TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Física

Por:   •  22/10/2016  •  Resenha  •  623 Palavras (3 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 3

Cosmos foi é uma série televisiv produzida por Crls Sagan e sua esposa An Druyan, na década de 80, divida em 14 episódios com cerca de uma hora de duração.  A série é de conteúdo científico assustoramente acessível a qualquer pessoa interessada em adquirir conhecimentos de química, física e biologia. A série continua bastante atual, mesmo com diferença de aproximadamente 36 anos, sendo possível aplicar os exemplos e conteúdos apresentados nos dias atuais de forma concisa e coerente.  

No episódio em questão, "The lives of stars", Carls Sangan examina o ciclo de vida das estrelas, desde as sua criações até as suas mortes, mostrando como este ciclo contibuiu (e ainda contribui) na formaçãp e na vida do nosso planeta, além de nos mostrar a beleza de todo processo.

Primeiramente Sagan nos introduz ao episódio falando sobre os conceitos de formação e estrutura da matéria, a começar pelo átomo. Inicialmente fala-se dos elétrons: um átomo é cercado por uma nuvem de elétrons, que são carregados eletricamente e determinam as propriedades químicas deste átomo. Apresenta-se depois o conceito de núcleo do átomo, formado por dois tipos de partículas: os prótons e nêutrons, que concentram a maior parte da massa de um átomo, ainda que sendo muito menor, comparada a sua eletrosfera. Sendo assim, a maior parte dos átomos é composta por vazios. Então são apresentados os elementos químicos, 92 no total, naquela época, alguns como o prórios Sagan classifica: comuns, essenciais à vida e incomuns.

Portanto, temos que a formação e a estrutura da matéria são ambas vindas das partículas elementares: os eletróns, prótons e nêutrons, agrupados em padrões químos diferentes, formam todos os elementos químicos que conhecemos.  Falando da natureza dessas partículas elementares, é introduzido o conceito de carga elétrica, justificando como tais particulas interagem entre si e se mantém unidas, sendo o neutron: eletricamente neutro, o próton: possui carga elétrica positiva e o elétron: possui carga elétrica negativa, sendo essas duas últimas de mesmo módulo. Sendo um átomo neutro, o seu número de elétrons na nuvem, é igual ao seu número de prótons no núcleo.

Logo, surge a discussão sobre força nuclear, pois em átomos em que a quantidade de prótons  é superior a 1, existe uma força repulsiva, pois sabe-se que cargas elétricas iguais se repelem, desse modo Sagan faz o seguinte questionamento: "então, por que o núcleo se mantém unido?". Daí, temos a resposta: o núcleo não se despedaça devido a uma força de interação diferente da força da gravidade e da eletricidade, ou seja, a força nuclear. A força nuclear pode superar a repulsão elétrica dos prótons, e essa força é gerada através dos nêutrons, que agem como uma verdadeira cola, mantendo todas as partículas do núcleo unidas.

Indagações sobre como os diferentes tipos de elementos presentes na natureza foram fomados, introduzem ao conteúdo do título desde episódio. Sagan nos afirma que 99.99% do universo é composto por hidrogênio e hélio, os dois elementos mais simples. Esses dois elementos em altas temperaturas, podem "evoluir" para outros elementos químicos, e essas temperaturas são comuns na natureza, no interior das estrelas mais especificamente, onde átomos de hidrogênio se chocam, produzindo atómos de hélio e luz, sendo este o porquê das estrelas brilharem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (47.6 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com