TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SONDAGEM ROTATIVA E SONDAGEM MISTA

Por:   •  26/8/2019  •  Resenha  •  903 Palavras (4 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 4

  1. SONDAGEM ROTATIVA E SONDAGEM MISTA

A sondagem é um método de investigação geotécnica. Dentre os tipos de sondagem, cada uma com sua característica e finalidade, é possível destacar a sondagem rotativa e a sondagem mista. A primeira, caracteriza-se pela investigação de solos resistentes que são impermeáveis ao SPT, utilizando um conjunto motomecanizado para a extração de amostras de materiais rochosos através de ação perfurante, dada por forças de penetração e rotação que atuam como poder cortante. O equipamento perfura a rocha e retém uma amostra chamada de testemunho do material. A amostra de testemunho é analisada e seu grau de qualidade é medido pelo seu estado, assim estabelecendo um perfil da sondagem. É desejável que este processo seja feito por no mínimo três metros, podendo variar de acordo com o intemperismo do solo analisado. O equipamento utilizado na sondagem rotativa é constituído por um tripé, uma sonda rotativa hastes, barrilete, coroas, brocas, revestimentos, moto-bomba e demais acessórios.

A sondagem mista é caracterizada pela combinação dos usos da sondagem rotativa e a sondagem SPT. Após as primeiras sondagens utilizando o método SPT, podem haver situações em que este método não seja eficiente, onde por exemplo, em casos em que o solo tenha sido alterado, caso possua matacões ou blocos de rochas distribuídos aleatoriamente, ou solos com camadas intermediárias. Assim é utilizada à aplicação da sondagem a percussão SPT nos trechos em solo, alternando para a aplicação de sondagem rotativa em trecho de rocha. O ensaio SPT é executado na perfuração de 45 centímetros do amostrador no solo, subdividindo-se a perfuração em três trechos de 15 centímetros, onde é registrado o número de golpes de um peso suspenso ao tripé, de 65 kg caindo de uma altura de 75 centímetros até o amostrador, necessário para cravar cada trecho de 15 cm, sendo computados para efeito de resistência do solo, somente o número de golpes dos últimos 30 cm (os 15 primeiros centímetros são desconsiderados). Quando chega a determinada parte do solo onde fica impermeável ao sistema SPT, é empregado o uso da sondagem rotativa. A sondagem é importante para um estudo do solo, de acordo com a obtenção da sua descrição, analisando suas características, como cor, consistência, compacidade para a avaliação de sua qualidade. Também nos informa a profundidade dos níveis de água, assim como os graus de faturamento, alteração e coerência da rocha e entre outros, assim é possível estabelecer segurança a respeito da qualidade do solo e que seja instalada uma fundação adequada a suas características.

Figura 1: Esquema da sondagem rotativa

[pic 1]

DISPONÍVEL EM: https://engenheirocaicara.com/vamos-falar-de-sondagem-sondagem-rotativa/

  1. ESTACA BROCA MANUAL E ESTACA MEGA

As estacas são elementos utilizados na fundação profunda. São executadas por equipamentos e ferramentas como por exemplo o macaco hidráulico, onde são cravadas ou perfuradas, e são caracterizadas por grandes comprimentos e seções transversais pequenas. As estacas podem ser feitas de diferentes matérias, dependendo da carga da suportada elas podem ser feitas de madeira, aço, concreto pré-moldado, concreto moldado ou mistos.

A estaca broca manual é indicada para obras de pequenas dimensões, pois exigem baixa capacidade de carga. São executadas por uma ferramenta denominada Trado, que é feito de aço em forma de espiral. O espaçamento entre as brocas manuais em uma edificação não pode ultrapassar 4 metros e devem ser colocadas nas interseções das paredes e de forma equidistante ao longo das paredes desde que menor ou igual ao espaçamento máximo permitido. Portanto o primeiro passo é a demarcação com exatidão dos locais onde serão inseridas as brocas, então é feita a perfuração com o auxílio do trado até a profundidade adequada ao projeto. Após a profundidade ser atingida, é necessário limpar o fundo da perfuração, tirando a terra e a lama restante, ou água que esteja no fundo. Após a limpeza, o concreto é despejado com a ajuda de um funil. No final da concretagem da broca coloca-se a armadura de ancoragem dos blocos. A principal vantagem desse método é o baixo custo, além de não provocar vibrações durante o processo de execução, o que poderia ocasionar danos em edificações do entorno. As desvantagens são a baixa qualidade executiva, não é executada abaixo do NA (nível de água do solo) e pode ter comprimentos de no máximo 8 metros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (244.1 Kb)   docx (344.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com