TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguagem C

Artigo: Linguagem C. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2013  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 2

Linguagem C

Há funções básicas que estão definidas na biblioteca C. As funções printf() e scanf()

por exemplo, permitem respectivamente escrever na tela e ler os dados a partir do

teclado.

Bibliotecas

<stdio.h> Manipulação de entrada/saída.

<stdlib.h> Diversas operações, incluindo conversão, geração de números pseudo-aleatórios, alocação de memória, controle de processo, sinais, busca e ordenação.

#include <stdio.h>

Esta biblioteca é a responsável pela entrada e saída. Standard In/Out, ou seja, Entrada/Saída Padrão. Nela, encontramos funções para estes fins. O que pode ser a leitura do teclado, escrita formatada ou não na tela e operações com arquivos.

Algumas funções dessas bibliotecas:

fprintf, printf, fscanf, scanf, getchar, putc, getc, fopen, fclose...

#include <stdlib.h>

Esta biblioteca é a responsável por conversões de números, alocação na memória e outras tarefas! Com ela podemos:

converter um char em um double

converte um char para long

criar um número randômico

alocar na memoria

realocar na memória

desalocar da memória

execução de comandos do sistema operacional

Respectivamente, as funções citadas são: atof, atol, rand, malloc, realloc, free e system...

Também não podia deixar de citar que ela retorna o valor absoluto de um número inteiro usando abs.

Algumas funções

Irei citar agora algumas funções que sempre serão usadas praticamente, para poder ter aleatoriedade.

Algumas funções que dão muita ajuda, muita mesmo, para aleatoriedade são srand() e rand().

A função srand tem o seguinte protótipo:

void srand ( unsigned int seed );

A utilidade dela é rodar um "sistema aleatório", para o rand() retornar algo novo sempre, caso srand não for declarada, rand vai gerar sempre o mesmo número.

A utilização dela é assim: você declara o tempo de refresh dentro de srand, mais ou menos assim:

srand(time(NULL));

Para usar time() precisa-se declarar a biblioteca time.h. Quando declarada aquele modo, não haveria tempo determinado para srand gerar um novo número.

Agora a função rand() já é para jogar o número aleatório que srand gerou caso ela tenha sido declarada. O protótipo dela é esse:

int rand ( void );

Você

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com