TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Eletrofloculação Aplicada Ao Tratamento De Efluentes Da Indústria Têxtil

Por:   •  21/5/2023  •  Relatório de pesquisa  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 3

ELETROFLOCULAÇÃO APLICADA AO TRATAMENTO DE EFLUENTES DA INDÚSTRIA TÊXTIL

  1. INTRODUÇÃO

Dentro das possibilidades de tratamento de efluente da indústria têxtil, há uma variedade de processos que podem atender às necessidades de cada setor. Entre os processos mais utilizados encontra-se a eletrofloculação. Essa técnica pode ser considerada complexa por envolver vários fenômenos físico-químicos e pela estabilidade dos compostos formados no processo, mas tem sido adotada com maior frequência no ambiente industrial devido a simplicidade de operação e aplicação em diversos tipos de efluentes.

De forma resumida, trata-se de um método de caráter eletroquímico baseado na produção de gás hidrogênio e hidroxila na região catódica e liberação de íons metálicos na região anódica, pela ação de corrente elétrica aplicada. Usualmente são empregados eletrodos de ferro e alumínio neste processo. Considerando eletrodos metálicos de alumínio as seguintes reações seriam obtidas:

*escrever reação*

  1. OBJETIVO

Avaliar a remoção de corante de uma solução de oriunda da indústria têxtil pelo método da eletrofloculação, utilizando a técnica de espectrofotometria como meio de quantificação do corante no sistema.

  1. METODOLOGIA

Inicialmente uma solução aquosa de 200 mg/L de corante azul foi preparada. A partir desta solução mãe foram preparadas mais quatro soluções com diferentes concentrações: 10 mg/L, 16 mg/L, 40 mg/L e 100 mg/L. Juntamente com uma parte da solução mãe, estas diluições foram analisadas em espectrofotômetro, em um comprimento de onda de 580 nm, a fim de se construir uma curva analítica que relacione a absorbância com a concentração do corante.

Concomitantemente a esta etapa, o sistema para eletrofloculação foi montado. Os eletrodos foram presos a uma barra, com 2 espaçadores entre as placas de alumínio. Este foram imersos na cuba eletrolítica contendo um volume da solução mãe suficiente que cobrisse cerca 70% das placas. Os eletrodos foram conectados a fonte de energia e uma corrente de 100mA foi aplicada sobre eles por 30 min. Ao final a solução foi deixada em repouso para decantar por 24h e sua absorbância foi lida em espectrofotômetro no mesmo comprimento de onda citado anteriormente.

  1. RESULTADOS

Inicialmente, a partir dos valores de absorbância obtidos para as diferentes concentrações das soluções foi construído a tabela a seguir:

Tabela 1: dados de concentração e absorbância para construção da curva de calibração

Comprimento de onda: 580 nm

Concentração (mg/L)

ABS

10

0,029

16

0,037

40

0,048

100

0,071

200

0,106

200 (cuba eletrolítica)

0,010

 

A partir dos valores apresentados acima um gráfico com a curva de calibração para o corante utilizado foi construído, utilizando os pontos de 10 mg/L a 200 mg/L. A absorbância medida na solução da cuba eletrolítica foi utilizada para o cálculo do fator de remoção após o processo eletrolítico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (98 Kb)   docx (565.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com