TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Construçao Sustentavel

Por:   •  21/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.453 Palavras (6 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP[pic 1]

BRUNA NATIELLY G. DE JESUS[pic 2]

GABRIELE MORAIS FERNANDES

LEONARDO TAKASHI C. ARAMAKI

MARIANA TRINDADE FONTES

PÂMELA LOURENÇO BARBIM

RODRIGO MOREDA

Métodos de classificação de construção sustentável

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO-SP

NOVEMBRO/2015

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP[pic 3]

BRUNA NATIELLY G. DE JESUS[pic 4]

GABRIELE MORAIS FERNANDES

LEONARDO TAKASHI C. ARAMAKI

MARIANA TRINDADE FONTES

PÂMELA LOURENÇO BARBIM

RODRIGO MOREDA

Métodos de classificação de construção sustentável

Relatório de pesquisa apresentado à disciplina de métodos de pesquisa.

Professora: Ma. Kethi Squecola

SÃO JOSE DO RIO PRETO– SP

NOVEMBRO/2015

SUMÁRIO

1. RESUMO        4

2. MÉTODOS ESTUDADOS        4

    2.1. Breeam..............................................................................................................4

    2.2. Leed..................................................................................................................5

    2.3. Aqua................................................................................................................. 5 

3. CONCLUSÃO        6

4. FIGURAS        8

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS         13

ANEXOS

1. RESUMO

A década de 90 ficou marcada na construção civil pelas primeiras metodologias voltadas ao auxílio à elaboração de projetos com alta qualidade ambiental. Entre os métodos propostos tem destaque o método inglês BREEAM (UK), o sistema francês, HQE e o LEED norte-americano. O Brasil só recentemente deu seus primeiros passos rumo à construção sustentável. Entre as metodologias para o projeto sustentável que chegaram aqui, a francesa (HQE) foi adaptada, resultando na certificação Aqua.

O presente trabalho teve como objetivo estudar e comparar os métodos de classificação de construção sustentável estrangeiros e no Brasil. Como principais aspectos a serem considerados no atendimento aos objetivos ambientais estão:

- O estabelecimento de metas para o desempenho ambiental das edificações

- As mudanças nas práticas de gestão do processo de projeto e construção

- A implantação de uma nova cultura dentro do setor da construção civil, onde todos passariam a valorizar os recursos naturais (água, ar, terra) e as possibilidades de reciclagem e reuso dos materiais.

Os principais resultados encontrados foram: (1) não é possível realizar uma ampla comparação entre os métodos, já que eles são parecidos e de certa forma diferentes em seus conceitos; (2) nos países citados a elaboração desses métodos ocorrem com mais força se comparado ao Brasil, que só agora começou a implantar medidas sustentáveis para as construções.

2. MÉTODOS ESTUDADOS:

2.1 BREEAM - Building Research Establishment Environmental Assessment

O BREEAM foi a primeira metodologia de avaliação e certificação da construção sustentável, que apareceu na década de 1990, tendo desde aí sido alvo de constantes melhoramentos que têm potenciado um ajustamento mais fino ao mercado (Ding, 2008). Define o padrão para as melhores práticas do projeto para produção da edificação sustentável a partir da atribuição de créditos, em dez categorias, conforme o desempenho alcançado pela proposta. A maioria dos requisitos é negociável, o que significa que é permitido à equipe de projeto escolher a quais requisitos vão atender, de forma a obter a pontuação necessária à certificação (BREEAM..., 2010).

2.2 LEED - Leadership in Energy and Environmental Design

O sistema LEED é a ferramenta de avaliação da sustentabilidade na construção existente nos EUA, mas é utilizada em muitos outros países (LEED, 2012).  Compreende um conjunto de sete subsistemas, aplicáveis a diferentes tipos de construções, havendo um conjunto de 10 categorias, as quais se compõem de pré-requisitos obrigatórios e de um conjunto de critérios, cada um com um número máximo de pontos atribuível (USGBC, 2011). Contudo, o processo de obtenção do valor global de sustentabilidade é muito mais simples, já que o valor máximo é calculado diretamente através da soma de todos os pontos obtidos em todos os critérios. Tem como objetivos melhorar o bem-estar dos ocupantes, aumentar o desempenho ambiental e o retorno econômico dos edifícios, e adotar práticas estabelecidas e inovadoras.

Para obter a certificação LEED o candidato deve satisfazer a todos os pré- requisitos e obter um número mínimo de pontos. Tendo cumprido os pré-requisitos básicos do programa, os projetos-candidatos são, então, classificados de acordo com o atendimento aos requisitos, dentro do sistema de classificação, existindo quatro níveis possíveis para a certificação (SALGADO; LEMOS, 2005).

2.3 AQUA – Alta Qualidade Ambiental

O processo AQUA é uma certificação internacional da construção sustentável desenvolvido a partir da certificação francesa Démarche HQE (Haute Qualité Environmentale) e aplicado no Brasil exclusivamente pela Fundação Vanzolini.  Desde seu lançamento em 2008 o Processo AQUA propõe um novo olhar para sustentabilidade nas construções brasileiras. Seus referenciais técnicos foram desenvolvidos considerando a cultura, o clima, as normas técnicas e a regulamentação presentes no Brasil, mas buscando sempre uma melhoria contínua de seus desempenhos. Os alvos ambientais são agrupados em quatro categorias:

  1. ecocontrução;
  2. ecogestão: incluindo a gestão da energia, da água, dos rejeitos da obra, assistência técnica e manutenção);
  3.  conforto (térmico, acústico, visual);
  4.  saúde (qualidade do ar e da água).

Para o empreendedor

Comprovar a Alta Qualidade Ambiental das suas construções, diferenciar seu portfólio no mercado, aumentar a velocidade de vendas ou locação, manter o valor do seu patrimônio ao longo do tempo, associar a imagem da empresa à Alta Qualidade Ambiental, melhorar o relacionamento com órgãos ambientais e comunidades, entre outros.

Para o usuário

Economia direta no consumo de água e de energia elétrica, menores despesas condominiais gerais –água, energia, limpeza, conservação e manutenção, melhores condições de conforto e saúde, maior valor patrimonial ao longo do tempo, consciência de sua contribuição para o desenvolvimento sustentável e a sobrevivência no planeta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (224.6 Kb)   docx (66.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com