TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE AR CONDICIONADO PARA NAVIOS DA MARINHA DO BRASIL

Por:   •  9/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.062 Palavras (17 Páginas)  •  1.164 Visualizações

Página 1 de 17

RESUMO

O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DOS SISTEMAS DE AR CONDICIONADO A BORDO DOS NAVIOS, DA MESMA MANEIRA QUE IRÁ MOSTRAR SEUS DADOS TÉCNICOS E POSTERIORMENTE REALIZARA A ANÁLISE COMPARATIVA, NO ÂMBITO DA, DOS SISTEMAS EM FOCO QUANTO A SEU FUNCIONAMENTO E MANUTENÇÕES PLANEJADAS, UTILIZANDO SEMPRE DA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA OU TÉCNICA EM SUA ABORDAGEM. SERÃO UTILIZADOS DOIS NAVIOS COMO BASE DE COMPARAÇÃO PARA ESTE ESTUDO. PRIMEIRAMENTE SERÁ APRESENTADO O NAVIO NACIONALCONSTRUÍDO PELO ESTALEIRO INACE (INDÚSTRIA NAVAL DO CEARÁ) E SUBORDINADO AO DO (MANAUS-AM) E POSTERIORMENTE ONPA “DE FABRICAÇÃO ALEMÃ NO ESTALEIRO PEENEWERFT, EM WOLFGAST E SUBORDINADOAO COMANDO TENDO CONHECIMENTO QUE AMBOS OS NAVIOS ESTÃO, A COLABORAÇÃO MÚTUA PARA O COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTO FOI IMPRESCINDÍVELNA JUNTADA DE REFERENCIAS TÉCNICAS POSSIBILITANDO ASSIM A REALIZAÇÃO DESTE ESTUDO.

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        2

1.1.        REVISÃO DE LITERATURA        2

1.1.1.        SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO        3

1.1.2.        SISTEMA DE AR CONDICIONADO PARA NAVIOS DA MARINHA DO BRASIL.        4

1.1.3.        EQUIPAMENTOS DO SISTEMA DE AR CONDICIONADO        6

1.1.3.1.        EVAPORADOR        6

1.1.3.2.        VÁLVULA DE EXPANSÃO TERMOSTÁTICA        6

1.1.3.3.        CONDENSADOR        7

1.1.3.4.        COMPRESSOR        7

1.1.3.5.        VISOR DE LÍQUIDO        7

1.1.3.6.        SEPARADOR DE ÓLEO E FILTRO SECADOR        7

1.1.3.9.        VÁLVULA SOLENOIDE DE FLUXO DE ÁGUA        8

1.2.        OBJETIVO GERAL DO ESTUDO        9

1.3.        RELEVÂNCIA DO ESTUDO        9

1.4.        METODOLOGIA DO ESTUDO        9

2.        DESENVOLVIMENTO        11

2.1.        MANUTENÇÃO PREVENTIVA        11

2.2.        MANUTENÇÃO PREVENTIVA NOS MEIOS OPERATIVOS        11

2.2.1.        SISTEMA DE AR CONDICIONADO DO NHOFLU “RIO BRANCO” E SUAS MANUTENÇÕES PREVENTIVAS        12

2.2.2.        SISTEMA DE AR CONDICIONADO DO NPa “GRAVATAÍ” E SUAS MANUTENÇÕES PREVENTIVAS        15

3.        CONCLUSÃO        18

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        19

ANEXOS A – LISTA DE TABELAS        20

ANEXO B – LISTA DE DE FIGURAS        21

ANEXO C - PLANTA DE AR CONDICIONADO DO NHOFLU "RIO BRANCO".....................22

ANEXO D – PLANTA DE AR CONDICIONADO DO NPA “GRAVATAÍ”        23


  1. INTRODUÇÃO

O ar condicionado é um aparelho que permite regular a temperatura de um espaço, conforme as necessidades, grande parte deles permite realizar outras funções como controle da umidade ambiental e renovação do ar por meio de ventilações abertas. Sendo assim, os sistemas condicionadores de ar durante o verão não deixarão somente o ambiente frio como também vão eliminar a umidade.

No meio naval o ar condicionado se mostra de grande importância devido ao fato de estar intimamente ligado ao bem estar da tripulação, uma vez que o navio se trata de um ambiente fechado e sem circulação de ar, outra grande importância de tal sistema é a proteção contra superaquecimento de componentes eletrônicos existentes em painéis de controle e sistemas de grande importância a bordo. Em suma, independente das condições climáticas, frias ou calorosas, os ares condicionados mantém uma temperatura amena para a tripulação bem como para os equipamentos em que se faz necessário o resfriamento.

O estudo iniciará mostrando a fundamentação teórica de um sistema de refrigeração, um breve resumo sobre sistemas de ar condicionado da Marinha do Brasil e seus principais componentes, logo após mostrará os componentes dos sistemas de ar condicionado de cada Navio e os comparará quanto aos seus funcionamentos e reparos preventivos levando em consideração o Sistema de utilizado pela Marinha do Brasil e elaborado pela O estudo será de grande importância, devido à constante evolução do equipamento em questão e também pelo fato deste sistema propiciar o bem estar da tripulação e resfriamento de equipamentos essenciais para os navios.

  1. REVISÃO DE LITERATURA

Serão expostos os principais conceitos para realização da análise comparativa entre plantas de ar condicionado em navios da Marinha do Brasil, com relação à sua manutenção. O trabalho visa o compartilhamento de informações adquiridas por meio de documentos e literatura que tratam sobre o tema, bem como a experiência obtida pelos militares que realizam a condução dos sistemas e equipamentos a bordo dos navios.

  1.  SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO

Para um melhor entendimento de como funcionam os sistemas de refrigeração, e de forma análoga ao sistema de ar condicionado existentes nos navios da Marinha do Brasil é necessário, primeiramente, ter uma base teórica fundamentada no ciclo de refrigeração proporcionando um melhor entendimento do assunto. O diagrama abaixo demonstra de maneira simplificada como funciona o ciclo de refrigeração ideal para o sistema em questão.

[pic 1]

Figura 1 - Diagrama de Mollier para um ciclo de refrigeração ideal

Fonte:  (http://www.ebah.com.br/content/ABAAAe23oAI/termodinamica?part=3)

Processo 1-2 (Compressão):Ocorre no compressor, onde o vapor do refrigerante entra frio e a baixa pressão e passa por um processo de compressão, o qual ocasiona, em sua saída, seu ganho de temperatura e pressão, saindo na forma de vapor superaquecido. Trata-se de um processo adiabático reversível a entropia constante (isentrópica).

Processo 2-3 (Condensação): Ocorre no condensador, onde o vapor do refrigerante saído do compressor a alta temperatura e pressão entrando no condensador e sofrendo uma perda de calor para o meio o que o faz sair do na forma líquida. Ou seja, houve uma perda de calor sensível para transforma-lo em vapor saturado e uma perda de calor latente, na transformação de vapor saturado para líquido saturado. Trata-se de um processo a pressão constante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)   pdf (570 Kb)   docx (384.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com