TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ancoragem Turret

Por:   •  9/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  644 Visualizações

Página 1 de 2

Somente para lembrar o que é uma ancoragem de ponto único. Nessa ancoragem convergem para um único ponto as linhas de ancoragem e os dutos (risers de produção e injeção) que interligam os poços ou manifolds à plataforma.

Essa ancoragem recebe o nome de tipo turret justamente pela presença do turret.

O que é o turret? É uma estrutura composta por um corpo central cilíndrico, conectado ao casco de uma embarcação através de rolamentos e uniões rotativas (Swivel). Manifolds, lançadores/ recebedores de pig, swivel, suporte dos risers, medição fiscal, injeção química e controle fazem parte do Turret.

Este tipo de configuração permite um livre movimento de rotação do navio, de forma que ele possa se alinhar com a força ambiental predominante

Externo

A estrutura de suportação do turret, construída na extremidade do casco, é um local crítico para falha estrutural pois toda e carga de ancoragem e riser está concentrada ali, com isso, é aplicado em locais com condições de mar calmo a moderado, tem menor número de risers e geralmente é menos custoso. Não é indicado para locais de águas profundas.

Este sistema consiste de uma estrutura fixada na proa ou popa do navio e projetada para fora do casco, de forma a não permitir interferência deste com as linhas de ancoragem.

O turret nessa configuração é fixado em uma estrutura de suporte presente na extremidade do navio ou conectado ao navio por um braço de ligação, como nessa segunda imagem, chamada de yoke.

Interno

Diferentemente do turret externo, o interno apresenta um bom comportamento em situações ambientais severas. Também é mais indicado para águas profundas Pelo fato da estrutura estar inserida diretamente no casco da unidade flutuante, é possível se adequar melhor o projeto de uma estrutura para receber uma grande quantidade de risers, pois é mais robusto.

Desconectável

Alguns FPSOs que operam em regiões com maior probabilidade de grandes furacões, ciclones ou Icebergs, tem um sistema de ancoragem desconectável por bóiaturret(Turret submersível).A boia mantem os risers flutuando na profundidade desejada até que haja a reconexão. O turretdesconectável é mais complexo devido aos mecanismos de desconexão e tem maiores necessidades de manutenção. Necessita de mais tripulantes a bordo, planta de propulsão, casco duplo e outros requerimentos.

Vantagens

- Livre movimento de rotação do navio.

- Suporta uma condição de mar mais adversa como crítica para suspender o offloading

- Aproximação de navio de apoio torna-se mais segurapelo fato de todas as linhas de ancoragem e risers estarem concentradas em um só ponto.

Desvantagens

- O sistema de ancoragem Turret possui uma capacidade menor de comportar risers.

- Componentes mecânicos (estrutura com rolamentos e swivel) muito caros.

- Tecnologia dominada por poucas empresas.

Conclusão

-Pode-se afirmar que o Turret é uma solução eficiente de ancoragem em regiões onde as direções das forças ambientais predominantes tem grande variação ou magnitude.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (62.5 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com