Geografia / FILME ADEUS, LÊNIN!

FILME ADEUS, LÊNIN!

Pesquisas Acadêmicas: FILME ADEUS, LÊNIN!
Buscar 155.000+ Trabalhos e Grátis Artigos

Enviado por:  Willio05  05 setembro 2013
Tags: 
Palavras: 1537   |   Páginas: 7
Visualizações: 75

GEOGRAFIA E CINEMA: UMA ANÁLISE DO ESPAÇO GEOGRÁFICO NO

FILME ADEUS, LÊNIN!

GEOGRAPHY AND CINEMA: AN ANALYSIS OF THE GEOGRAPHICAL

SPACE IN THE MOVIE GOOD BYE, LENIN!

Gabriela Laurito Boer, Prof. Dr. Nelson Rodrigo Pedon

Campus de Ourinhos – Faculdade de Geografia/UNESP – Geografia - gabrielaboer@hotmail.com

Palavras-Chave: Geografia; Cinema; Adeus, Lênin!

Keywords: Geography; Cinema; Good Bye, Lenin!

1. INTRODUÇÃO

A relação entre Geografia e Cinema ainda constitui um desafio para muitos pesquisadores de

ambas as áreas. A partir do artigo de Maria Helena Braga e Vaz da Costa, “Geografia Cultural e

Cinema: práticas, teorias e métodos”, que integra o livro organizado por Roberto Lobato Côrrea e

Zeny Rosendahl, “Geografia: temas sobre cultura e espaço”, pretende-se analisar, neste resumo,

como o espaço é representado no filme Adeus, Lênin! (Good Bye, Lenin!; 2003, Alemanha; direção:

Wolfgang Becker).

Este escrito é parte do Trabalho de Conclusão de Curso da autora que deseja discutir como a

imagem cinematográfica representa o espaço geográfico, quais são os elementos que tornam o

cinema tão fascinante e confiável quanto ao seu discurso, narrativa e conjunto de imagens.

2. OBJETIVOS

O objetivo deste resumo é identificar no filme Adeus, Lênin! (Good Bye, Lenin!; 2003,

Alemanha; direção: Wolfgang Becker) elementos da representação do espaço fílmico que remetem

ao espaço real, geográfico e seus significados, o discurso que carregam e como contribuem para

construir a narrativa do filme.

3. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Para elaborar este resumo foi necessária a leitura do texto de Maria Helena Braga e Vaz da

Costa, “Geografia Cultural e Cinema: práticas, teorias e métodos”, no qual é realizada uma

discussão acerca de procedimentos metodológicos para análise fílmica a partir de elementos

presentes nos filmes, que seriam: o cineasta, a estrutura fílmica, as locações, o “trabalho” da câmera

cinematográfica, o som, a intertextualidade e a recepção, ou s

eja, os espectadores. Para analisar a

Berlim representada no filme aqui trabalhado, será considerada a estrutura fílmica, para isso

tentaremos responder algumas questões, por exemplo: o que realmente acontece no filme? Sobre o

que ele trata? Como o filme começa? Como as personagens e as locações são introduzidas? Como o

filme termina? (COSTA, 2005, pp. 58 e 59)

Ao analisar o filme tentaremos responder estas perguntas e nos aprofundarmos na Berlim

que foi construída através de imagens pelo diretor Wolfgang Becker.

4. RESULTADOS E DISCUSSÕES

Para dar início, começaremos com a sinopse, a trama do filme. A película alemã traz a

história da Sra. Christiane Kerner (Katrin Sass), socialista fervorosa que vê o filho Alexander

(Daniel Brühl) em uma passeata contra o regime vigente e sofre um ataque cardíaco, ficando em

coma por oito meses. Quando acorda, o médico aconselha o filho a evitar que ela passe por fortes

emoções ou pode não resistir à recuperação. Porém, o muro de Berlim j ...



Cadastre-se no TrabalhosGratuitos

Cadastre-se no TrabalhosGratuitos - buscar 155.000+ trabalhos e monografias


Google+