TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTEGRAÇÃO COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS

Por:   •  19/6/2018  •  Artigo  •  1.953 Palavras (8 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 8

INTEGRAÇÃO COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS: Do planejamento a conclusão da obra

Henrique Ferreira Caponi

Instituto Federal do Tocantins- IFTO

caponi87@gmail.com

.

 

RESUMO

O artigo tem como principal objetivo apresentar a importância compatibilização de projetos na construção civil. Como ferramenta fundamental no processo de desenvolvimentos de projetos, eliminando e detectando problemas ainda na fase de concepção mostrando o que a falta desses fatores podem acarretar em uma obra, e os benefícios que os mesmos trazem para o setor construtivo. Empresas poderão solucionar os problemas que ocorrem em suas construções através da compatibilização. A pesquisa bibliográfica aprofundada nesse tema vem apresentando também as tecnologias presentes no mercado de trabalho, como elas podem ajudar na integração entre os projetos, e as dificuldades enfrentadas pra introduzi-las, principalmente no Brasil.

Palavras-chave: Compatibilização, projetos, construção civil.

ABSTRACT

The main objective of this article is to present the importance of the compatibility of projects in civil construction. As a fundamental tool in the process of project development, eliminating and detecting problems still in the design phase, showing what the lack of these factors may entail in a work, and the benefits they bring to the construction sector. Companies will be able to solve the problems that occur in their constructions through the compatibilization. The in-depth bibliographic research on this topic has also presented the technologies present in the labor market, how they can help in the integration between the projects, and the difficulties faced to introduce them, mainly in Brazil.

Keywords: Compatibility, projects, civil construction.

INTRODUÇÃO

O Brasil, nos últimos anos, vem passando por uma acelerada transformação no setor da construção civil. Com o constante aumento na demanda de novas habitações e infraestrutura, resultado de politicas de expansão e crédito, o setor cresce com taxas acima do PIB do país. Crescimento este, que impulsiona todo o desenvolvimento da cadeia de construção civil, com o surgimentos de novas tecnologias, matérias e equipamentos , o que reflete diretamente nos processos de produção. Tal movimento gera mudanças, sejam aspectos tecnológicos, culturais ou mercadológicos, influenciando diretamente na concepção dos projetos, os quais, devem ser cada vez mais inovadores, adequando-se ás necessidades exigidas atualmente, visando eficiência e produtividade.

No Brasil, a construção civil, há um déficit na etapa de desenvolvimento de projetos, principalmente pela falta de compatibilização e integração dos mesmos.

Segundo Picchi (1993), a compatibilização de projetos compreende a atividade de sobrepor os vários projetos e identificar as interferências, bem como programar reuniões, entre os diversos projetistas e a coordenação, com o objetivo de resolver interferências que tenham sido detectadas. Portanto a compatibilização de projetos tem a função de integrar os mesmos, visando otimizar o custo, tempo e qualidade da obra.

O conceito de perdas na construção civil é, com frequência, associado unicamente aos desperdícios de materiais. Porém, as perdas vão além desse conceito, e são entendidas como toda e qualquer ineficiência que se resulta no uso de equipamentos, mão de obra, materiais em quantidades superiores as necessárias á produção de edificação. A perdas, nesse caso, englobam tanto execução de tarefas desnecessárias, quanto o desperdício de matérias que venham gerar custos adicionais sem a agregação de valor. Um processo de baixa qualidade, que gera um elevação de custos, e, consequentemente, um produto final deficiente provocados por processos de poderiam ser evitados com um analise de qualidade na elaboração de projetos, acompanhados de uma compatibilização adequada.  

A construção de qualquer edificação exige uma série de projetos. A comunicação também aparece como fator importante na compatibilização de projetos, principalmente a relação engenheiro-arquiteto. . Em grande parte, estes são feitos separadamente, o que aumenta as chances de conflito se o problema for identificado apenas durante a obra. Exigindo alterações de última hora ou até a quebra de estruturas já construídas para adaptação. Surgindo assim a necessidade solucionar interferências preferencialmente anteriores a execução da obra.

Esse é o papel da compatibilização, sendo que ela permite a integração das soluções adotadas para os diversos subsistemas. Segundo Melhado (1994) é um “investimento cujos retornos se darão na maior eficiência de sua produção e na maior qualidade dos produtos gerados”, e como a falta dessas atividades influenciam diretamente na obra. A compatibilização dos projetos de um edifício tem por função principal a integração das soluções adotadas nos mais diversos projetos, assim como nas especificações técnicas para a execução de cada subsistema.

OBJETIVO

Como questão problema, pensamos na parte de execução de uma obra, que é a fase em que os projetos de arquitetura, estrutura, instalações prediais, vedações, esquadrias, etc., juntam-se para formar apenas uma obra coesa. Mas se a fase de planejamento não ocorrer de forma satisfatória é possível que ocorram interferências entre os projetos. Sabendo disso, como a compatibilidade de projetos interfere no planejamento e execução da obra?

A compatibilização consiste em sobrepor da melhor forma possível todos os projetos antes do início da construção, evitando o retrabalho. A compatibilização de  projetos requer investimentos, em contra partida, gera diminuição de despesas na obra. Horostecki (2014) salienta que “compatibilizar projetos requer investimentos que podem representar de 1% a 1,5% do custo da obra, mas gera diminuição de despesas que varia de 5% a 10% desse mesmo custo”. Além de reduzir o tempo gasto no canteiro de obras, os ganhos são garantidos pela redução do desperdício e eliminação do retrabalho. Para Franco e Agopyan (1993), é durante a elaboração do projeto que são tomadas as decisões que trazem maior repercussão nos custos, velocidade e qualidade dos empreendimentos.

 Tendo essas informações em vista, a intenção dessa  pesquisa foi compreender como funciona a etapa de compatibilização ,como forma de entendimento  dos benefícios alcançados ao se utilizar processos de compatibilidade. Esta pesquisa contribuirá com informações para o ramo da construção civil. Dessa forma, outros poderão solucionar os problemas que ocorrem em suas construções através da compatibilização, onde saberão a importância e as vantagens de uma compatibilização bem feita.

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (246.2 Kb)   docx (354.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com