TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO

Por:   •  4/9/2016  •  Monografia  •  747 Palavras (3 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 3

        [pic 1]

Universidade de Caxias do Sul

MBA em Gestão Empresarial

Disciplina de Administração da Produção

Professor: Marcos Ricardo Pretto

Trabalho Final

15/12/2015

Alunos:

Márcio Marchetto

Eliézer da Rosa de Araujo

Samuel da Rocha Moreira

Geyson Farina Marin

Anderson de Lima

                

        O presente trabalho foi realizado com base na empresa Máquinas Sazi Ltda, esta é uma empresa localizada na cidade de Farroupilha e dividida em 2 unidades de negócio, sendo estes 2 segmentos bem distintos, um deles (Sazi Máquinas) é a fabricação de máquinas para a industria calçadista e a outra (Sazi Laser) que fabrica peças para montadoras de tratores, colheitadeiras, fabricantes de eletro eletrônicos e etc. Atualmente a empresa conta com aproximadamente 250 funcionários entre as 2 unidades.

        Abaixo segue imagens dos principais produtos da empresa na unidade de máquinas, sendo que para a unidade laser não será mostrado imagem dos produtos, devido a empresa ter uma política de confidencialidade com os clientes.

        FOTOS DOS PRINCIPAIS PRODUTOS

        Como pode ser vistos na imagem abaixo, no processo produtivo a empresa trabalha com o estoque elevado de matéria prima por se tratar de uma estratégia da empresa, devido à aquisição de alguns materiais, como o aço, componentes elétricos e pneumáticos, sem programação ser muito complicada. Nos processos produtivos de corta, dobra e solda a produção é empurrada, pois a pintura é o gargalo produtivo, desta forma o estoque que temos na frente do gargalo permite que o ele nunca pare por falta de peças. Enquanto que a montagem trabalha com programação puxada, ou seja, ela faz com que o gargalo pinte somente o que a linha irá consumir no dia de produção, com isso evitamos que o gargalo faça um esforço para pintar peças desnecessárias.

        Imagem do fluxo

        Para a previsão de vendas a área comercial trabalha junto aos clientes para levantamentos de necessidades destes dos próximos três meses, com essa informação a área de PCP explode todos os códigos e coloca-os numa planilha de capacidade versus demanda, com isso em uma reunião mensal é feita a análise dos principais recursos críticos com visão de capacidade fabril, ou seja, se algum recurso precisará de hora extra, terá ociosidade, previsão de férias, etc.

        Após a confirmação de a previsão ser concretizada, o pedido é implantado no sistema, começa a produção propriamente dita do produto, sendo quatro semanas antes da sua data de entrega com base no plano mestre de produção.

        Atualmente a empresa utilizada para gestão da produção o plano mestre de produção baseado em planilhas de Excel, neste momento está sendo investido e se encontra em fase de implantação o sistema de MRP com capacidade infinita para substituição do plano mestre de produção.

        A empresa utiliza o sistema de kanban para itens estratégicos, que foram selecionados com base numa curva ABC de lead time e tempo de reposição.

        O mix do produto é sazonal devido a inversão de linha nas montadoras de tratores e colheitadeiras, com isso é constante os estudos de tempos e movimentos e layout com base no mix de produtos, para favorecer o processo produtivo necessário, diminuindo a perda por movimentação ou transporte. O processo produtivo é separado por linhas de produção com base na similaridade dos produtos, peso, característica e material.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (107.1 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com