TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Meridianos

Por:   •  25/8/2015  •  Projeto de pesquisa  •  846 Palavras (4 Páginas)  •  1.351 Visualizações

Página 1 de 4

Meridiano

Os meridianos representam as linhas imaginárias traçadas verticalmente sobre o globo terrestre. Nesse sentido, ao contrário do que acontece com a Linha do Equador, não existe uma zona de iluminação mais acentuada, não havendo, portanto, um “centro” da Terra. Eles são utilizados para medir as longitudes, que variam de -180º a 0º a oeste e de 0º a 180º a leste.

No final do século XIX, por convenção, foi criado o Meridiano de Greenwich, com longitude de 0º. Esse meridiano divide a Terra no sentido vertical, originando, dessa forma, o hemisfério leste ou oriental, com longitudes positivas, e o hemisfério oeste ou ocidental, com longitudes negativas.

O Meridiano de Greenwich “corta” a cidade de Londres ao meio, representando, de certa forma, a visão de mundo na época de seu estabelecimento, nitidamenteeurocêntrica, ou seja, com a Europa colocada no cerne principal do mundo.

Acrescenta-se a isso a função dos meridianos em relação aos fusos horários, igualmente contados a partir de Greenwich. Assim, dividiram-se 24 eixos (12 a leste e 12 a oeste), em que cada um representa a alteração de uma hora em relação ao meridiano mencionado, com horários somados quando se desloca para o leste e diminuídos quando se desloca para o oeste. 

Meridiano magnético

Considerando que a terra tem propriedades de um grande “magneto”, as extremidades da agulha de uma bússola são atraídas por duas forças atuando em dois pontos diametralmente opostos, que são os polos magnéticos da terra, os quais nao coincidem com os polos geográficos.

A linha que une os polos magnéticos é denomidana meridiano magnética. Ogoniômetro utilizado para materializar a linha norte-sul magnética é a bússola, e o azimute obtido é denominado Azimute magnético.

Meridiano verdadeiro, Astronomico ou geográfico

Este meridiano é definido pelos polos note-sul verdadeiros, astronomicos ou geográficos e considera a figura do geoide. Sua determinação pode ser executada com as seguintes técnicas:

- Em função da distância zenital absoluta de um astro (Sol ou estrela) e cálculos da astronomia de campo.

-Giroscópio: equipamento fundamentado no princípio inercial, permitindo a obtenção do norte verdadeiro

-Determinando o azimute magnético e conhecendo a declinação magnética.

-Determinando o azimute de quadrícula e conhecendo a convergência meridiana (simplificação, adotando azimute verdadeiro igual ao geodésico).

-Apartir de dois pontos de coordenadas astronômicas conhecidas

O azimute obtido é o azimute verdadeiro ou azimute astronômico

Meridiano geodésico ou elipsóidico

O meridiano geodésico é definido pelos polos norte-sul geodésicos ou elipsóidicos, considerando a figura do elipsóide. Sua determinação pode ser executada com as seguintes técnicas:

-Determinando o azimute astronômico e associando esse ao geodésico(simplificação).

-Apartir das medições das coordenadas geodésicas de dois pontos; por exemplo, pelo rastreio por satélites GPS (cálculo indireto da Geodésia).

- Conhecendo a posição do meridiano de quadrícula e a convergência meridiana.

O azimute obtido é denomidado azimute geodésico.

Meridiano de quadrícula ou plano

É definido pelos pólos considerando a projeção castográfica adotada. Considerando a projeção UTM, sua determinação pode ser executada com as seguintes tecnicas:

-Por meio do meridiano de quadrícula de uma carta UTM( paralelo ao meridiano central do fuso UTM).

- A partir das medições das coordenadas UTM de dois pontos; por exemplo, pelo rastreio por satélites GPS( cálculo indireto da geodésia).

- Conhecendo a posição do meridiano verdadeiro e a convergência meridiana (simplificação).

O azimute obtido é denominado Azimute de quadrícula ou azimute plano.

Relação angulares entre os meridianos

Como visto, os azimutes são definidos em função do meridiano no qual se deu a origem. Existem algumas relações entre esses meridianos, como:

-Declinação magnética

-Convergência meridiana

Declinação magnética

 É a inconstância que ocorre entre as marcações da bússola e a geográfica definido pela posição astronômica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (63.3 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com