difundido e visto com bons olhos pela administração moderna. .
Nas organizações existe um bem comum a defender e do qual elas dependem para o bem-estar próprio e o de seus colegas de trabalho, havendo uma certeza da interação que nem sempre é compreendida pelos que possuem espírito egoísta.
Artigo publicado pela revista EXAME onde o consultor dinamarquês Clauss MOLLER (1996, p.103-104) faz uma associação entre as virtudes lealdade, responsabilidade e iniciativa como fundamentais para a formação de recursos humanos dentro da administração
Disserta ainda Clauss Moller que o futuro de uma carreira depende dessas virtudes.
O senso de responsabilidade como elemento fundamental da empregabilidade, um funcionário responsável pelos resultados da equipe terá maior chance de agir de maneira mais favorável aos interesses da equipe e de seus clientes, considerando isto dentro e fora da organização.
O fortalecimento das relações humanas e a promoção de valores éticos são fatores preponderantes na formação de uma equipe coesa, com objetivos globais dentro de cada organização, onde a capacidade de assumir responsabilidades seja uma comum a todos e esta consciência venha a ser algo banal na conduta pessoal de cada um, levando assim a organização ao sucesso. Virtudes como lealdade, honestidade, competência, prudência, compreensão, humildade e otimismo deveriam ser pontuados na avaliação do profissional como um todo, pois poucas pessoas tem este conjunto como parte integrante de sua personalidade.
Concluímos que deve existir uma ordem para que se consiga eliminar conflitos e evitar que estes conflitos maculem o nome e o conceito da organização, criando assim a disciplina da conduta ética organizacional.
A Ética profissional no filme “Amor sem Escalas”
Surge uma recém-formada que é contratada pela empresa em que Ryam Binglan trabalha trazendo consigo novas idéias e projetos que ameaçam a carreira e a vida que ele próprio criou.
Porém, com a reestruturação na empresa em que trabalha faz com que ele pelo menos se sinta bastante incomodado a fim de cortar custos, seu chefe resolve adotar um plano de demissão por meio de videoconferência, o que tira Ryan da Zona de conforto começa pelo fato dele receber a missão de ensinar á novata Natalie responsável pelo tal projeto de reestruturação, o ofício de demitir desconhecidos.
Na opinião do grupo a melhor forma para desligar o funcionário é utilizando profissionais da própria empresa assim evitando a impessoalidade e valorizando as relações humanas.
Sinopse do filme “Amor sem Escalas”
O filme ”Amor sem escalas” com lançamento em 2009 nos EUA tem a direção de Jazon Reitman, atores como George Clooney, Vera Formiga, Anna Kendrick, Amy Morton, duração de 109 minutos e o gênero de comédia dramática.
Um longa baseado no romance publicado em 2001 pelo escritor norte-americano Walter Kirn, retrata a crise do desemprego nos Estados Unidos.
O ator George Clooney interpreta um terceirizado especial, cuja função exclusiva é demitir pessoas. Em tom de comédia é possível ver o drama das pessoas sendo demitidas de modo frio e calculista.
Descartando-as como se fossem máquinas sem mais relevância alguma para os interesses
...