Uma Análise Para Redução de Acidentes Elétricos.
Por: lorybertoldo • 17/3/2023 • Artigo • 5.588 Palavras (23 Páginas) • 94 Visualizações
ELETRICIDADE E SEGURANÇA NO TRABALHO: Uma análise para redução de acidentes elétricos.
Lorenna Bertoldo Almeida Oliveira[1]
RESUMO
A eletricidade é imprescindível em diversas atividades do cotidiano, sem ela é impossível imaginar a vida moderna. A energia elétrica proporciona bem estar,conforto, segurança e lazer para a sociedade. No entanto, garantir a segurança no trabalho dos que atuam nesse tipo de serviço é uma tarefa que exige preparo e treinamento. Este artigo analisa através de uma pesquisa documental e bibliográfica, como a segurança no trabalho pode reduzir o número de acidentes ocupacionais envolvendo atividades com eletricidade e a importância do conhecimento e utilização da NR 10 junto a utilização dos EPI 's na realização dos trabalhos com eletricidade. Os resultados encontrados apontam que a maioria dos empregados e empregadores reconhecem a importância da NR 10 e do uso de equipamentos de proteção individual adequados aos riscos presentes no ambiente de trabalho, porém, a falta ou o uso inadequado podem ter favorecido a ocorrência de acidentes ocupacionais. As considerações finais apontam a necessidade de se investir na capacitação e treinamento dos trabalhadores tanto para o uso adequado dos equipamentos de proteção individual de forma a possibilitar um ambiente de trabalho mais seguro quanto para o conhecimento das normas.
Palavras-chave: eletricidade; segurança no trabalho; acidentes ocupacionais.
ABSTRACT
Electricity is indispensable in many everyday activities, without it it is impossible to imagine modern life. Electricity provides well-being, comfort, safety and leisure for society. However, we guarantee job security for those who need service that requires preparation and type of service. This article analyzes through a documentary and bibliographic research, how safety at work can reduce the number of occupational accidents in carrying out works with electricity. The results found indicate that most employees and NR are considered important for the importance of personal protective equipment and the use of personal protective equipment to the risks present in the work environment, however, the lack or necessary use can favor the occurrence. of occupational accidents. As considerations that point to the need to invest in the qualification and training of workers both for the use of personal protective equipment in order to enable a safer work environment and knowledge of the rules.
Keywords: electricity; safety at work; occupational accidents.
1 INTRODUÇÃO
A energia elétrica é essencial em quase todas as atividades do dia - a - dia, seja no banho quente após um longo dia de trabalho ou no salvamento de vidas nos hospitais e clínicas. A eletricidade, portanto, é de suma importância na modernidade. Entretanto, o trabalho com energia elétrica possui alta periculosidade, onde o trabalhador se submete a riscos como choques, explosões e queimaduras de até terceiro grau que podem gerar graves lesões como coagulação do sangue, lesões nos nervos e músculos e até levar à morte.
Assim, a Segurança do Trabalho nesta área necessita ser implementada para a manutenção da saúde e vida dos trabalhadores. Neste sentido, o Ministério do Trabalho através da Portaria nº 3214, 08 de Junho de 1978 aprovou as Normas Regulamentadoras (NR’s) relativas à Segurança e Medicina do Trabalho, aprovando dentre elas a NR10 - Instalações e Serviços de Eletricidade - que estabelece os requisitos e condições mínimas e objetiva a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, se envolvam em instalações elétricas e serviços com eletricidade e a NR6 - Equipamento de Proteção Individual - obrigando o empregador a fornecer gratuitamente de uso adequado para cada função e risco em que o colaborador esteja exposto, fornecendo treinamento adequado ao uso, fazendo controle de preenchimento da ficha do EPI fornecido, no qual deve constar sua descrição juntamente com a certificação de Aprovação (CA) pelo órgão nacional competente (Ministério do trabalho), constando data de recebimento, devolução e a assinatura do termo de compromisso, cabendo ao colaborador usar o EPI e conservá-lo. (SILVA E FILHO,2018)
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) apresenta no artigo 19 da lei 8213/91 sobre o que é considerado acidente de trabalho:
Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço de empresa ou de empregador doméstico ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta Lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.(BRASIL,1991).
Dessa forma, é relevante a utilização de medidas que diminuam a ocorrência desses acidentes ocupacionais. A Segurança e Saúde no Trabalho deve ser uma prioridade nas empresas, é muito mais do que uma área responsável por prevenir acidentes, tornando-se indispensável, pois através dela é possível identificar os riscos, onde esses possíveis riscos ocorrem, podendo assim criar planos de prevenção, mitigação ou eliminação desses riscos. Dá-se aí a importância dessa gestão de segurança no trabalho nas empresas.
Quando as empresas adotam essa gestão, concomitantemente os ambientes tornam-se mais organizados, dessa forma torna-se mais fácil identificar as situações de riscos, eliminá-las quando possível ou reduzindo-as. Observa-se também a motivação dos trabalhadores, melhorando seu desempenho, quando a empresa preocupa-se com sua segurança. Assim, as taxas de acidentes e de doenças ocupacionais diminuem drasticamente, diminuindo também os afastamentos por longos períodos, além de ter que pagar o salário e benefícios do funcionário normalmente durante até 14 dias, a empresa deve encontrar um substituto para suas funções. Há também toda uma legislação à qual a empresa precisa seguir para proteger os funcionários, o não cumprimento dessas obrigações legais pode levar a multas e processos trabalhistas. Essa prática, portanto, precisa ser constante nas empresas, estando assim preparados para possíveis inspeções do Ministério do Trabalho.
Neste sentido, segundo Xavier e Nascimento (2021) as empresas precisam investir em medidas de prevenção de acidentes, além de melhor planejar as instalações para o uso eficiente e seguro de equipamentos a serem manuseados pelo trabalhador. Dessa maneira, os trabalhos que envolvem eletricidade precisam ser analisados com mais cautela, onde os riscos são altamente presentes. Assim, segundo a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade – Abracopel (2022), em seu anuário estatístico de acidentes de origem elétrica, com o ano base em 2021, mostra altos índices de mortes relacionados a acidentes elétricos como choques elétricos e incêndios por sobrecarga provocados por mau uso ou mau planejamento das redes elétricas no Brasil, ocorridas no ambiente de trabalho e no ambiente doméstico. Logo, é preciso discutir sobre esse tema e de forma responsável garantir com que a segurança do trabalho seja implementada.
...