TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FUNDADORES DA QUIMICA DOS COLOIDES

Por:   •  27/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.842 Palavras (16 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE TIRADENTES

ENGENHARIA AMBIENTAL

FERNANDA PEREIRA MARQUES

KAUÊ LUCAS NUNES SANTANA

LARISSA BÁRBARA DE OLIVEIRA ANDRADE

THAUANNY FERREIRA SANTOS MOURA

YAGO ARAÚJO VIEIRA

COLOIDES

ARACAJU

SETEMBRO, 2015

FERNANDA PEREIRA MARQUES

KAUÊ LUCAS NUNES SANTANA

LARISSA BÁRBARA DE OLIVEIRA ANDRADE

THAUANNY FERREIRA SANTOS MOURA

YAGO ARAÚJO VIEIRA

COLOIDES

                                                                             Trabalho acadêmico apresentado como

                             requisito parcial de avaliação da disciplina

               de Físico-Química da turma E03, do curso

                                                                                de Engenharia Ambiental, ministrada pelo

                                                                                 Prof. Giancarlo Richard Salazar Banda.

                                                                           

ARACAJU

SETEMBRO, 2015

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO................................................................................................04
  2. COLOIDES......................................................................................................04

2.1.    FUNDADORES DA QUIMICA DOS COLOIDES............................................05

2.2.    PROPRIEDADES DOS COLOIDES................................................................05

2.3.    CLASSIFICAÇÃO DE PARTÍCULAS DAS DISPERSÕES DOS COLOIDES................................................................................................................07

2.4.     INTERAÇÕES ENTRE PARTÍCULAS COLOIDAIS......................................07

2.5.     SISTEMAS COLOIDAIS................................................................................10

3.        TRATAMENTO DA ÁGUA............................................................................11

4.        IMPORTÂNCIA DOS COLOIDES NOS AMBIENTES NATURAIS E INDUSTRIAIS...........................................................................................................12

5.       DA ÁGUA TURVA, À ÁGUA CLARA: O PAPEL DO COAGULANTE........................................................................................................13

6.      CONCLUSÃO.................................................................................................14

7.       REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.............................................................15

  1. Introdução

Sabemos que existem dois tipos de misturas e que a diferença entre elas é o simples fato de a homogênea apresentar apenas uma única fase, enquanto a heterogênea pode apresentar duas ou mais fases.

-Homogênea: água salgada, ar, apresentam uma única fase. Na água do mar possui além da água, uma quantidade enorme de sais minerais. O ar por sua vez é uma mistura de nitrogênio e oxigênio, tendo um aspecto homogeneizado.

-Heterogênea: água e óleo, granito. Água e óleo como sabemos não se misturam, formando assim duas fases compostas de substâncias diferentes. Já o granito é uma pedra cuja composição é feita por uma mistura heterogênea de quartzo, feldspato e mica, podemos ver isso pela coloração diferenciada de cada pedra.

Dispersão é genericamente uma mistura de duas ou mais substancias, em que as partículas de uma fase (fase dispersa) se encontra distribuída no meio de outra (fase dispersante), pode ser classificada em:

- Soluções: mistura de duas ou mais substâncias, existindo apenas um solvente e podendo haver um ou mais solutos. Possuem partículas dos dispersos menores que 1nm (10-9m), podem ser átomos, íons e moléculas, um exemplo já citado é a água do mar: Solução(m)=soluto(ms)+solvente(msv)

- Dispersões coloidais ou Coloides: é um tipo de mistura em que os componentes não se separam por ação da gravidade, mas que é possível separá-los usando filtros extremamente finos ou centrifugadores potentes. Possuem partículas de dispersos entre 1nm e 1000nm, e podem ser: átomos, íons, moléculas e macromoléculas.

- Suspensão: é uma dispersão na forma de uma mistura heterogênea, em que as dimensões das partículas do meio disperso são superiores a 1µm.

  1. Coloides

Em 1861, o químico escocês Thomas Graham introduziu os termos coloide e diálise em um estudo sobre a difusão da matéria nos estados gasoso e líquido. O termo coloide vem do grego ‘kolas’, que significa cola, que na época era associada às soluções de goma arábica (substancia sem estrutura definida e de natureza viscosa, hoje conhecida como macromolécula). A goma arábica difundia mais lentamente que soluções de sais (cristaloide).

Coloides são misturas heterogêneas de pelo menos duas fases diferentes: fase na forma finamente dividida (sólido, liquido ou gás), denominada fase dispersa + fase continua (sólido, liquido ou gás), denominada meio de dispersão. Pelo menos um dos componentes dessa mistura apresenta uma dimensão no intervalo de 1 a 1000 nanômetros. Macromoléculas são misturas homogêneas que também são consideradas colides, pois, sua dimensão está no intervalo de tamanho coloidal, apresentando assim as propriedades características dos colides. Desde a antiguidade, os povos utilizaram géis de produtos naturais, como alimentos, dispersões de argila para fabricação de utensílios, de cerâmica e dispersões coloidais de pigmentos para decorar as paredes das cavernas.

A higiene pessoal (sabonete, xampu, pasta de dente, espuma ou creme de barbear), maquiagem, cosméticos, leite, café, manteiga, cremes vegetais e geleias de frutas são alguns exemplos de sistemas coloidais presentes no cotidiano. Os colides ainda estão presentes em diversos processos de produção de bens de consumo, incluindo a água potável, os processos de separação nas industrias, de biotecnologia e de ambiente. Também existe de forma muito importante os colides biológicos, tais como o sangue, o humor vítreo e o cristalino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)   pdf (464.1 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com