TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteamento

Resenha: Roteamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/6/2014  •  Resenha  •  971 Palavras (4 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 4

1-

• Comutação: mover pacotes da entrada do roteador para a saída

apropriada do roteador

• Roteamento: determinar a rota a ser seguida pelos pacotes desde a

origem até o destino

2-

a) Permitir que os datagramas sejam maiores que a MTU mínima da rede em uma interconexão significa que um datagrama nem sempre irá encaixar-se no quadro único de uma rede.

b) Limitar os datagramas para encaixar a menor MTU possível na interligação em redes torna a transferência ineficaz quando aqueles datagramas trafegam em uma rede que pode transportar quadros de tamanho maiores

3-

a) Ao usar a fragmentação estamos aumentando a probabilidade de perda de um datagrama inteiro, ou seja, caso um fragmento do datagrama seja perdido, todo o datagrama é descartado

b) Sim, existe um controle do tamanho da fragmentação. Quando um datagrama não é recebido por completo o campo COMPRIMENTO TOTAL, que deve ter o tamanho do datagrama original, não possuirá o mesmo tamanho pois houve a perda. Logo o datagrama é novamente enviado em seus fragmentos.

4-

O DHCP, Dynamic Host Configuration Protocol, é um protocolo de serviço TCP/IP que oferece configuração dinâmica de terminais, com concessão de endereços IP de host e outros parâmetros de configuração para clientes de rede.

Resumidamente, o DHCP opera da seguinte forma:

* Um cliente envia um pacote UDP em broadcast (destinado a todas as máquinas) com um pedido DHCP

* Os servidores DHCP que capturarem este pacote irão responder (se o cliente se enquadrar numa série de critérios — ver abaixo) com um pacote com configurações onde constará, pelo menos, um endereço IP, uma máscara de rede e outros dados opcionais, como o gateway, servidores de DNS, etc.

O DHCP usa um modelo cliente-servidor, no qual o servidor DHCP mantém o gerenciamento centralizado dos endereços IP usados na rede.

NAT - Em redes de computadores, NAT, Network Address Translation, também conhecido como masquerading é uma técnica que consiste em reescrever, utilizando-se de uma tabela hash, os endereços IP de origem de um pacote que passam por um router ou firewall de maneira que um computador de uma rede interna tenha acesso ao exterior ou Rede Mundial de Computadores

ICMP - sigla para o inglês Internet Control Message Protocol, é um protocolo integrante do Protocolo IP, definido pelo RFC 792, e utilizado para fornecer relatórios de erros à fonte original. Qualquer computador que utilize IP precisa aceitar as mensagens ICMP e alterar o seu comportamento de acordo com o erro relatado. Os gateways devem estar programados para enviar mensagens ICMP quando receberem datagramas que provoquem algum erro.

As mensagens ICMP geralmente são enviadas automaticamente em uma das seguintes situações:

Um pacote IP não consegue chegar ao seu destino (i.e. Tempo de vida do pacote expirado)

O Gateway não consegue retransmitir os pacotes na frequência adequada (i.e. Gateway congestionado)

O Roteador ou Encaminhador indica uma rota melhor para a máquina a enviar pacotes.

5-

Roteamento: determina a rota que os pacotes seguirão, da origem até o destino.

Repasse: move os pacotes da entrada do roteador para a saída apropriada do roteador.

As definições das rotas feitas pelo algoritmo de roteamento configuram as tabelas de repasse de cada roteador.

6-

Não, quem possui IP é o enlace do hospedeiro. Para enviar datagramas, o hospedeiro/roteador faz através do enlace (a fronteira entre o enlace e o hospedeiro chama-se interface). Atransferência de datagramas entre interfaces se dá por causa de suas identificações, seus números de IP. Por isso, cada interface tem um número de IP. O IP possui 32 bits, assim é possível criar 2³² endereços de IP.

7-

Imagina-se um futuro onde a computação será ubiqua... A tecnologia estará presente em vários dispositivos hoje não inteligentes, que serão capazes de interagir autonomamente entre si - computadores invisíveis interligados à Internet, embutidos nos objetos usados no dia a dia - tornando a vida ainda mais líquida. Pode-se imaginar eletrodomésticos conectados, automóveis, edifícios inteligentes, equipamentos de monitoramento médico, etc. Dezenas, talvez mesmo centenas ou milhares de equipamentos estarão conectados em cada residência e escritório... O IPv6, com endereços abundantes, fixos, válidos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com