UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ -UNIOESTE CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
Por: Aguida Mendes • 8/12/2022 • Trabalho acadêmico • 2.241 Palavras (9 Páginas) • 95 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ -UNIOESTE CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS Curso de Engenharia Civil [pic 1]
PROJETO DE DIMENSIONAMENTO DE AR CONDICIONADO PARA UM CÔMODO COMERCIAL
Trabalho apresentado à disciplina de Conforto Térmico e Acústico em Edificações, disciplina ministrada pelo Professor Samuel Nelson Melegari de Souza.
CASCAVEL
AGOSTO 2022
INTRODUÇÃO
A qualidade ambiental interna é um fator cada vez mais importante à medida que a quantidade de tempo que as pessoas passam em ambientes fechados aumenta. A medição do conforto térmico das áreas a serem adaptadas deve ser planejada durante as fases de projeto, construção e operação da edificação (MARÉ, 2010). Segundo Mare (2010), para garantir o conforto térmico, é importante avaliar os fatores que determinam a qualidade do ar interno, relacionados ao tipo, manutenção e uso do sistema de ventilação, nível de ventilação, condições climáticas e comportamento do usuário. . .
A carga térmica, parâmetro que deve ser determinado neste tipo de projeto, é a quantidade de calor sensível e latente que deve ser liberada ou apresentada a uma determinada área. Ele pode ser introduzido em um recinto por: condução, insolação, canais, pessoas, equipamentos, acesso e ventilação (Creder, 2004; Stoecker, W. F. e Saiz Jabardo, 2002). A ASHRAE considera que, em média, um ambiente pode ser considerado confortável quando cerca de 80% das pessoas expressam aceitação das condições ambientais (Oliveira, 2003).
Os condicionadores de ar promovem melhor conforto para quem está na área. Para escolher o aparelho de ar-condicionado ideal, que atenda às necessidades globais, deve-se calcular a carga térmica das áreas. Neste trabalho, os cálculos foram baseados na suíte e na sala de serviço do apartamento de pedra, após o que foi feita uma proposta de condicionadores de ar que funcionem adequadamente nas áreas.
Este projeto visa demonstrar o dimensionamento da carga térmica e climatérica numa sala comercial situada em uma zona residencial, e levantar o potencial do equipamento de medição a ser utilizado, na cidade de Campo Mourão.
OBJETIVO
Esse projeto tem como objetivo, com base em normas técnicas e referências bibliográficas, definir os procedimentos utilizados para o dimensionamento de um ar-condicionado no cômodo de uma edificação. No qual serão realizados os cálculos para definir o fluxo global de calor provenientes de ambientes externos, ou internos com ou sem a incidência de radiação solar. Considerando também o calor procedente de outros fatores, tais como iluminação, equipamentos elétricos, e calor humano.
METODOLOGIA
O escopo do projeto desenvolveu-se com base nos seguintes passos:
- Escolha do local do projeto;
- Memorial de cálculo e descritivo;
- Elaboração das plantas e cortes do projeto;
- Análises de resultados;
As NBRs 15220/2003 e NBR 6401/2008 para a realização dos cálculos. Para as plantas e cortes foi usado o software Revit.
RESULTADOS
- Especificações do ambiente
Para esse trabalho o cômodo escolhido é um cômodo comercial integrado a uma residência unifamiliar. Este cômodo possui pé direito de 3,1 metros e uma área de 18,24 m². Para a construção do cômodo utilizou-se tijolo cerâmico com dimensão de 9x14x29 cm, com paredes finalizadas de 15 cm de espessura pintadas na cor “alumínio”. Além disso, foi determinado que o ambiente terá uma temperatura de 24°C, o ambiente interno que circulam o cômodo escolhido terá uma temperatura de 30°C e a temperatura externa foi definida a partir da média mais alta do ano, sendo 39°C.
[pic 2]
Figura 1: Cômodo escolhido
Na parede 2 há um detalhamento em L feito de vidro com película reflexiva conforme o esquema abaixo:
[pic 3]
Figura 2: Parede 2
- Tabelas utilizadas das Normas
[pic 4]
Figura 3: Tabela A.1 da NBR 15220
[pic 5][pic 6][pic 7]
Figura 4: Tabela B.3 da NBR 15220
[pic 8]
Figura 5: Tabela B.2 da NBR 15220
[pic 9]
Figura 6: Tabela da radiação solar incidente em planos verticais e horizontais para o dia 22 de dezembro na latitude 30° Sul (FROTA E SCHIFFER, 1995)
[pic 10]
Figura 7: Fator solar para alguns tipos de superfícies transparentes (LAMBERTS, 1997)
[pic 11]
Figura 8: Fator solar para alguns tipos de proteções solares (LAMBERTS, 1997)
- Cálculo da Transmitância Térmica das Paredes
Para calcular a transmitância térmica U, foi necessário calcular a resistência total da parede, considerando suas superfícies e camadas. A resistência da superfície interna na direção horizontal é dada pela tabela A.1 e tem o valor de 0,13 (m²K)/W; já a resistência da superfície externa na direção horizontal possui o valor de 0,04 (m²K)/W. Para cada condutividade térmica foi considerado um material retirando o dado da tabela. Conforme os cálculos a seguir:
Transmitância U
[pic 12]
Resistência Térmica do Tijolo (seção 1)
[pic 13]
[pic 14]
Resistência Térmica do Tijolo (seção 2)
[pic 15]
[pic 16]
[pic 17]
Resistência Térmica do Tijolo
[pic 18]
Seção A (reboco + argamassa + reboco):
[pic 19]
[pic 20]
[pic 21]
Seção B (reboco + tijolo + reboco):
[pic 22]
[pic 23]
[pic 24]
[pic 25]
Logo, a resistência total da parede será:
[pic 26]
[pic 27]
- Cálculo da Transmitância Térmica da Porta
Levando-se em consideração que a porta é de carvalho. Primeiro é necessário calcular a resistência térmica da porta, sabendo que sua espessura é 0,03 m e sua condutividade térmica é 0,23, tem-se que:
...