TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre Gráficos

Por:   •  4/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.393 Palavras (14 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

Curso de Graduação em Engenharia Civil

TIPOS DE GRÁFICOS

______________________________________________________

Londrina/PR

        2016

______________________________________________________[pic 2]

Curso de Graduação em Engenharia Civil

TIPOS DE GRÁFICOS

Discentes: Ana Caroline Nunes Ferreira

Docente: Prof.ª Fernanda Stori

Data de entrega: 03/03/2017

______________________________________________________

Londrina/PR

        2016

LISTA DE FIGURAS

Figura 1: Gráficos de Barras 1        7

Figura 2: Gráficos de Barras 2        7

Figura 3: Gráficos de Barras 3        7

Figura 4: Gráfico de Setores        8

Figura 5: Gráfico de setores 2        9

Figura 6: Gráfico de Linha        10

Figura 7: Gráfico de Área        11

Figura 8: Gráficos de Rede        11

Figura 9: Gráfico de Box Plot        13

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        5

2.        TIPOS DE GRÁFICOS        5

2.1 GRÁFICOS DE BARRAS        6

2.1.1 UTILIDADES        8

2.2 GRÁFICOS DE SETORES        8

2.2.1 UTILIDADES        9

2.3 GRÁFICOS DE LINHAS        9

2.3.1 UTILIDADES        10

2.4 GRÁFICOS DE ÁREAS        10

2.4.1 UTILIDADES        11

2.5 GRÁFICOS DE REDES        11

2.5.1 UTILIDADES        12

2.6  GRÁFICOS BOX PLOT        12

2.6.1 UTILIDADES        13

2.7 GRÁFICOS DE DISPERÇÃO        13

2.7.1 UTILIDADES        14

3        SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS        14

4        CONCLUSÃO        16

5        REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS        17

  1. INTRODUÇÃO

Os gráficos são recursos utilizados para representar um fenômeno que possa ser mensurado, quantificado ou ilustrado de forma mais ou menos lógica. Assim como os mapas indicam uma representação espacial de um determinado acontecimento ou lugar, os gráficos apontam uma dimensão estatística sobre um determinado fato. A representação gráfica dos dados estatísticos tem por objetivo apresentar de forma rápida e concisa os resultados obtidos, permitindo-se chegar a conclusões sobre a evolução do fenômeno ou sobre como se relacionam os valores da série.

Por esse motivo, interpretar corretamente os gráficos disponibilizados em textos, notícias, entre outras situações, é de suma importância para compreender determinados fenômenos. Eles, geralmente, comparam informações qualitativas e quantitativas, podendo envolver também o tempo e o espaço.

A representação gráfica é uma das melhores maneiras de sintetizar e exibir resultados de um conjunto de informações em uma planilha. Afinal, a exposição de informações em uma figura gráfica é muito mais fácil de visualizar do que uma tabela com várias linhas e colunas, permitindo com mais facilidade a análise de tendências ou de possíveis alterações que tenham ocorrido nos dados observados. O Excel dispõe dos mais variados tipos de gráficos para atender qualquer possibilidade de ordenamento de informações. Serão apresentados os principais tipos de gráficos disponíveis no excel , exemplos ,a sua utilidade, semelhanças e diferenças  e também será ressaltado os gráficos mais utilizados .

  1. TIPOS DE GRÁFICOS

A representação gráfica de um fenômeno traduz valores numéricos por meio de pontos, linhas, figuras geométricas de comprimento ou altura proporcionais. Os gráficos são construções eficazes na representação de dados qualitativos ordenados ou quantitativos, utilizando propriedades da percepção visual e aplicando as leis da matemática.

Eles nos permitem visualizar os valores das diversas variáveis e enxergar o perfil da estatística. Existe uma grande variedade de tipos de gráficos, dentre os quais podemos destacar os de coluna, em barras, pizza/setores, linha, área , rede , boxplot e dispersão . Sendo os principais gráficos de coluna e/ou barras, gráficos de setores e também gráficos de linhas.

 

  1. GRÁFICOS DE BARRAS

Juntamente ao gráfico de barras também será descrito sobre gráficos em colunas, devido os gráficos serem praticamente o mesmo ,sendo a diferença  apenas da posição, ou seja as barras poderem ser desenhadas verticalmente ou horizontalmente e o de coluna somente na vertical, sendo assim será explicado os dois gráfico porem com ênfase maior no gráfico de barras apenas por ele poder ser utilizado nos dois casos . Estes gráficos são os mais utilizados. Indicam, geralmente, um dado quantitativo sobre diferentes variáveis, lugares ou setores e não dependem de proporções.

São úteis para mostrar as alterações dos dados ao longo de um período ou ilustrar comparações entre os itens. Em gráficos de barras, as categorias/dados qualitativas são organizadas na horizontal e os valores apresentam-se na posição vertical, para enfatizar as variações ao longo do tempo.  

Em geral um gráfico de barras é uma forma de resumir um conjunto de dados categóricos. Ele mostra os dados utilizando um número de barras de mesma largura, cada uma delas representando uma categoria particular. A altura de cada barra é proporcional a uma agregação específica (por ex., a soma dos valores na categoria que representa). As categorias podem ser algo como um grupo de idade ou uma localização geográfica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (338.7 Kb)   docx (858 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com