TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO COMPARATIVO DOS CUSTOS DE UTILIZAÇÃO DAS LÂMPADAS INCANDESCENTE, FLUORESCENTE E LED

Por:   •  2/6/2018  •  Artigo  •  7.002 Palavras (29 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 29

ESTUDO COMPARATIVO DOS CUSTOS DE UTILIZAÇÃO DAS LÂMPADAS INCANDESCENTE, FLUORESCENTE E LED

COMPARATIVE STUDY OF THE COSTS OF USING THE INCANDESCENT, FLUORESCENT AND LED LAMPS

BISPO, Carlos Roberto Oliveira [1]

 BUSATO, Lucas Eiriz Carvalho [2]

FACURY, Marco Antônio Rocha [3]

RESUMO

O presente trabalho exibe os conceitos luminotécnicos, os diferentes tipos de lâmpadas e as exigências dos projetos elétricos residenciais. Realiza o estudo comparativo das lâmpadas incandescente, fluorescente e LED baseado nos dados fornecidos pelos seus fabricantes, a fim de demonstrar a viabilidade econômica da LED sobre as demais. Foi utilizado como auxílio para comparação um projeto elétrico residencial com ênfase nos pontos de iluminação. A lâmpada LED demonstrou ser eficiente e sustentável, porém seu custo no mercado ainda é bastante elevado em relação às outras. O estudo aponta que o retorno do investimento feito na substituição das lâmpadas convencionais pela de LED será observado em aproximadamente 3 anos.

Palavras-chave: Conceitos luminotécnicos; Estudo comparativo das lâmpadas incandescente, fluorescente e LED; Viabilidade econômica.

ABSTRACT

The present work exhibits the lighting concepts, the different types of lamps and the demands of residential electric designs. It performs the study of the incandescent, fluorescent and LED lamps based on the data provided by its manufacturers in order to demonstrate the economic viability of the LED on the others. It was used as aid for comparing a residential electrical project with emphasis on lighting points. The LED lamp has demonstrated to be efficient and sustainable, but its cost in the market is still fairly high compared to others. The study points out that the return of the investment made in the substitution of conventional lamps by the LED will be observed in approximately 3 years.

Keywords: Lighting concepts; study comparative of the incandescent, fluorescent and LED lamps; Economic viability.

  1. INTRODUÇÃO

Atualmente a sustentabilidade tem sido um fator de grande preocupação entre a população, e com o intuito de mudar este cenário as novas tecnologias precisam ser desenvolvidas buscando, cada vez mais, o equilíbrio da sociedade com o desenvolvimento sustentável, se valendo das fontes a serem utilizadas, seus recursos naturais e os impactos gerados.

Nota-se que o consumo de energia elétrica tem aumentado na mesma proporção que o crescimento demográfico e o poder aquisitivo populacional. Tais fatores somados à escassez dos recursos hídricos, principal fonte de energia do Brasil, conferiram na crise energética atual sendo assim, é de suma importância racionalizar e utilizar tecnologias mais eficientes para tentar mudar esta realidade (FINKLER et al., 2016).

A economia na iluminação representa importante papel para a redução do consumo energético no país, visto que cerca de 20% da conta de energia elétrica nas residências correspondem ao seu uso (CLAMPER, 2017).

Neste aspecto a lâmpada LED apresenta consumo de energia relativamente baixo quando comparado com as lâmpadas que utilizam tecnologias de iluminação por filamento de incandescência ou de recursos de descarga de gases, fazendo com que as antigas tecnologias percam espaço no mercado para produtos de maior eficiência energética.

Um circuito utilizando somente a tecnologia da LED pode apresentar economia energética de até 90% se comparado à lâmpada incandescente, em virtude de grande parte da energia pela lâmpada de LED ser convertida somente em luz e não em calor, permitindo também economia na refrigeração do local, além de iluminá-lo com eficiência, ausência de raios ultravioletas e proporcionar maior índice de reprodução das cores.

Este artigo tem como base de sustentação acerca da economia um estudo comparativo com o auxílio de um projeto elétrico residencial com toda iluminação utilizando as lâmpadas incandescentes, posteriormente fluorescentes e por fim LEDs. Ao final será apresentado o custo inicial da aplicação dos três tipos de lâmpadas e o resultado obtido ao longo dos anos.

  1. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
  1.  Luminotécnica

Para determinar o tipo de iluminação em recintos convencionais é necessária a elaboração de um estudo baseado nos conhecimentos básicos de luminotécnica, levando em consideração aspectos como tipo de lâmpada, potência, cor, fluxo luminoso, intensidade luminosa, iluminância e luminância (NISKIER e MACINTYRE, 2013).  

É possível ter uma série de benefícios ao utilizar a iluminação de forma racional, entre eles estão a proteção à vista e influências sobre o sistema nervoso vegetativo que comanda o metabolismo e as funções do corpo, fazendo com que haja uma elevação no rendimento do trabalho, além de acarretar na diminuição de erros e acidentes, contribuindo assim para o conforto, bem-estar e segurança (CAVALIN e CERVELIN, 2011).

  1.  Conceitos luminotécnicos

  1. Luz

A luz é uma forma de energia radiante que impressiona os olhos e permite ver. O olho humano pode enxergar faixas de radiações compreendidas entre 380 e 780 nanômetros, correspondendo o menor valor ao limite dos raios ultravioletas e o maior ao limite dos raios infravermelhos (NISKIER E MACINTYRE, 2013) (Figura 1).

A sensibilidade visual para a luz varia não só de acordo com o comprimento de onda de radiação, mas também com a luminosidade. Para o olho humano, quando há pouca luz a cor azul e violeta tendem a gerar maior intensidade de sensação luminosa devido a apresentarem menor comprimento de onda; já para as cores laranja e vermelho, são ao contrário, uma vez que apresentam radiações de maior comprimento (OSRAM, 2007).

Figura 1 – Espectro eletromagnético

[pic 1]

Fonte: (SILVA, 2012)

  1. Cor

Para Guerrini (2014) o conceito de cor está intimamente ligado à composição espectral que ilumina o objeto, ou seja, as cores dos objetos são resultado da iluminação incidente sobre eles, podendo esta mudar ao longo do dia, pois a impressão que se tem de uma cor na luz do sol de meio dia é diferente da percebida no crepúsculo (Figura 2); o mesmo ocorre com as fontes artificiais. Sendo o padrão para objetos iluminados a iluminação sob a luz do Sol, considerada branca, cuja temperatura de cor é de 5800k.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.9 Kb)   pdf (922.1 Kb)   docx (861.5 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com