TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Pessoas

Por:   •  19/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  712 Palavras (3 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: Governança e RSAE

Aluno: Guilherme Cavalcanti Sampaio Cabral

Professora: Carla Pasa Gómez

Análise Crítica

Uma verdade Inconveniente X Uma verdade mais que Inconveniente

O filme Uma Verdade Inconveniente levanta um tema que há alguns anos vem sendo muito discutido em todo o mundo, o aquecimento global. O principal foco do documentário são as mudanças climáticas em todo o planeta terra, as tempestades, furações, tufões, terremotos, inundações, secas, o derretimento das geleiras do Ártico, enfatizando assim, a crise global. O filme responsabiliza a população mundial pelas mudanças do clima, uma vez que o ser humano, esta enchendo a atmosfera de poluição. O tema é exposto como uma questão política, econômica, uma vez que, esta intrinsecamente ligada ao desenvolvimento industrial.

A veracidade com que o tema é tratado no documentário é capaz de remover qualquer dúvida de que as atividades humanas exercem influências na mudança do clima. Além de nos deixar alarmados com os consequentes desastres ambientais que já estamos vivenciando.

Segundo o documentário, que se baseia fortemente em pesquisas científicas, o aquecimento global é causado pela intensificação do efeito estufa que, por sua vez, é consequência do excesso da concentração de determinados gases na atmosfera, os chamados gases de efeito estufa, dentre eles o dióxido de carbono, o metano e o óxido nitroso. A principal fonte desses gases tem sido atribuída particularmente à queima de combustíveis fósseis e ao desmatamento.

Embora pesquisas científicas demonstrem claramente a correlação entre o aumento da concentração de dióxido de carbono na atmosfera e da temperatura, embora existam várias simulações do comportamento do clima através de modelagens computacionais, embora a ocorrência de eventos climáticos extremos esteja se intensificando, há ainda aqueles que questionam a veracidade de que o clima na terra está mudando e ignoram seus efeitos. Mesmo havendo um sólido consenso científico, afirmando a correlação entre o aumento da temperatura e a concentração de dióxido de carbono, muitos ainda resistem em acreditar que o homem seja o principal culpado.

Existe uma corrente que defende a teoria de que a terra está se aquecendo devido a causas naturais. Eles afirmam que mudanças climáticas periódicas ocorrem desde a origem da terra, com ou sem a interferência do homem como, por exemplo, as “Eras Glaciais”. E ainda, que o que estamos presenciando hoje são apenas flutuações cíclicas da natureza.

No documentário “uma verdade mais que inconveniente”, a linha de pensamento se altera, e põe como foco causador principal à pecuária, tema não explorado por Al Gore, possivelmente por questões políticas e de interesse pessoal.

A deputada Marianne Thieme afirma que 18% das emissões de gases no mundo, são causados pela pecuária, animais da fazenda. Todos os carros, tratores, caminhões, navios e aviões do mundo emitem menos gases do efeito estufa que a pecuária”. A deputada demonstrou também que a produção de metano, um gás –estufa é muito mais poderoso que o gás carbônico, além de abordar diversos fatores relativos à crueldade nas fazendas-fábrica, principalmente contra aves e o confinamento intensivo dos animais.

Opinião:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (45.7 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com