TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resistência dos Materiais

Por:   •  11/6/2018  •  Ensaio  •  1.008 Palavras (5 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 5

Sumário

  1. Introdução

Definir Tração / Compressão / Escoamento / Limite de Resistência / Ruptura

  1. Objetivos

  1. Materiais e Métodos
  1. Resultados e Discussão / Gráficos
  1. Conclusão
  1. Bibliografia  

  1. INTRODUÇÃO

Tração

Consiste na aplicação de carga de tração crescente em um corpo de prova especifico até a ruptura. Com esse tipo de ensaio, pode-se afirmar que praticamente as deformações promovidas no material são uniformemente distribuídas em todo o seu corpo, pelo menos até ser atingida uma carga máxima próxima do final do ensaio , como é possível fazer com que a carga cresça numa velocidade razoavelmente lenta durante todo o teste, o ensaio de tração permite medir satisfatoriamente a resistência do material A uniformidade termina no momento em que é atingida a carga máxima suportada pelo material, quando começa a aparecer o fenômeno da estricção ou da diminuição da secção do corpo de prova, no caso de matérias com certa ductilidade. A ruptura sempre se dá na região mais estreita do material, a menos que um defeito interno no material, fora dessa região, promova a ruptura do mesmo, o que raramente acontece. Mesmo no início do ensaio, se esse não for bem conduzido, grandes erros podem ser cometidos, como por exemplo, se o corpo de prova não estiver bem alinhado, os esforços assimétricos que aparecerão levarão a falsas leituras das deformações para uma mesma carga aplicada. Deve-se, portanto centralizar bem o corpo-de-prova na máquina para que a carga seja efetivamente aplicada na direção do seu eixo longitudinal.

Compressão

 Os ensaios tensão deformação de compressão podem ser conduzidos se as forças nas condições de serviço forem desse tipo. Um ensaio de compressão é conduzido de uma maneira semelhante à de um ensaio de tração, exceto pelo fato de que força é compressiva e o corpo de prova se contrai ao longo da direção da tensão. Os ensaios de tração são mais comuns, pois são mais fáceis de serem executados; além disso, para a maioria dos materiais usados em aplicações estruturais, muita pouca informação adicional é obtida a partir do ensaio de compressão. Os ensaios de compressão são usados principalmente quando se deseja conhecer o comportamento de um material submetido a deformações grandes e permanentes, como ocorre em aplicações de fabricação, ou quando o material é frágil sob tração.


2- Objetivo

 Os objetivos buscados com esses ensaios são para garantir a melhor aplicação de cada material testado. Para que quando os mesmo forem aplicados, já tenhamos uma precisão de quanta carga poderemos aplicar na região com os materiais utilizados.

3- Materiais e métodos

  Especificações dos testes:

Primeiro teste de tração, corpo rugoso:

 O equipamento utilizado foi o Kratos CKS-10000 kgf .

 O corpo de prova era cilíndrico Aço CA50 e suas medidas são de 25 cm de comprimento (L)  por 10 mm de diâmetro (D), de superfície rugosa e foi aplicada uma carga 35.647,74 (N) de força para seu rompimento.

A= lf-lo/lo        A=32,23-25,00/25,00= 0,2892

Segundo teste de tração, corpo liso :

 O equipamento utilizado foi o Kratos CKS-10000 kgf .

 O corpo de prova era cilíndrico Aço CA50 e suas medidas são de 25 cm de comprimento (L)  por 10 mm de diâmetro (D), de superfície lisa e foi aplicada uma carga 50.946,36 (N) de força para seu rompimento.

A= lf-lo/lo        A=28,65-25,00/25,00= 0,146[pic 1]

 o  Resistência;

  Rigidez;

  Estabilidade.

[pic 2][pic 3]


Região de escoamento (parâmetro de resistência)

Terminada a fase elástica, tem início a fase plástica, na qual ocorre uma deformação permanente no material, mesmo que se retire a força de tração. No início da fase plástica ocorre um fenômeno chamado escoamento. O escoamento caracteriza-se por uma deformação permanente do material sem que haja aumento de carga, mas com aumento da velocidade de deformação.


[pic 4][pic 5]

A máquina usada para os dois teste com concreto foi  A máquina de ensaios de compressão modelo F-25EX-F-CPILOT da marca COPILOT.

Faixa de trabalho de 20 a 1000 kN.

No primeiro teste de compressão foi utilizado um corpo de prova um concreto industrial do qual foi necessário 58240 kg para romper o mesmo.

O corpo de prova tinha 20cm comprimento por 10cm de largura.

A área transversal é :

 A=PI.r^2

A=PI.0,05^2

A=0,0078 m^2

Carga limite é:

58240 kh. 9,8 m/s^2 = 570752 N

Cálculo de Tensão:

T= F/A = 570752 N / 0,0078 m^2 = 73 MPa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (276.8 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com