TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica Sobre: A História da Computação

Por:   •  28/8/2018  •  Resenha  •  877 Palavras (4 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 4

Nome: Félix de Souza Oliveira Almeida  

Disciplina: Introdução à História e Conceitos da Computação

Professor: Carlos Alexandre Silva dos Santos

Resenha Crítica sobre a história da computação

Pré-História: Nesse período, mesmo que o ser humano não tivesse descoberto a eletricidade (muitas pessoas ligam o termo tecnologia a eletrônicos), não quer dizer que não tenham sido criadas tecnologias para facilitar tarefas.

Na idade da pedra, o ser humano vivia em grupos, sempre se deslocando atrás de comida e abrigo. Descobriu o uso de ossos e pedras para fabricação de ferramentas para auxiliar na caça e pesca. Descobriu o fogo e aprendeu a utilizar a seu favor, cozinhando os alimentos, se aquecendo para fugir do frio, espantando animais, e iluminando o ambiente durante a noite. O ser humano foi se desenvolvendo e fazendo novas descobertas, para fazer as primeiras contagens, utilizou-se as mãos, dando origem ao sistema decimal. Porém muito limitado. Como os cálculos, foram aumentando de tamanho, o ser humano mais uma vez usou sua criatividade e inteligência e criou uma ferramenta para auxiliá-lo: surgindo assim o ábaco.

Calculadoras Mecânicas: O desenvolvimento da lógica matemática, conduziu o ser humano à busca de mecanização do raciocínio.

Nos primeiros passos em direção a construção de um dispositivo para cálculo, temos como referência o francês Blaise Pascal (1623 – 1662). Seu pai era contador e precisava de ajuda para realizar cálculos mais avançados, então Pascal motivou-se e construiu a “La Pascaline”, que era capaz de realizar operações de adição e subtração.

Leibniz aprimorou as calculadoras mecânicas introduzindo as multiplicações e divisões, mas não de forma direta, pois fazia através de  sucessivas adições e subtrações. As calculadoras mecânicas apesar de inovadoras, eram suscetíveis a muitos erros.

O grande salto veio com a criação do cartão perfurado. Jacquard aperfeiçoou os teares automáticos com a programação automática através dos cartões. Com o uso desses cartões era possível criar desenhos com o tecido, definindo quais fios serão traçados, essa sequência daria forma ao desenho, para um humano esse processo seria repetitivo. O sistema de cartões permitia ao tear produzir o padrão desejado.

A principal evolução aconteceu na criação da máquina Analítica (criada por Ada Lovelace e o Charles Babbage, que definiu os conceitos básicos de computador: módulos de armazenamento (memória), unidade operadora (com 4 operações), entrada e saída de dados (cartões perfurados), seqüência de instruções (programa).

As calculadoras mecânicas tiveram sua contribuição, mas não atendiam todas as necessidades humanas, fazendo assim com que matemáticos e físicos procurassem aprimorar  cada vez mais esses dispositivos.

Surgimento da eletrônica:  No séc XX surgiram os computadores eletrônicos, tendo como grande incentivo a segunda guerra mundial.

1º geração de computadores (1930 - 1958): Nesta época surgiram vários computadores, mas podemos dar destaque para o ENIAC, criado no ano de 1946 e considerado o primeiro computador eletrônico. Essa definição deve-se ao fato de que o ENIAC não precisava de movimentações de peças manuais, a entrada de dados era feita pelo painel de controle. A dimensão desta máquina era como um andar de um prédio, com 25 metros de comprimento e 5 metros de altura, pesando incríveis 30 toneladas, os primeiros computadores, utilizavam o sistema de válvulas, tinham grandes dimensões e utilizavam quilômetros de fios. O principal problema de funcionamento eram suas temperaturas elevadas e precisavam de um grande sistema de refrigeração, além de seu custo elevado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (91.6 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com