TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista de Exercícios - Ciência e Tecnologia dos Materiais

Por:   •  20/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.167 Palavras (5 Páginas)  •  1.454 Visualizações

Página 1 de 5

Ciência e Tecnologia dos Materiais

Engenharia Civil - Anhanguera Uniderp

1. De acordo com a caracterização físico-química, como as adições minerais podem ser classificadas?

R: As adições minerais, de acordo com sua classificação físico-química, podem ser classificadas em três grandes grupos: materiais pozolânicos, materiais cimentantes e fíler.

2. Como o material pozolânico é definido perante as normas técnicas? Cite exemplos de materiais pozolânicos.

R: O material pozolânico é definido pela NBR 12653 como um material silicoso ou sílico-aluminoso que por sí só possui pouca ou nenhuma propriedade cimentícea, mas quando finamente moído e na presença de umidade, reage quimicamente com o hidróxido de cálcio para formar compostos com propriedades cimentantes. Exemplo: cinza volante, pozolana natural, sílica ativa, cinzas de cascas de arroz, cinzas de bagaço de cana-de-açúcar e metacaulim.

3. Defina material cimentante? Cite exemplos.

R: O material cimentante não necessita do hidróxido de cálcio presente no cimento Portland para formar produtos cimentantes como o C-S-H. No entanto, sua auto-hidratação é normalmente lenta, e a quantidade de produtos cimentantes formados é insuficiente para a aplicação do produto para fins estruturais. Quando como adição ou substituição em cimento Portland, a presença de hidróxido de cálcio e gipsita acelera sua hidratação. Exemplo: escória granulada de alto-forno moída.

4. Defina fíler? Cite exemplos.

R: É uma adição mineral finamente moída sem atividade química, ou seja, sua ação se resume a um efeito físico de empacotamento granular e ação como ponto de nucleação para a hidratação dos grãos de cimento. Exemplo: calcário, pó de quartzo, pó de pedra.

5. O fíler pode reagir quimicamente com o hidróxido de cálcio presente no cimento Portland? Por quê?

R: Não. Porque não existe atividade química na composição do Fíler. Sua ação se resume a uma reação física de empacotamento granular.

6. Descreva como ocorrem os efeitos químicos e físicos da adição mineral. Uma mesma adição mineral pode apresentar estes dois efeitos simultâneos? Caso afirmativo, cite exemplos.

R: Materiais Pozolânicos: Material silicoso ou sílico-aluminoso que em si mesmo possui pouca ou nenhuma propriedade cimentante mas, numa forma finamente dividida e na presença de umidade, reage quimicamente com o hidróxido de cálcio a temperaturas ambientes para formar compostos com propriedades cimentantes. Exemplo: Sílica ativa.

7. Defina atividade pozolânica. Para que serve o índice de atividade pozolânica da adição mineral. Descreva os ensaios utilizados para determinar este índice.

R: A atividade pozolânica de uma adição mineral pode ser determinada por índices de resistência obtidos por meio dos ensaios de atividade pozolânica com o cimento (NBR 5752, ABNT 1992) ou com a cal (NBR 5752, ABNT 1992) ou ainda por meio de métodos químicos – determinação de atividade pozolânica em cimento Portland pozolânico conforme a NBR 5753 (ABNT, 1992). Além das características químicas exigidas para os materiais pozolânicos, conforme consta a NBR 12653 ABNT 1992, especifica valores para dois ensaios que avaliam o potencial pozolânico de uma adição mineral. a) Avaliação da atividade pozolânica com cimento – método físico segundo a NBR 5752 (ABNT, 1992): consiste em moldar corpos-de-prova cilíndricos de dimensões (5x10)cm de argamassa de cimento e areia (argamassa referência) e corpos-de-prova de argamassa em que 35% da massa de cimento é substituída em volume pelo material pozolânico. O índice de atividade pozolânica é definido como sendo a relação, expressa em porcentagem, entre a resistência à compressão média, aos 28 dias, dos corpos-de-prova moldados com material pozolânico e a resistência à compressão média, também aos 28 dias, dos corpos-de-prova moldados com cimento Portland. b) Avaliação da atividade pozolânica com a cal – método físico, segundo a NBR 5752 (ABNT 1992): consiste em moldar e romper à compressão, aos 7 dias, corpos-de-prova cilíndricos de dimensões (5x10)cm de argamassa que deve conter uma parte, em massa, de hidróxido de cálcio, nove partes, em massa, de areia normal, e mais uma quantidade de material pozolânico que corresponda ao dobro do volume do hidróxido de cálcio.

8. A propriedade de hidraulicidade é comumente utilizada para classificar a escória de alto-forno. Qual é a importância desta propriedade?

R: Os módulos de hidraulicidade buscam relacionar a composição química da escória com o poder aglomerante.

9. Quais são as principais adições minerais utilizadas na indústria da construção civil?

R: Bagaça da cana-de-açúcar, sílica ativa, escória de alto forno e cinzas volantes.

10. Cite exemplos de edificações construídas com as adições minerais que você respondeu na questão 9 (não vale citar os mesmos exemplos apresentados no livro CONCRETO: Ensino, Pesquisa e realizações. Faça a pesquisa consultando a internet.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (75.4 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com