TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Laboratório De Química Inorgânica

Por:   •  14/8/2023  •  Relatório de pesquisa  •  857 Palavras (4 Páginas)  •  52 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ

LABORATÓRIO DE QUÍMICA ORGÂNICA E INORGÂNICA

CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA

DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE QUÍMICA INORGÂNICA

EXPERIMENTO Nº 01

REAÇÕES INORGÂNICAS I

Objetivo:

Realizar várias reações químicas em tubos de ensaios a fim de identificar e classificar os diferentes tipos de reações da Química Inorgânica.

Fundamentos Teóricos:

A forma pela qual as espécies químicas se convertem em outras substâncias diferentes é chamada de reação química. As espécies originais são chamadas reagentes e as que resultam após a reação são denominadas como produtos.

Numa reação de síntese, partimos de mais de um reagente e obtemos um único produto. Na reação de decomposição, obtemos mais de um produto a partir de um único reagente.

Em reações de simples troca ou deslocamento, uma substância simples reage com uma substância composta, deslocando desta última uma nova substância simples.

Nas reações de dupla troca, dois reagentes permutam seus íons ou radicais entre si, dando origem a dois novos compostos.

Nas reações de oxi-redução ocorre troca de elétrons entre as espécies reagentes. As espécies que doam elétrons são redutoras e as que recebem elétrons são oxidantes.

Em muitas reações químicas há desprendimento de calor: são reações exotérmicas e, quando calor é absorvido, a reação é endotérmica.

É através das reações e equações que o químico confirma as transformações químicas que ocorrem com as substâncias do ponto de vista macroscópico, em que se destacam as chamadas “evidências das reações químicas”, nas quais são observadas: mudanças de colorações, formação de precipitados, desprendimentos de gases e alterações de temperatura, entre outros.

PROCEDIMENTO

  1. Use uma estante de suporte contendo tubos de ensaios limpos e secos, marcados convenientemente com as letras A, B, C, D, E, F, G, H, I, J e K etc.
  2. No tubo A, acrescente 5mL de solução de HCl-0,1N e junte algumas gotas do indicador alaranjado de metila. Observe e anote.
  3. No tubo B, acrescente 5mL de solução de NaOH-0,1N e junte algumas gotas do indicador solução alcoólica de fenolftaleína a 1%. Observe e anote.
  4. Em seguida ao mesmo tubo B, adicione a gotas da solução de HCl-0,1N até o deslocamento da solução. Observe e tire as suas conclusões.
  5. No tubo C, acrescente 5mL de solução de NaHCO3-0,5N juntamente com algumas gotas da solução de fenolftaleína e, em seguida, vá acrescentando gotas de solução de HCl-0,1N. Observe e anote.
  6. No tubo D, misture 2,5 mL de solução de NaCl-0,1N e 2,5mL de solução de AgNO3-0,1N. Observe e anote.
  7. No tubo E, acrescente 2mL de solução de Tioacetamida a 1%, juntamente com 1mL de solução de HCl-3N e 2mL de solução de NaOH-3N, por fim adicione 1mL de Pb(CH3COO)2-0,1N. Observe as reações e anote.
  8. Em um tubo F, coloque 5 mL de solução de FeCl3-0,1N e, em seguida, adicione 1 mL de solução de NaOH a 10%. Verificar se houver formação de um precipitado, caso contrário, adicione um pouco mais de base. Observe e tire as conclusões.
  9. No tubo G, misture 5mL de solução de FeCl3-0,1N com 5mL de solução de NH4SCN-0,1N. Observe e tire as conclusões.
  10. No tubo H, misture 5mL de solução de FeCl3-0,1N com 5mL de uma solução de K4[Fe(CN)6]-0,1N. Observe e tire as conclusões.
  11. Colocar em um béquer, cerca de 0,5g de CaCO3. Adicionar algumas gotas de solução HCl-1N. Observe e tire as conclusões.
  12. Adicionar a um tubo I medidos em pipeta, 5mL de solução de AgNO3-0,1N. Em seguida, imergir 1cm de um fio de cobre. Continuar o procedimento e observar após dez minutos. Tire as conclusões.
  13. Coloque no tubo J cerca de 5mL de solução CuSO4-0,1N e introduza uma pequena porção de palha de aço (bombril), de forma que ela fique totalmente imersa na solução. Observar após dez minutos e anote o que ocorre.
  14. Tome um pequeno fragmento (fio ou aparas) de magnésio seguro por uma pinça-tesoura (não use pinça de madeira) e leve à chama do bico de gás. (Muito cuidado ao observar a luz emitida que pode prejudicar a vista). Em seguida, recolha o produto em uma cápsula de porcelana e adicione 10mL de água destilada agitando com bastão de vidro para homogeneizar. Adicione duas gotas de fenolftaleína. Observe e tire as conclusões.

RESÍDUOS QUÍMICOS GERADOS NESTE EXPERIMENTO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (127.6 Kb)   docx (39.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com