A Abordagem Sistemica Caso GVT
Por: luaxdr • 1/4/2021 • Resenha • 882 Palavras (4 Páginas) • 192 Visualizações
UFF - Universidade Federal Fluminense
Curso de Graduação Desenho Industrial
Administração Aplicada à Engenharia – 2020.1
Prof.: Luiz Brasil
Aluna: Luiza Alexander
Resenha sobre o artigo “Abordagem sistêmica para integração entre sistemas de informação e sua importância à gestão da operação: análise do caso GVT”
O texto analisa o caso de uma empresa brasileira de telecomunicações, a GVT, no que diz respeito à aplicação de recursos de tecnologia da informação.
O autor inicia o artigo constatando o largo crescimento de sistemas de informação computadorizados (SI) nas organizações e a necessidade contemporânea de possuir integrações eficazes entre os mesmos, para operações colaborativas dos ambientes de negócios. Essa nova demanda incentivou a indústria de TI a desenvolver novos conceitos, técnicas e softwares, com foco na questão da integração entre SIs.
A seguir, é exposto alguns desafios dessa integração na prática nas corporações. Como o mercado de SI cresce cada vez mais, junto dele crescem os portfólios qualificados e as áreas dentro de Sistemas de Informação. O primeiro grande desafio para o CIO é desenvolver um ambiente de comunicação que permita uma troca de dados eficaz entre os diversos SIs da organização, de forma que atenda à crescente demanda dos processos do negócio em tempo real.
O texto menciona uma das inovações desenvolvidas para tentar sanar a questão: a integração entre sistemas por meio de uma camada integradora, isto é, um ambiente lógico central no qual os sistemas colocam e recebem seus dados, de maneira que interajam entre si. Tal desafio tecnológico têm mobilizado os CIOs nos últimos anos, uma vez que a demanda por soluções de integração cresceu em função de movimentos operacionais e administrativos.
É apresentada também uma tabela onde os principais recursos utilizados para interação entre SIs são resumidos e classificados a partir de três mecanismos:
- Chamadas ou call interface
ex: interfaces de processamento transacional como CICS da IBM - Mensagens ou messaging
ex: sistemas de e-mail e produtos para workgroup, como Microsoft Outlook - Transferência entre arquivos ou data acess/file transfer
ex: extração da base de dados fonte
Uma comparação entre abordagem tradicional e abordagem sistemática é feita no artigo, uma vez que a sistemática utiliza de conceitos, profissionais, técnicas, ferramentas e etc. aglutinados em torno de uma só competência de integração dos sistemas (CCIS). Dessa maneira, este centro fica responsável pela administração do ambiente de integração e o gerenciamento contínuo e evolução de cada elemento são responsabilidades dele. Seguindo o mesmo assunto, o texto menciona alguns benefícios da abordagem sistêmica para a integração entre SIs, dividindo-os em declarações.
A seguir, começa um corte para analisar o caso da Global Village Telecom (GVT). Após uma pequena contextualização sobre a empresa, é ressaltado o reconhecimento da empresa sobre a importância estratégica da TI desde sua estruturação inicial. A arquitetura de SI funcional, eficaz e integrada foi proposta em outubro de 2000 e destacava diversos sistemas corporativos (sistema de gerência do relacionamento com cliente, sistema de faturamento, sistema de provisionamento, SI geográfica e sistema de gerenciamento de equipes). Tais sistemas são fortemente interdependentes logicamente, o que fez a equipe da GVT considerar tal solução com um componente de alto risco para o ambiente informacional. Após listá-los, é apresentado um novo assunto: o projeto de BPI da GVT.
...