TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INSTALACAO COLECTIVA

Artigo: INSTALACAO COLECTIVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  1.960 Palavras (8 Páginas)  •  628 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

Nesse trabalho iremos falar sobre o quadro de serviços comuns, que é um quadro eléctrico onde se encontra os aparelhos de contagem, de proteção e de corte dos diferentes circuitos eléctricos que se encontram nas zonas de serviços comuns (partes do edifício onde todos os moradores usufruem dessas instalações eléctricas, como iluminação de escadas, as tomadas, elevadores, etc).

A seguir iremos falar sobre o quadro electrico, a diferença entre um quadro monofásico e trifásico, a sua simbologia, a sua função, como deve ser organizado, os tipos, as funções das diversas aparelhagens que lá estao inseridos, a proteção diferencial, esquema de um quadro eléctrico, a contagem da energia eléctrica, e a diferencça entre terra de proteção e terra de serviço.

Quadro de serviços comuns do edifício

O quadro de serviços comuns é um quadro que alimenta todas as instalações eléctricas das zonas de serviços comuns, ou seja, todos os circuitos eléctricos de utilizaçao comum estão contidos nele.

Como exemplos de zonas de serviços comuns ou instalações das zonas de serviços comuns temos: elevador, iluminação de escadas, tomadas, campainhas, ventilação mecânica, garangens colectivas, portas electricas, bomba de água.

Os serviços comuns de uma instalção colectiva são aqueles em que todos os moradores do edifício usufruem deles.

Na figura acima temos o esquema de um quadro de serviços comuns. Como podemos ver esse quadro é alimentado pelo quadro de colunas. A contagem da energia elétrica consumida pelas estas instalações é feita com um próprio contador trifásico.

Depois de ter passado na contagem, a alimentação passa por um disjuntor de proteção diferencial trifásico ou tetrapolar. Antes de alimentar os circuitos das instalações elétricas de uso comum, esta é protegida por um corta-circuito fusível, e só depois irá alimentar os diferentes disjuntores de cada circuito, dimensionadas de acordo com as aparelhagens a utilizar.

Quadro elétrico

O quadro eléctrico é um equipamento dentro das instalações eléctricas que alberga, para além do corte geral da respectiva instalação, todos os órgãos de corte protecção e comando dos diversos circuitos que se desenvolvem a partir do mesmo.

O quadro eléctrico é pois de um equipamento de máxima importância, sendo considerado na forma simplistica como o “coração” da instalação eléctrica”, aonde se encontra inserido.

Normalmente os quadros eléctricos estão localizados dentro do recinto servido pela instalação eléctrica, situado se possível num local técnico referenciado na entrada da zona que lhe corresponde.

A diferença que podemos encontrar entre um quadro trifásico e monofásico é que um quadro trifásico é aquele que é alimentado por um sistema trifásico (três fases, um neutro e terra), geralmente utilizado em instalações que requerem muita potência, como por exemplo nas instalações colectivas, nas fábricas, escolas, ou até mesmo em residências que requerem elevada potência. Os aparelhos neles contidos (disjuntor diferencial, interruptores diferencais, seccionadores, fusiveis) são do tipo trifásico ou tetrapolar, enquanto que o quadro monofásico é aquele que é alimentado por um sistema monofásico (uma fase, um neutro e terra), encontrado geralmente em pequenas instalações, que requerem pouca potência. Os aparelhos nele contidos são do tipo bipolar, ou monofásico, como por exemplo disjuntores bipolares.

Exemplo de um quadro electrico

Simbologia do quadro electrico e dos diferentes disjuntores

Organização do quadro electrico

Para que tenhamos uma boa organização do quadro eléctrico é preciso respeitar algumas normas e requisitos tais como: os dispositivos de protecção devem ser devidamente identficados e organizados, temos que utilizar os barramentos para as fases, neutro e terra, temos de identificar as fases e os circuitos, temos de distribuir os cabos dentro do quadro de forma que não atrapalhe na hora de manuntenção, e tambem não dificulte a visualização dos diversos aparelhos e as suas devidas identificações.

Tipos de quadros eléctricos

Existem diferentes tipos de quadros electricos, e cada tipo se enquadra de acordo com o tipo de instalação electrica, ou de acordo com a necessidade de cada instalação electrica.

Abaixo temos alguns tipos de quadros electricos:

-Quadro eléctrico de potência de entrada (quadros de coluna, e quadros gerais);

-Quadro de distribuição ( de zona e/ou piso);

-Quadro de força motriz (quadros de automação e comando);

-Quadro eléctrico de habitação;

-Quadro de inversão (Rede/Grupo);

-Quadro de segurança.

Quadro de coluna

Quadro alimentado, em trifásico, diretamente por um ramal ou por intermédio de um troço comum (da instalação coletiva) e destinado a alimentar colunas e entradas.

O Quadro de colunas é constituído por:

-Caixas de proteção das saídas;

-Caixa de barramentos;

-Caixa de corte geral.

Quadro de distribuição (de zona e/piso)

Um quadro de distribuição é um equipamento elétrico destinado a receber energia elétrica de uma ou mais fontes de alimentação e distribui-las a um ou mais circuitos. Destinado a abrigar um ou mais dispositivos de proteção e/ou manobra e a conexão de condutores elétricos interligados a eles, a fim de distribuir a energia elétrica aos diversos circuitos.

Por exemplo numa instalação colectiva, em cada piso temos uma caixa de coluna que são alimentadas pelo quadro de colunas, e atraves dessa caixa de coluna irá se fazer a distribuição da energia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com