TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LISTA DE SÍMBOLOS E ABREVIATURAS

Por:   •  22/8/2016  •  Bibliografia  •  1.954 Palavras (8 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 8

LISTA DE SÍMBOLOS E ABREVIATURAS

β – beta

CCD – cromatografia em camada delgada

cm – centímetros

g – gramas

mL – mililitro

Rf – fator de retenção


RESUMO EM PORTUGUÊS

        O espinafre (Spinacea oleracea L.) é um vegetal de coloração verde escuro e possui pigmentos como clorofila a, clorofila b, xantina e β-caroteno. Os dois primeiros possuem coloração verde e os dois últimos são amarelo-avermelhados. Nosso objetivo era separar e identificar esses pigmentos. Utilizamos para isso métodos de separação (filtração a vácuo, centrifugação e cromatografia), através dos quais conseguimos visualizar diferentes pigmentos. O resultado do trabalho não foi como esperávamos, mas mostrou que o mesmo até mesmo alimentos verdes podem ser fontes de carotenoides.


  1. OBJETIVOS
  1. Objetivo geral

Separar os pigmentos do espinafre através da cromatografia em camada delgada.

  1. Objetivo específico

Através da filtração a vácuo, da centrifugação e da CCD separar e identificar os pigmentos do espinafre: clorofila a, clorofila b, β-caroteno e xantinas.


  1. INTRODUÇÃO
  1. Escolha do Experimento

Extratos de vegetais possuem diversos compostos e misturas, popularmente a coloração dos vegetais é incumbida pela clorofila, realmente ela é o pigmento mais abundante e responsável pela coloração esverdeada das plantas, mas não é o único pigmento presente. O espinafre (Spinacea oleracea L.)[1] possui coloração verde escura, e apesar de possuir clorofila a e clorofila b, ele apresenta outros pigmentos como as xantinas e o ß-caroteno, responsáveis pela coloração amarelo-alaranjada[2]. Este experimento nos da a possibilidade de identificar o ß-caroteno em vegetais de coloração verde, não apenas vermelha ou amarela. Essa substância é importante para o consumo humano, pois auxilia no aumento da imunidade, produção de colágeno, entre outros benefícios [3]. Os diferentes pigmentos do espinafre podem ser separados e identificados através de análises cromatográficas, um método que apresenta bons resultados.

As opções disponíveis para o experimento eram: Síntese da aspirina (Synthesis of Aspirin)[4], que foi descartado, pois apesar de envolver separação, o assunto principal era a síntese de um composto orgânico; a cromatografia gasosa (Quantitative Gas Chromatography) [5] e a determinação de formaldeído na fumaça do cigarro (Determination of Formaldehyde in Cigarette Smoke) [6], nos chamaram muito a atenção porque além de realizar a separar das substâncias, também seria efetuada sua quantificação, mas não pode ser escolhido devido a não permissão da utilização do equipamento. Escolhemos trabalhar com experimento de um método simplificado para extração os pigmentos do espinafre em microescala (A Simplified Method for the Microscale Extraction of Pigments from Spinach) [7], pois envolve uma importante substância para o nosso consumo, e que muitas vezes é lembrado quando se fala em alimentos de coloração avermelhada ou amarela, como a cenoura e a beterraba. A CCD da ênfase para a interação entra as moléculas [8], a qual nos permite separar e identificar os pigmentos presentes na amostra.

 

  1. Separação de Misturas

Componentes de misturas podem ser separados, mas para cada tipo de mistura pode-se utilizar um método. Para uma mistura sólido-liquido pode-se utilizar a filtração e para uma mistura homogênea liquido-liquido pode-se utilizar a destilação.

  1. Cromatografia

A cromatografia é um método de separação de misturas através da interação molecular das substâncias a serem separadas, da fase móvel e da fase estacionária. Essa interação ocorre devido a polaridade das moléculas. A fase estacionária, é a placa em que será aplicada as substâncias que serão separadas, que possui caráter polar, enquanto a fase móvel é uma mistura de solventes de diferentes polaridades, denominada eluente, que será absorvida por capilaridade pela fase estacionária, e arrastará as moléculas do material que se está separando. Deste modo as substâncias polares e apolares percorrem a placa cromatográfica conforme sua interação com as fases. É observada uma mancha relacionada ao deslocamento do composto na placa, quando relacionamos esse deslocamento e o percurso total do eluente obtemos o Rf [8].

  1. Filtração a vácuo

O processo de filtração a vácuo busca acelerar a filtração, através de uma trompa de vácuo. A trompa de vácuo suga o ar do interior do Kitassato, facilitando o escoamento do filtrado.

  1. Centrifugação

A centrifuga é o equipamento que separa misturas do tipo sólido-líquido. A centrifugação é uma maneira de acelerar o processo de decantação, através dos movimentos de rotação, partículas com maior densidade tenderam para o fundo do tubo.  

  1. Pigmentos Vegetais

Os pigmentos vegetais são divididos em clorofila, carotenoides e flavonoides. No espinafre encontramos pigmentos carotenoides e clorofila.

  1. Clorofila

As clorofilas são pigmentos fotossintéticos verdes, localizadas nos cloroplastos. São as principais responsáveis pela captação da radiação solar que será transformada em energia no processo da fotossíntese. [9]

Existem quatro tipos de clorofila, são eles a, b, c e d. No espinafre encontramos o tipo a e b, sendo que a primeira é verde oliva e a segunda é verde esmeralda [10].

As moléculas de clorofila são instáveis e apresentam uma estrutura complexa (figura 1), tendo um magnésio no centro de uma porfirina e vários grupos oxigenados, que tornam essas moléculas polares. Elas diferenciam-se apenas por um radical, sendo que a clorofila b (C55H70MgN4O6) apresenta um grupo funcional aldeído enquanto a clorofila a (C55H72MgN4O5) apresenta um grupo funcional metila. Sendo assim, a clorofila b é um pouco mais polar que a clorofila a [2] [11].

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (213.2 Kb)   docx (194 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com