Cartona uma empresa que guarda emoções
Por: mariliaancora • 4/5/2015 • Trabalho acadêmico • 409 Palavras (2 Páginas) • 972 Visualizações
A empresa cartona dirigida há 30 anos por Ricardo Augusto Monegaglia, um homem inteligente, honesto com caráter e integro, onde reconhecia o trabalho de cada um de seus colaboradores.
Tinha três filhos: Rodolpho e Ricardo ambos formados em administração, Rodrigo formado em marketing, administração e especializado em finanças.
Ricadrdo Monegaglia, pensando em preparar os filhos para no futuro assumir o cargo dos pais, teve preferência em deixa-los trabalhar fora, em outras empresas e não na cartona. Seu objetivos era mostrar aos filhos o papel de subordinados e não o de chefes. Achava fundamental para o crescimento e a preparação dos filhos que vivenciassem a primeiro a experiência de serem comandados para depois comandar.
Este papel foi muito importante para os filhos, pois Ricardo Monegaglia veio a falecer em fevereiro de 1997, fazendo com o que seus filhos assumissem do dia para a noite o papel de Administradores da empresa Cartona.
Ricardo com apenas 28 anos, assumiu o cargo de Diretor Industrial e de Compras; Rodolpho aos seus 27 anos Diretor de Marketing Comercial e Rodrigo aos 26 anos tornou-se Diretor Financeiro e Administrativos da empresa Cartona.
Os irmãos se adquaram a Gestão Compartilhada para administração da empresa. Esse é um método considerado o mais moderno que existe, no qual também não é uma tarefa fácil, pois exige propostas de mais de uma pessoa para administrar.
Um dos fatores que contribuíram para o sucesso da empresa foi exatamente o modelo de gestão adotado por eles, outro fator muito importante foi a CONFIANÇA depositada entre eles. Não houve conflitos, pois havia muita compreensão e cooperação de ambas as partes. Seu pai havia ensinado bons princípios de cidadãos, união, respeito e a humanidade e deixando bem clara a flexibilidade e a comunicação como pontos chaves. Assim os irmãos adotaram como estratégias para o crescimentos da empresa todos estes valores deixados pelo pai.
Não foi uma tarefa fácil, mas obtiveram sucesso com o que aprendera com o pai. Eles permitiam que seus funcionários participassem e expressasem sus opniões, trazendo suas experiências e conhecimentos.
Estas foram as estratégias adotadas pela Cartona: união, humildade, compreensão, cooperação, flexibilidade, comunicação e diversas outras que contribuíram para o crescimento da empresa.
É clara a manutenção dos valores da relação empresa e clientes, pois no início a Cartona tinha produtos com ótima qualidade, acima até mesmo da concorrência. Mas o que o cliente procurava além da qualidade eram preços reduzidos. Sendo assim a cartona por sua vez procurou ficar a frente da concorrência no quesito qualidade/preço.
...