TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esquadrias

Monografias: Esquadrias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  956 Palavras (4 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 4

Esquadrias

As esquadrias são utilizadas na construção civil como elemento de fechamento de vãos, principalmente através das janelas, portas persianas e venezianas. Estes componentes da edificação asseguram a proteção quando a penetração de intrusos, da luz natural e da água. Com a sua evolução, as esquadrias deixaram apenas de proteger e adquiriram também o lugar de decoração de fachadas.

As esquadrias devem atender as especificações e detalhes estabelecidos em normas técnicas, as exigências do usuário, adequadas à composição arquitetônica quanto a sua utilização, dimensão, forma, textura, cor e desempenho.

Considerando as questões de desempenho (ABCIC, 1991), as esquadrias devem possuir condições principais de:

a) estanqueidade ao ar: característica de proteção dos ambientes interiores da edificação, contra infiltrações de ar que possam causar prejuízo ao conforto do usuário e/ ou gastos adicionais de energia a climatização do ambiente, tanto no calor como no frio;

b) estanqueidade à água: característica de proteção dos ambientes interiores da edificação, contra infiltrações de água provenientes de chuvas, acompanhadas ou não de ventos;

c) resistência a cargas: característica em suportar pressões de vento estabelecidas nas normas técnicas e que têm de ser compatibilizadas pelo projetista, segundo o seu local de uso;

d) resistência à operação de manuseio: característica em suportar os esforços provenientes de operações e manuseio prescrita nas normas;

e) comportamento acústico: característica em atenuar, quando fechadas, os sons provenientes de ambientes externos, compatibilizado com as condições de uso e as normas técnicas.

Tipos de esquadrias

São vários os tipos de materiais utilizados para a composição de esquadrias, tais como: madeira, ferro, alumínio e PVC.

Esquadrias de Madeira

A madeira representa o primeiro tipo de material utilizado como componente para a fabricação das esquadrias, sendo, portanto, frequente nas edificações antigas.

Com o decorrer do tempo e o surgimento de materiais alternativos, a madeira perdeu parcela significativa de mercado, o que vem sendo retomado atualmente devido à evolução no seu processo de produção, possibilitando a disponibilidade de grande variedade de modelos com desempenho compatível com as exigências do mercado.

Algumas das madeiras normalmente utilizadas são a imbuia, o mogno, o angico, a jatobá, entre outras.

Normalmente, as esquadrias de madeira são entregues na obra já montadas, com travamentos de proteção entre as folhas e fechos, devendo ser chumbadas às alvenarias por meio de pregos ou grapas, ou ainda fixados em contramarcos previamente colocados na parede.

Dentre as vantagens relacionadas com este tipo de esquadria em relação às demais pode-se citar o custo mais acessível, facilidade de execução e de montagem, e como desvantagens encontra-se a durabilidade e a segurança.

Esquadrias metálicas

Os componentes metálicos também representam uma tecnologia antiga para a fabricação de esquadrias, advinda desde meados do século 19, quando se utilizavam perfis de ferro laminado preparados e ajustados em pequenas serralharias (ABCIC, 1991).

As esquadrias metálicas atualmente utilizadas para a confecção de esquadrias são de aço, mineral constituído essencialmente de ferro e carbono, com pequenas quantidades de manganês, fósforo, enxofre ou silício.

Para reduzir a possibilidade de ocorrência de corrosão, as ligas são compostas também com cobre, e as esquadrias podem receber ainda revestimento superficial com camada microscópica de zinco (aço galvanizado), que atua como barreira de isolamento e como cátodo de sacrifício, ou seja, oxida-se em lugar do aço.

As esquadrias metálicas são também entregues na obra prontas para o assentamento, devendo-se ter muito cuidado no tocante ao contato dos perfis com argamassa, a qual deve ser removida preferencialmente sem o auxílio de espátulas ou lixas grossas que possam danificar a proteção superficial.

Este

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com