TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps gestão financeira

Por:   •  27/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.544 Palavras (11 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

  • Resumo

          Renar Maçãs S.A, empresa brasileira fundada em 1962, que tem parte e grande influencia no setor agrícola, por sua história e pela dedicação te proporcionar ao seu cliente produtos de ótima qualidade e preços acessíveis, que atendem a todo tipo de consumidor, desde o de baixa renda até os de melhores condições financeiras.

        Apesar de todo o seu “sucesso” entre as empresas produtoras de maçãs, no ano de 2008 ocorreu uma crise no Brasil, que no qual deixou esta empresa em terríveis condições, que abalou muito sua estrutura e seu Stakeholders, trazendo para si, uma grande perda de mercadorias, resultando no baixo retorno dos investimentos, e vindo a ter uma crise financeira na Renar.

       Com isso uma empresa de consultoria foi designada a ir dar uma solução para os problemas da Renar Maçãs S.A, reergue-la desta situação que ocorreu, fazendo ela retornar a ser uma empresa conceituada e respeitada dentre as outras produtoras de maçãs. A consultoria tem um grande trabalho pela frente, porém com grande dedicação e perseverança  eles hão de alcançar o objetivo final que é conquistar a honra que a Renar tinha e fazer dela uma nova grande empresa.


  • Introdução

Este projeto destinou-se a conhecer a história da empresa Renar Maçãs S.A. bem como sua situação financeira e econômica.

Conforme as demonstrações financeiras analisadas pudemos constatar que empresa encontra-se em condição financeira desfavorável devido a grandes empréstimos tomados no ano de 2008 e por conta da crise mundial ocorrida no mesmo ano, o que prejudicou o volume de exportação planejado pela Renar causando a inadimplência dos empréstimos de curto e longo prazo e de outras obrigações do mesmo período, uma vez que suas despesas e custos se mantiveram e a receita diminuiu. Estes fatores influenciaram o ano de 2009 que apresentou déficit maior que o ano de 2008.

A partir destas informações analisaremos as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças e através destas a elaboração de um plano de ação viável que auxilie a reestruturação da empresa.

  • Renar Maçãs S.A.

A Renar maçãs é uma empresa do setor agrícola, produtora de maçãs.

Existe desde 1962 e foi fundada pelos irmãos René e Arnold Frey, em Fraiburgo, Santa Catarina que tiveram a idéia de unir a primeira sílaba dos seus nomes e assim formar o nome Renar.

A Renar possui três certificações que asseguram a produção com minimização dos impactos ambientais reduzindo o uso de insumos químicos e responsabilidade com a saúde e segurança dos funcionários e dos animais (GLOBALGAP, HACCP, BRC).

A Renar possui equipamentos de alta tecnologia para resfriamento, armazenamento, seleção e empacotamento das maçãs.

Possui uma área de 2,8 mil hectares de terra e produz cerca de 30 mil toneladas de maçãs por ano, nas variedades gala e Fuji que são distribuídas por três marcas diferentes a Renar, Happy Apples e Refrai que atendem diferentes nichos de mercado.

 Os produtos da marca Renar são destinados à exportação. Os produtos da marca Refrai são distribuídos aos mercados de baixa renda, enquanto que a marca Happy Apples atendem aos supermercados do país.

O abastecimento do mercado interno acontece durante todos os meses do ano enquanto que o abastecimento do mercado externo acontece de Janeiro a Junho de cada ano. Seus principais clientes são hipermercados e redes como McDonalds, Nutrimental, Ritter, Yakult entre outros. Ela também exporta para a Ásia, Brangladesh, Singapura e países escandinavos.

A Renar tem como princípios:

Missão

Prover alimentos através de ações sustentáveis e de pioneirismo, com compromissos de qualidade, construindo uma companhia de valor. 

Visão

Ser reconhecida como uma grande empresa brasileira de alimentos até 2016. 

Valores 

Nossas decisões e ações são coerentes e orientadas pelo nosso compromisso com sustentabilidade; transparência; integridade e ética; respeito para com as pessoas e gerações e pioneirismo.

História

  • 1973 - A Renar foi pioneira brasileira em trazer as primeiras mudas de maçãs da França e utilizou – se da biologia para polinizar seus pomares implantando colméias de abelhas para que pudessem ajudar no serviço de polinização.  
  • 1975 - Sua história no mercado inicia – se com a colheita os primeiros frutos, e com o investimento em alta tecnologia com pensamentos na sustentabilidade; construção de um frigorífico para armazenar as maçãs e a instalação máquinas para classificar as maçãs por peso.
  • 1983 - A Renar construiu um frigorífico com nova tecnologia, onde se retira oxigênio e introduz uma parcela de nitrogênio possibilitando assim que a fruta fique “hibernando”, ou seja, diminui de tal modo o metabolismo da fruta conservando – se assim o sabor tornando possível oferecer frutos de qualidade por todo o ano sem ter problemas na disponibilidade das frutas nos períodos entre safras.
  • 2001 - Foram desenvolvidos estudos de mercado e estabelecido parcerias com pequenos e médios distribuidores na Europa objetivando reduzir o numero de intermediários;
  • 2005 - A Renar abriu o capital da empresa e emitiu 10000 ações no valor de R$ 1,60 cada; com o valor arrecado investiu em maquinas e equipamentos e também efetuou pagamentos de uma divida existente na época
  • 2007 - Foi aprovado um investimento de 7 milhões para a importação de uma nova maquina para colheita e seleção dos frutos e a construção mai três câmaras frigoríficas para armazenagem da fruta.
  • 2008 - A crise financeira mundial impactou de tal forma que abalou a economia da Renar até 2014.

 

Os fatores mais relevantes foram o preço da maçã que passou pelo menor patamar dos últimos anos, tendo seu valor médio por tonelada reduzido em 14,8%. O clima instável contribuiu para que a redução da qualidade do produto oferecido.

Com o valor mais baixo houve aumento no volume de vendas em 36,5% em relação ao ano anterior, entretanto o crescimento das vendas não foi suficiente para que a empresa tivesse a arrecadação da receita esperada.

A Renar tinha ainda uma estimativa de aumentar sua capacidade de exportação em 40% no ano de 2009 que devido ao reflexo da crise mundial não ocorreu. Por conta do freio na economia às linhas de financiamento encareceram e juros aumentaram.

Por estes motivos 2009 foi um ano difícil para Renar que tinha um prejuízo em torno de 15 milhões de reais contabilizando dívidas de curto e longo prazo, sendo suas receitas insuficientes para arcar com tais débitos e as despesas operacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (182.1 Kb)   docx (41 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com