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PROJETO DE APOIO TÉCNICO E PEDAGÓGICO

Por:   •  25/11/2022  •  Relatório de pesquisa  •  2.072 Palavras (9 Páginas)  •  76 Visualizações

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PREFEITURA MUNICIPAL DE ÁGUIA BRANCA[pic 1]

GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA, TURISMO, ESPORTE E LAZER

PROJETO DE APOIO TÉCNICO E PEDAGÓGICO

À INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO

2022

IDENTIFICAÇÃO:

COORDENADOR PEDAGÓGICO: Karla Liliane Lima de Souza

COORDENADOR TÉCNICO DE INFORMÁTICA:

ATUAÇÃO DO PROJETO: Escolas da Rede Municipal de Águia Branca que possuem Laboratório de Informática Educativa.

APRESENTAÇÃO:

A ferramenta tecnológica que está ao alcance de nossas mãos cada dia mais chama-se internet. Essa ferramenta tem o grande poder de disponibilizar em segundos informações que talvez nunca imaginaríamos poderíamos alcançar. Essa poderosa ferramenta tanto pode incluir digitalmente como pode excluir digitalmente, a necessidade de incluir os seres que se interessam por essa ferramenta dentro do setor educacional se tornou essencial, pois, o mesmo sentira a grande diferença em uma pesquisa realizada através de um teclado ou pesquisar em um livro(que não e menos importante), mas não possui a velocidade  da tecnologia. Incluir digitalmente não e somente apresentar como usar a ferramenta, mas também, a forma correta de sua utilização dentro ou fora da escola, à ampliação da informatização da tecnologia vai além das paredes das escolas, as mudanças são reais  não somente para o setor pedagógico mas como também para uso da vida cotidiana, que seja pagar uma conta de luz, agua ou ate mesmo realizar uma vídeo chamada com alguém que mora no Japão.

A inclusão digital deve ser tratada atualmente como uma ordenação do conhecimento inserido através da tecnologia que avança a passos largos, a escola tem como base ser a pioneira em realizar essa inclusão, para que o uso da ferramenta seja desperta em cada aluno com seu consciente ativo para agregar valores de conhecimento, não somente uma ferramenta de diversão ou passa tempo. Essa consciência vai além do ser inserido informaticamente, vai além, a saber, como entrar ou sair de algum aplicativo, essa inclusão se torna mais real quando adquirimos o verdadeiro papel dela em nossas vidas, pois, somos norteadores de saberes, temos que cumprir o papel de desempenhar e influenciar positivamente através de ensinamentos para nossos alunos. O professor, a escola, a equipe pedagógica o estado tem que se tornar materializado dentro da realidade virtual que esta a ferramenta tecnológica juntamente com a inclusão do aluno no mundo da internet.  

Quando falamos dessa tal inclusão colocamos o aluno no papel de transformação juntamente como caminha o mundo atualmente, dando-lhe o conhecimento necessário e o caminho correto para ser percorrido. Mostrando que esse caminhar não existe mais a separação entre aprender a conduzir uma maquina que propicia toda a tecnologia disponível seja na palma de sua mão ou ate mesmo nas pontas de seus dedos em um computador.

Dentro dessa formula existe vários elementos para que seja alcançado o objetivo final, um deles de grande importância e a escola com seu papel na vida de cada um dos seus integrantes, essa responsabilidade dentro do ambiente escolar deve ser desempenhada para que o aluno não venha ser prejudicado pela falta desse conhecimento através do uso correto da internet. O projeto do LIED e uma marca expressiva dentro da maneira que se faz chegar a esse aluno a informação da importância de ser inserido dentro desse mundo digital, a secretaria da Educação de Águia Branca desempenha esse papel para que o aprendizado se acople nos ambientes escolares nas instituições de ensino publica dessa município.

