TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TOYOTISMO

Por:   •  7/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.599 Palavras (7 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 7

Resumo

Este trabalho é um descritivo que apresenta a busca pela diminuição de custos e aumento da flexibilidade e produtividade das empresas utilizando o modelo Japonês de Administração conhecido com o sistema Toyota de produção, que tem com objetivo a qualidade dos produtos reduzindo estoques e custos.

Abstract

        This work is a descriptive one that presents the search to reduce costs and increase the flexibility and productivity of the companies using the Japanese model of Administration known as the Toyota system of production, which aims the quality of the products reducing inventories and costs.

Palavra Chave

Toyotismo, sistema de gestão Toyota, gestão da produção, técnicas de gestão.

Key - Works

        Toyotism, Toyota management system, production management, management techniques.

Introdução

O Japão é conhecido por se recuperar de crises econômicas, guerras e catástrofes. Um dos grandes feitos japoneses foi estabelecido um equilíbrio na economia do pais após a segunda guerra mundial, para isso utilizaram um sistema de administração que tem como objetivo a qualidade dos produtos reduzindo os estoque e custo.

Com o atual mercado mais competitivo e a expansão mundial, para as empresas se manterem no mercado necessitam que ofereçam um produto ou serviço ao seu cliente com alta qualidade e bons preços, para isso as empresas necessitam otimizar seus processos e procedimentos implantando novas ferramentas para o seu sistema produtivo com o objetivo de conseguirem oferecer uma um alto nível de qualidade e com um baixo custo, produzir com o menor custo, conforme a demanda e um produto de qualidade, na quantidade certa e no momento correto e com a qualidade.

O sistema de produção enxuta, ou sistema de produção Toyota surgiu na Japão na década de 50, quando um executivo implementou um sistema para a redução de custo/desperdícios.

Esse sistema foi conhecido no mundo inteiro pela sua eficiência e pelos benefícios obtidos, com a redução de custos e tempo, e aumento da qualidade. O sistema de produção Toyota trata-se de uma filosófica de trabalho, é necessário que haja mudanças de cultura na organização para que as empresas alcancem os resultados. A empresa com um todo deve ser norteada pelas buscas de melhoria continua através de uma soma de esforços.

Esta filosofia que quando é implantada nas empresas permite aumentar a capacidade de atender os clientes, com produtos de alta qualidade na hora que eles precisarem e com um preço que estão dispostos a pagar, isso tudo devido o menor custo de produção, e com qualidade.

O sistema Toyota de produção, é uma cultura que se adapta bem a esse contexto de competitividade e as novas exigências do consumidor.

        De acordo com o que já foi apresentado até este ponto, percebe-se a importância da aplicação dos conceitos da Produção Enxuta nas organizações por este fato escolheu-se abordar o tema no presente trabalho.

Este trabalho apresentou uma proposta para representação de um modelo teórico para o sistema da Construção Enxuta adaptado do sistema da Produção Enxuta. Foram identificados os pilares e a base do sistema da Construção Enxuta, adaptando seus componentes às peculiaridades do setor da construção de edificações verticais no Brasil.

2. REVISÃO BIBLIOGRAFICA

2.1 Contexto da Produção Enxuta

Segundo LIKER (2006) a Toyota desenvolveu um método de produção em uma e´poca Pós-Segunda Guerra, e estava com condições diferentes dos seus concorrentes. Enquanto seus concorrentes tinha uma produção em massa e com o intuito de produzir muito com baixo custo.

De acordo com Taiichi Ohno (1997) os tempos tinham mudado após, os valores sociais haviam mudado, não era possível vender um produto sem que fosse colocado nos corações dos clientes, cada empresa de um modo diferente.

Segundo Womack e Jones (1998), o pensamento enxuto especifica o valor, alinha os procedimentos que criam com o menor valor e a melhor sequência, realizando-as sem interrupções e toda vez que forem solicitadas com eficaz.

2.2 Pilares do Sistema Toyota de Produção.

Segundo LIKER (2006), existem várias versões diferente dessa figura, mas todas tratam dos mesmos princípios. Começando pelo telhado, temos as metas de alta qualidade, e menor custo. As colunas externas são o just-in-time peça certa, quantidade certa, tempo certo e a autonomação (JIDOKA), a qual significa em sua essência de não programar erros e defeitos. No centro temos os trabalhadores, e na base sendo o alicerce temos os processos.

[pic 1]

Figura 1-1 : Casa do Sistema Toyota de produção ( LINKER, 2006, p.51)

Ainda segundo LIKER (2006), todos os elementos do sistema reforçam uns aos outros. O JIT, tem o intuito de diminuir os estoques que são utilizados para amortecer ou proteger os erros ocasionados na produção. O alicerce da casa deve conter a estabilidade

Na produção enxuta quando se para um equipamento para resolver algum problema isso afeta o sistema inteiro. Com isso, os trabalhadores estão sempre com o pensamento de urgência para que os problemas sejam resolvidos o mais rápido possível e a produção volte a seu ritmo. 

        

2.3 Praticas e Ferramentas.

Serão apresentadas algumas práticas da produção enxuta. Algumas dessas práticas necessitam de condições especificas para serem utilizadas enquanto outras se aplicam a qualquer ambiente.

2.3.1 – Just-time.

Just-in-time significa que, em um processo de montagem, as peças corretas e necessárias para à montagem do equipamento são produzidas no momento correto que são requisitadas e somente na quantidade que será utilizada.

Uma empresa que estabelece a filosofia Just-Time na produção pode chegar a trabalhar com o estoque zero.

Segundo Corrêa e Gianesi (2008), mantendo um estoque escodemos problemas na produção, seja por problemas na qualidade das peças, problemas de manutenção dos equipamentos entre outros. Com a filosofia just-time reduzindo o estoque esses problemas ficam aparentes e podem ser eliminados com esforços e ferramentas da qualidade.

Do ponto de vista do controle da produção, esse é o ideal. Entretanto, um produto que tenha diversos itens de montagem com os carros feitos com milhares de componentes, como o automóvel, o número de processos e componentes envolvidos é enorme. Obviamente, é muito difícil de aplicar o just-time ao plano de produção de todos os processos de forma coordenada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (158.5 Kb)   docx (86 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com