História / Preconceito Racial Na Sala De Aula

Preconceito Racial Na Sala De Aula

Casos: Preconceito Racial Na Sala De Aula
Buscar 155.000+ Trabalhos e Grátis Artigos

Enviado por:  Paulo  28 dezembro 2011
Tags: 
Palavras: 3204   |   Páginas: 13
Visualizações: 223

...

ntidade negra. Muitas vezes de maneira disfarçada ou nem tanto. Se fosse feito uma reflexão sobre a nossa história, onde o negro brasileiro se encontra hoje na sociedade atual. Será que realmente existem condições iguais para negros e brancos. A população negra do Brasil é quase que a metade de toda a população brasileira, e por que será que existe tanta disparidade entre negros e brancos.

Os negros foram arrancados de seu continente, e jogado aqui no Brasil, para trabalharem como escravos, como se fossem animais, sem história, sem passado. Os traficantes de negros não se importaram se tinham ou não família. Eles eram caçados e capturados e jogados no porão dos navios chamados “Negreiros”. Muitos não resistiam à viagem e morriam pelo caminho, porem os que tinham a sorte ou azar de sobreviver tinha uma realidade muito triste. Eram forçados a trabalhar de sol a sol, sem direito a nada.

Passaram mais de cem anos do fim da escravidão no Brasil, porem a sequelas deixadas pela escravidão foi muito profundo e ainda sangra na história de nosso país. O sangue derramado pelos negros construíram a história deste país. Porem a eles não é dado nenhum papel de destaque e muito menos de heróis.

As crianças negras e brancas e de outras etnias, só conhecem a historia dos negros a partir da escravidão. Muitas acreditam que o negro só passou a existir a partir do momento que foram escravizados e forçados a trabalhar aqui no Brasil. Não sabe quanto é tão rica a história cultura do povo, africano. O herói negro que a criança conhece é o “Zumbi”, mas que gostaria de ser comparado a um zumbi que anda vagando pela noite assustando as pessoas.

Lopes (2005, P.102) diz “Geralmente, quando personagens negros entram nas histórias aparecem vinculados à escravidão”.

O resgate da história do negro, e um resgate a própria história da formação da sociedade brasileira. A importância de se trabalhar em sala de aula este tema irá desmistificar e valorizar a cultura negra, com isto os próprios neg

ros passarão a se aceitar mais, ou seja, a valorização da identidade negra e importante para reconstruir a identidade do povo negro com vista a seu crescimento.

TEMA: Preconceito Racial na Sala de Aula

PROBLEMATIZAÇÃO:

Como desconstruir o preconceito racial com a etnia negra na escola e reconstruir identidades em relação a criança de etnia negra na educação infantil e séries iniciais?

OBJETIVO GERAL

Analisar como é trabalhada a questão do racismo na educação infantil e séries iniciais entre professores e alunos e entre os próprios alunos.

OBJETIVO ESPECÍFICO

* Verificar a existência do racismo no Brasil e a necessidade de valorização e respeito aos negros e à cultura africana.

* Conhecer como é trabalhado em sala de aula as questões relacionadas ao preconceito entre o negro e os brancos.

* Caracterizar a identidade da criança negra frente a sua cultura e a de seus antepassados como resgate e valorização de sua história, com vista a sua auto-afirmação.

JUSTIFICATIVA

No ...



Cadastre-se no TrabalhosGratuitos

Cadastre-se no TrabalhosGratuitos - buscar 155.000+ trabalhos e monografias