 

JUSTIFICATIVA:

A necessidade da interação da realidade virtual dentro do processo de ensino e aprendizagem demonstrando o avanço tecnológico dentro de sala de aula como uma ferramenta eficaz e colaborativa, proporcionando agilidade, diversas possibilidade em adquirir conhecimento, ampliando o mundo tecnológico, incentivando profissões ligadas diretamente ao mundo tecnológico, capacitar e aprimorar o uso da internet como ferramenta de trabalho. Focar no aluno e despertar sua inteligência tecnológica e realizar o reconhecimento como autor da sua própria capacitação como ser em seu espaço e tempo.

OBJETIVO GERAL: 

Acessibilidade efetiva e concreta dentro dos meios de comunicação gerando desenvolvimento cognitivo e levando essa acessibilidade aos meios sociais para que se acrescente a otimozacao do saber.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Acessibilidade as informações novas da tecnologia
  • Inclusão tecnológica efetiva
  • Uso da ferramenta tecnológica dentro do ensino-aprendizagem
  • Desenvolvimento de projetos voltados para inclusão tecnológica
  • Desenvolver a utilização do ambiente de informatização das áreas escolares
  •  Ampliação de nível escolar e tecnológico
  • Rendimento escolar
  • Baixa na evasão escolar
  • Oportunidade de formação tecnológica dentro do mercado de trabalho
  • Oferecer amplitude dentro do desenvolvimento escolar
  • Formação com recursos viáveis e familiarização com as novas tecnologias

METODOLOGIA:

Planos de aulas elaborados dentro da perspectiva de aprimorar o conhecimento do uso da tecnologia consciente, com aulas interdisciplinares e conteúdos curriculares, levando a forma pratica e objetiva para dentro das salas de informática e de aula dentro das instituições educacionais municipais.

NORMAS GERAIS DE UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA:

A equipe da escola deve ter conhecimento das orientações do funcionamento do Laboratório de Informática Educativa de sua Escola (LIED).

  • A permanência dos estudantes na sala de informática só é permitida durante a aula e com a presença do Docente ou com o professor mediador do Laboratório de Informática.  
  • Os LIEDs não podem ser utilizados como sala de recurso, sala de vídeo, sala de apresentação de slides e nem como sala de aula;
  • Todos os utilizadores devem usar a sala de informática com civismo, no sentido de organização e disciplina, e devem ajudar a preservar os equipamentos, a sala e um bom ambiente de trabalho, mantendo a sala limpa e arrumada, não deixando lixo em cima das mesas ou no chão.  
  • Não é permitido consumir alimentos e bebidas na sala de informática. 
  • É obrigatório respeitar o direito de trabalho dos outros utilizadores, evitando fazer barulho.
  • Não é permitido alterar a posição dos equipamentos ou do mobiliário. 
  • A sala de informática deve ser exclusivamente utilizada para fins pedagógicos e científicos, no âmbito das atividades da Escola, portanto só é permitido acessar a páginas que estejam diretamente relacionadas com o objeto de conhecimento da aula.
  • Não é permitido efetuar Download de arquivos que não estejam relacionados com as atividades pedagógicas. 
  • É proibido retirar da sala de informática qualquer recurso, bem como ligar, equipamentos próprios (ex. HD externos, celulares, pen-drive, etc.) a equipamentos da sala de informática, sem autorização prévia.
  • Não é permitido alterar, gravar ou apagar quaisquer arquivos ou configuração de hardware ou de software dos equipamentos de informática, bem como instalar qualquer tipo de software nos computadores.
  • Não é permitida a utilização da impressora sem autorização da direção da escola. 
  • O utilizador deve ter o cuidado de desligar o respectivo computador e monitor no final de cada sessão. 

FUNÇÃO DO MEDIADOR DE INFORMÁTICA

Para ser professor mediador não necessita ser pedagogo, mas que tenha um envolvimento com o processo educativo.

