TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividades de SO

Por:   •  1/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.152 Palavras (5 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 5

Exercícios Cap. 1 - SO

 Thalys V06

1. Como seria utilizar um computador sem um sistema operacional? Quais são suas duas principais funções?

R: Sem um SO o usuário deveria possuir conhecimento profundo da arquitetura e organização do computador para fazer uso dele, mas ainda assim estaria sujeito a diversos erros devido a falta das principais funções que um SO disponibiliza.

Suas duas principais funções são: facilidade de acesso aos recursos do sistema e compartilhamento de recursos de forma organizada e segura.

2. Quais as principais dificuldades que um programador teria no desenvolvimento de uma aplicação em um ambiente sem um sistema operacional?

R: O programador estaria escrevendo seu código por horas, sem nenhuma interface gráfica para o auxiliar, caso cometesse algum erro, a falha é crítica e poderia comprometer todo seu trabalho, por conta do tempo de resposta extremamente alto, ele estaria programando as cegas. Além do mais essa programação deveria se submeter a absolutamente todos os componentes presentes no computador, passando as instruções necessárias para cada um dos componentes e sua determinada função naquela aplicação que estaria sendo desenvolvida, ou seja, o programador deveria programar etapa por etapa.

3. Explique o conceito de máquina virtual. Qual a grande vantagem em utilizar este conceito?

R: Uma máquina virtual é a emulação de outros computadores no computador que ela estaria hospedada, simulando assim as funções que o computador emulado possui. As vantagens são inúmeras, desde didáticas a profissionais, um usuário comum que não tivesse os meios para utilizar o Linux por exemplo, poderia simula-lo em sua máquina Windows. Do meio organizacional, poderia se trabalhar com uma máquina virtual em uma janela aberta, fazendo uso de por exemplo funções que só estariam presentes na máquina emulada.

4. Defina o conceito de uma máquina de camadas.

R: Conceitualmente seria algo como o hardware na camada (0)  Softwares como o SO na camada (1) e assim por diante, depende da arquitetura do computador, ele pode possuir diferentes camadas, organizadas também de maneiras distintas. Um exemplo do uso disso seria:
o usuário convencional iria interagir diretamente com o SO de sua máquina, como se o hardware não estivesse presente. Já um usuário que tivesse mais conhecimento da área tecnológica, iria utilizar o software sabendo da presença do hardware e fazendo bom uso dessa informação.

5. Quais os tipos de sistemas operacionais existentes?

R: SO Monoprogramáveis/Monotarefa, SO Multiprogramáveis/Multitarefa, SO Com múltiplos processadores, servidores, mobiles, embarcados, grande porte, tempo real.

 6. Por que dizemos que existe uma subutilização de recursos em sistemas monopro- gamáveis?

R: Por conta do seu funcionamento limitado, enquanto uma tarefa está sendo executada, outra não poderá ser executada, mesmo que essa faça uso de recursos que não estão sendo utilizados na execução da tarefa atual, ou seja, os recursos não são utilizados em sua totalidade independentemente da tarefa que esteja sendo executada. (O SO É MONOPROGRAMÁVEL)

7. Qual a grande diferença entre sistemas monoprogramáveis e sistemas multiprogramáveis?

R: A grande diferença já pode ser notada por sua definição conceitual, enquanto os monoprogramáveis executam uma tarefa por vez, os multiprogramáveis executam tarefas em simultaneamente.

8. Quais as vantagens dos sistemas multiprogramáveis?

R: Sistemas multiprogramáveis além de já trazerem o conceito de execução simultânea, fazem uso dos recursos físicos de maneira mais efetiva, de maneira que o custo da fabricação de seja reduzido.

9. Um sistema monousuário pode ser um sistema multiprogramável? Dê um exemplo.

Sim, nossos desktops pessoais são sistemas monousuários multiprogramáveis; apenas uma pessoa o utiliza, e as suas operações são executadas simultaneamente, utilizando os recursos disponíveis naquele atual momento. (O SO É MULTIPROGRAMÁVEL)

10. Quais são os tipos de sistemas multiprogramáveis?

R: Sistemas BATCH, Sistemas de tempo compartilhado, Sistemas em tempo real.

11. O que caracteriza o processamento batch? Quais aplicações podem ser processadas neste tipo de ambiente?

R: O processamento batch é caracterizado por não exigir a interação direta com o usuário, tendo seu processamento executado por algum tipo de memória secundária. Aplicações executadas por batch são: cálculos numéricos, compilações, ordenações, backups e tudo aquilo que não necessita da interação direta do usuário.

12. Como funcionam os sistemas de tempo compartilhado? Quais as vantagens em utilizá-los?

R: time-sharing  funciona com o conceito de fatia de tempo, separando um determinado tempo para usuário e cada tarefa, caso esse tempo seja insuficiente, o sistema é interrompido até a nova fatia de tempo ser separada. As vantagens são a interface com o usuário criada pelo próprio sistema dando a impressão que aquilo é exclusivo para ele, outra vantagem é a possível interação direta com a máquina(hardware), possibilitando o usuário a execução de verificações que desejar, como de HD etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (74.5 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com