TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Oleosa de Soja

Por:   •  25/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  873 Palavras (4 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 4

O desafio proposto aborda a história da empresa Oleosa da Soja, a qual produz óleo e farelo de soja. Fica situada em um bairro na cidade de São Paulo, em um prédio alugado pelo valor de R$200.000,00 mensais.

Atualmente a empresa vem enfrentando problemas com a população vizinha, que elaboraram um movimento de protesto junto com a prefeitura da cidade solicitando a saída da industria do local, pois está enviável a convivência com a mesma, devido aos transtornos causados pelo barulho dos veículos que entram e saem a todo o momento e ainda pela produção de produtos com alto índice de periculosidade, onde o odor é uma ameaça a saúde, ele oferece riscos à população ao seu redor.

A empresa já possui uma fabrica no Rio de Janeiro, onde realiza o esmagamento da matéria prima do óleo. Mensalmente a Cia oleosa da soja extrai toneladas de óleo bruto, em Volta Redonda – RJ, acarretando um alto custo mensal de frete do Rio de Janeiro a São Paulo. Com base em toda a situação econômica e nos problemas apontados pela prefeitura e bairro vizinhos a diretoria da Oleosa da Soja reuniu-se com seus gerentes financeiros para estudar o caso e tomar providências. Por fim, chegaram à conclusão de que o melhor a fazer é comprar o terreno ao lado de sua fabrica no Rio de Janeiro e construir uma nova refinaria, e desativar a planta industrial que possui em São Paulo. Sendo assim, acabará com os problemas de uma só vez, os gerados à população local, e economizará em despesas com deslocamento do Rio de Janeiro a São Paulo e também com o custo com o aluguel do prédio de São Paulo.

Com tudo, o trabalho abordará o desenvolvimento e planejamento financeiro da indústria, com o objetivo de ajudar os diretores da Oleosa de Soja a tomarem uma decisão acertada sobre a possibilidade de mudança para o Rio de Janeiro, porque a empresa tem apenas o prazo de dois anos para efetivar a saída do local.

Para desenvolvimento deste estudo serão utilizadas como referência as disciplinas Matemática Financeira, Direito Empresarial e Tributário, e Direitos Humanos.

1. Reunião realizada entre prefeitura, associação de moradores e representantes da indústria oleosa de Soja.

Após protestos realizados pelos moradores do bairro solicitando intervenção e apoio da prefeitura da cidade, em relação aos danos que estão sendo causados para população vizinha da fabrica Oleosa de Soja, foi realizada e intermediada pela prefeitura em sua sede, uma reunião entre associação de moradores do bairro e representantes da indústria.

Iniciou-se a reunião com a palavra aos representantes da prefeitura, onde agradeceram e solicitaram a todos que estavam presentes compreensão, paciência e sabedoria, para que sejam atingidos todos os objetivos propostos por ambos, porque se almeja que todos saiam deste encontro beneficiados.

Após deu-se a vez aos representantes da associação dos moradores, que iniciaram salientando a imensa insatisfação que estão com todos os danos gerados pela indústria para a comunidade, as reclamações são as seguintes: o forte cheiro, o barulho constante, o aumento excessivo de transito e a desvalorização de seus imóveis.

O forte cheiro está gerando além de desconforto, problemas de saúde, o barulho constante acabou com a tranquilidade e afeta diretamente a qualidade de vida da comunidade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (63.7 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com