O Mediador de informática deve:

  • Possuir conhecimentos sobre os mais variados programas disponíveis em um computador;
  • Conhecer a Proposta Político Pedagógica da Escola;
  • Ter uma visão abrangente dos conteúdos disciplinares e estar atento aos projetos pedagógicos das diversas áreas, verificando sua contribuição;
  • Ter uma visão geral do processo e estar receptível para as devidas interferências nele, bem como a situações sociais que possam ocorrer;
  • Cuidar para que professor e estudante entendam que o Laboratório de Informática deve ser extensão de sua sala de aula e que aula deve ser ministrada pelo professor e não por uma terceira pessoa;
  • Informa-se no mínimo com um dia de antecedência sobre o tipo de atividade que o professor realizará para identificar o programa a ser utilizado e para que o espaço esteja preparado quando os estudantes se encaminharem ao LIED
  • Planejar juntamente com o professor as Atividades que serão desenvolvidas no LIED e manter o Cronograma de Atendimento em dia, enviar uma cópia ao coordenador Pedagógico do LIED (SEMEC) e arquivar outra na escola, ambas carimbadas (carimbo da escola), assinadas pelo professor mediador e Diretor/Pedagogo da escola;
  • Auxiliar os estudantes nas descobertas dos programas do computador;
  • Participar ativamente das normas de funcionamento do laboratório e orientar estudantes e professores sobre essas normas;
  • Organizar os arquivos do computador por pasta do turno, da turma e do aluno, fazer limpeza das pastas do seu turno e excluir arquivos desnecessários, evitando que as máquinas fiquem pesadas;
  • Manter os computadores limpos e preservados de danificação;
  • Manter em dia o controle de quantos computadores, impressoras e outros a escola possui no LIED;
  • Se dispor juntamente com os demais a montar tecnologias necessárias para encontros, reuniões da Escola, bem como assessorar o uso da mesma;
  • Atualizar ou criar, com autorização da direção/professores/pedagogos e pais, no início do ano e ao final de cada trimestre páginas (Blogs, Faceboock, Instagram e outros) e desenvolver publicações (jornalzinho, folder) que divulguem o trabalho da escola;
  • Registrar através de fotos momentos importantes de atividades dos alunos no LIED, em seminários, projetos, e outros ou pedir a outro profissional de sua confiança que o faça quando não puder estar presente, arquivando no computador ou em pen-drive para serem usadas em relatórios, redes sociais, exposições e outros;
  • Participar de reuniões, encontros, cursos e capacitações a qual forem convocados e os relacionados à mídia na educação;
  • Acompanhar a pesquisa individual dos estudantes ou comunidade, ou seja, essa pesquisa deve ser planejada no horário em que o mediador atende.

NORMAS DE UTILIZAÇÃO DOS LABORATÓRIOS PELOS PROFESSORES:

  • As reservas e planejamento de horário do LIED devem ser feitas com antecedência junto ao professor mediador em pasta organizada na sala dos professores, para que não haja coincidência de agendamento, podendo optar por horário fixo;
  • O professor mediador é responsável pelo bom funcionamento do laboratório, no entanto, é de total responsabilidade do professor as atividades direcionadas aos estudantes, podendo o professor mediador orientar no programa ou aplicativo que melhor se adéquam a atividade.
  • Durante as aulas, é de responsabilidade do professor zelar para que as regras do laboratório sejam cumpridas;
  • O professor que necessitar instalar algum arquivo ou software, deve encaminhar ao laboratório o pen-drive ou CDROM, com um dia de antecedência;
  • É vedado ao professor a possibilidade de encaminhar estudante ao LIED sem direcionamento de atividade e acompanhamento da mesma.
  • O professor deve informar na ficha de atendimento do LIED o objeto de conhecimento, habilidade e recurso a ser utilizado na aula para arquivamento e quando for trabalhar com pesquisas, deve sugerir sites sobre o assunto ao estudante.
  •  O LIED pode ser utilizado por qualquer professor de qualquer ano escolar, mesmo o professor mediador não estando presente, desde que este tenha segurança e seja responsável pelo que esteja fazendo.
  • Todos os professores devem fazer uso do LIED, uma vez que o estudante tem direito a essa ferramenta na construção de sua aprendizagem.

AVALIAÇÃO: 

A avaliação será contínua através de observações feitas a partir do desenvolvimento e participação ativa nas atividades, trabalhos individuais e coletivos, podendo ser convertido em nota e relatório final, descrito pelo mediador e com assinatura de todos os envolvidos nas atividades, carimbado e  encaminhado à SEMEC.

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