TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PRINCIPAIS COMPONENTES DA CRISE AMBIENTAL

Por:   •  22/2/2018  •  Resenha  •  3.937 Palavras (16 Páginas)  •  1.750 Visualizações

Página 1 de 16
  1. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS COMPONENTES DA CRISE AMBIENTAL?

A população, a geração de resíduos e os recursos naturais.

  1. COMO A POPULAÇÃO CONTRIBUI PARA O DESEQUILIBRIO AMBIENTAL?

Altas taxas de crescimento populacional, ocorrida após a revolução industrial, em função de inovações tecnológicas que possibilitaram a redução da mortalidade, a redução da natalidade e, consequentemente, aumento da o crescimento populacional. Entretanto, não houve crescimento de recursos.

  1. O QUE É RECURSO NATURAL?

Qualquer insumo que os organismos, população e ecossistema necessitam para sua manutenção.

  1. COMO OS RECURSOS NATURAIS SE RELACIONAM COM A TECNOLOGIA?

Existe um envolvimento entre recursos naturais e tecnologia, uma vez que há a necessidade da existência de processo tecnológicos para utilização de um recurso. Exemplo típico é o magnésio, que até pouco tempo não era recurso natural e passou a sê-lo quando se descobriu como utilizá-lo na confecção de ligas metálicas de aviões. 

  1. COMO OS RECURSOS NATURAIS SE RELACIONAM COM A ECONOMIA?

Recursos naturais e economia interagem de modo bastante evidente, uma vez que algo é recurso na medida em que sua exploração é economicamente viável. Exemplo dessa situação é o álcool, que, antes da crise do petróleo de 1973, apresentava custos de produção extremamente elevados ante os custos de exploração do petróleo. Hoje, no Brasil, apesar da diminuição do Proálcool, o álcool ainda pode ser considerado um importante combustível para automóveis e um recurso natural estratégico e de alta significância, por causa de sua possibilidade de renovação e consequente disponibilidade. Sua utilização efetiva depende de análises políticas e econômicas que poderão ser revistas sempre que necessário.

  1. COMO OS RECURSOS NATURAIS SE RELACIONAM COM O MEIO AMBIENTE?

Através da exploração, processamento e utilização visto que, estes, não devem causar danos ao meio ambiente.

  1. COMO SÃO CLASSIFICADOS OS RECURSOS NATURAIS?

‘Os recursos podem ser Renováveis (vegetação, água) , Não renováveis (petróleo, ferro)  e Inesgotáveis (sol, vento)

  1. O QUE SÃO RECURSOS RENOVAVEIS?

São recursos que sempre estão disponíveis, pois conseguem se renovar através dos ciclos biogeoquímicos. Estes recursos, se não forem utilizados da forma correta podem se tornar não renováveis.

  1. O QUE SÃO RECURSOS NÃO RENOVAVEIS?

São aqueles que de maneira alguma não se renovam, ou demoram muito tempo para se produzir. Exemplos: petróleoferroouro.

  1. COMO UM RECURSO RENOVAVEL SE TORNA NÃO RENOVAVEL?

Se a taxa de utilização superar a máxima capacidade de sustentação. Um exemplo é uma área de pasto com muito gado.

  1. COMO SÃO DIVIDIDOS OS RECURSOS NÃO RENOVÁVEIS?

Minerais enérgicos (combustíveis fósseis, urânio) e minerais não enérgicos (fósforo, cálcio). Os minerais não enérgicos podem se tornar renováveis.

  1. O QUE É POLUIÇÃO?

A poluição é resultado da utilização dos recursos naturais pelo homem. É uma alteração indesejável nas características físicas, químicas e/ou biológicas que cause ou possa causar prejuízo à saúde, sobrevivência ou atividades. Esta associada a concentração de resíduo presente no sistema.

  1. COMO É CLASSIFICADA A POLUIÇÃO?

Fonte poluidora pontual e fonte poluidora difusa.

  1. O QUE SÃO FONTES POLUIDORAS PONTUAIS?

São fontes localizadas, mais fáceis de controlar. Exemplo, lançamento de esgoto, aterro sanitário.

  1. O QUE SÃO FONTES POLUIDORAS DIFUSAS?

São fontes dispersas de poluição. Exemplo, agrotóxicos, escapamento de carros.

  1. QUAIS SÃO OS EFEITOS DA POLUIÇÃO?

Os efeitos podem ser Locais (poluição do ar, água e solo), regional (grande densidade populacional e atividade industrial – mais perceptível) ou global (efeito estufa, ozônio).

  1. O QUE É CONTAMINAÇÃO?

Presença de seres patogênicos em concentrações nocivas ao ser humano que não resulta em uma alteração das relações ecológicas.

  1. O QUE É HOMEOSTASE?

Capacidade do meio ambiente se regenerar.

  1. QUAL A DIFERENÇA DE GASOLINA E ALCOOL?

A gasolina, além de ser derivada do petróleo, lança na atmosfera gases que prejudicam a saúde humana e o meio ambiente, pois não há um motor que faz a combustão de forma correta. Mas os hidrocarbonetos que compõem a gasolina são mais leves do que aqueles que compõem o óleo diesel, pois são formados por moléculas de menor cadeia carbônica (normalmente cadeias de 4 a 12 átomos de carbono), com isso a gasolina se torna menos poluente do que o diesel.

O álcool, juntamente com a gasolina, polui consideravelmente menos do que o diesel, graças ao catalisador que é uma peça vital para reduzir a emissão de gases poluentes. Esse importante equipamento faz com que gases mais prejudiciais, como os monóxidos de carbono, sejam transformados em substâncias menos perigosas. Mas ambos, tanto o álcool como a gasolina, são responsáveis pela emissão do dióxido de carbono, que contribui para o efeito estufa e o aquecimento global.

  1. QUAL A DIFERENÇA DE CARVÃO MINERAL E VEGETAL?

Carvão Mineral é um combustível natural extraído da terra por de processos minerais. É um mineral de cor preta ou marrom prontamente combustível. É composto primeiramente por átomos de carbono e hidrocarbonetos sob a forma de betumes. O Carvão Mineral emite gases poluentes para o meio ambiente, como por exemplo, o dióxido de carbono, que é resultado do uso (queima) do carvão mineral. O consumo de carvão mineral contribui para o aquecimento do planeta e para o aumento do efeito estufa, que são fatos totalmente condenados pelos ambientalistas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.8 Kb)   pdf (167.2 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com