TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HOJE, COMO ESTÃO ESTRUTURADOS OS GRUPOS E RESERVAS INDÍGENAS NO BRASIL

Por:   •  3/10/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.137 Palavras (13 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ

EVANDRO DE ASSIS GONÇALVES

FLÁVIO LUAN FREITAS DE SOUZA

MELLANIE MARIE STURIÃO

                                        

HOJE, COMO ESTÃO ESTRUTURADOS OS GRUPOS E RESERVAS INDÍGENAS NO BRASIL

CURITIBA

2018

EVANDRO DE ASSIS GONÇALVES

FLÁVIO LUAN FREITAS DE SOUZA

MELANNIE MARIE STURIÃO

HOJE, COMO ESTÃO ESTRUTURADOS OS GRUPOS E RESERVAS INDÍGENAS NO BRASIL

Trabalho apresentado no curso de engenharia de produção, da universidade Tuiuti do Paraná, como requisito avaliativo do 1° bimestre da disciplina de projeto interdisciplinar IV – análise de impacto social.

Professora: Ângela Zatti

CURITIBA

2018

RESUMO

Trata sobre como estão estruturados os grupos e reservas indígenas nos dias atuais no Brasil. O objetivo é entender como eles vivem, se existem dificuldades para a sobrevivência e mantimento destas pessoas e a partir desta análise o leitor possa se adentrar no conhecimento desta cultura que há muitos anos situa-se no país mas que com o passar dos tempos pode estar comprometida conforme as dificuldades como preconceito, violência e demais fatores irão surgindo em seus integrantes, mais especificamente, se tratando deste caso, os índios. Para desenvolver este trabalho, foram realizadas pesquisas nas fontes como artigos que tratam sobre este assunto, consequentemente buscando outros arquivos que focam em cada problema apresentado, o motivo o qual levou e está levando a situação a se agravar cada vez mais, ou então os porquês de ainda não terem sido resolvidos e solucionados. As conclusões e resultados mostram que devido à ambição cada vez maior do governo e empresários, os índios constantemente estão sujeito a perder o que têm por direito, como exemplo e principalmente sua terras, causando muita luta por parte dos índios para não ceder suas propriedades e violência por parte daqueles que estão interessados em querer se apossar do que pertence ao povo indígena, além deste problema, também podem ser incluídos os sociais como o alcoolismo, suicídio e desnutrição que crescem cada vez mais no meio dos índios, sendo algo difícil de ser combatido em meio a tantos problemas os quais se encontram neste grupo.  

Palavras-chave: Alcoolismo. Indígenas. Suicídio.

LISTA DE SIGLAS

CPI               Comissão Parlamentar de Inquérito

FUNAI        Fundação Nacional do Índio

FUNASA       Fundação Nacional de Saúde

IBGE                Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

ONU                 Organização das Nações Unidas

 

SUMÁRIO

1  INTRODUÇÃO........................................................................................................5

2  COMO VIVEM OS ÍNDIOS HOJE NO BRASIL......................................................6

3 CONSTRUÇÃO DE USINAS HIDRELÉTRICAS……..............................................7

3.1 CONSTRUÇÃO DA USINA BELO MONTE..........................................................7

3.2 USINA DO RIO TAPAJÓS....................................................................................8

4  PROBLEMAS ATUAIS.........................................................................................10

4.1 ALCOOLISMO.....................................................................................................10

4.2 SUICÍDIO.............................................................................................................11

4.3 DESNUTRIÇÃO...................................................................................................12

6  CONCLUSÃO........................................................................................................13

REFERÊNCIAS..........................................................................................................14

1 INTRODUÇÃO

O povo indígena, muito conhecido por ser o primórdio no Brasil, pois já habitava no país antes da chegada dos exploradores europeus, ainda pode ser presenciado em diversas regiões, porém, em um número reduzido em relação à população que ocupava o território, isto, devido a diversos fatores que foram ocasionando cada vez mais a dificuldade pela sobrevivência dos mesmos, problemas que foram se agravando ao passar dos anos que privaram o índio do que ele tinha por direito, como as terras habitadas. Este trabalho mencionará as questões que estão levando a redução deste povo e os diversos problemas causados, atrelados aos índios, ou seja, como hoje tudo isto está estruturado no Brasil.      

2 COMO VIVEM OS ÍNDIOS HOJE NO BRASIL

Conforme Pensamento Verde (2014) havia entre um e dez milhões de índios no Brasil no ano de 1500, época em que ocorreu o descobrimento por parte dos europeus, percebe-se que é bastante impreciso o número real da população indígena neste período, mas o que se pode afirmar com bastante precisão é a dizimação deste povo devido à violência e escravidão por parte dos colonizadores, além das doenças que aos índios levava sérios danos, inclusive a morte, enquanto os portugueses podiam facilmente tratar e curar.    

Hoje, os índios lutam pelos direitos que possuem referente aos seus territórios e também por uma condição digna de vida. Em abril de 2013 foi divulgado o resultado que segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010 foi feito o censo que apontou a presença de 900 mil índios no país, que se dividem em aproximadamente 518 mil em territórios indígenas, 300 mil em zona urbana e pouco mais de 80 mil em zona rural (PENSAMENTO VERDE, 2014).

Ainda, segundo Pensamento Verde (2014), a população indígena se encontra em maioria nas regiões do Amazonas e Mato Grosso do Sul, apesar de também estarem distribuídas por várias regiões do país, como por exemplo: São Paulo, que conta com uma reserva indígena, sendo a única em perímetro urbano no mundo. Toda esta população, segundo dados do IBGE, está divida em 305 grupos distintos e 274 línguas diferentes, mas apesar de aparentemente inúmeras, correm o constante risco de ameaça, ficando a encargo da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) o dever de superar os desafios, pois é o órgão governamental responsável exclusivamente em proteger o povo indígena.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)   pdf (180.5 Kb)   docx (725.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com