TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade

Por:   •  5/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.420 Palavras (6 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 6

Etapa 1

Passo 1

Terminologia e Classificação de Custos

A seguir iremos apresentar os termos mais utilizados na contabilidade de custos.

Insumos de produção - São todos os elementos utilizados na produção para chegar ao produto final.

Custeio - é o ato de agregar o custo dos insumos ao produto final.

Critérios de custeio - é o modo com que a ciência contábil agrega e lança os custos na geração do valor do produto final.

Perdas de insumos – é toda perda ocorrida dentro do processo de produção ou estoque por motivos alheios ao controle do empresário.

Custo ou despesa - Custo é o gasto que está diretamente ligado à fabricação, produção ou prestação de serviço.

Despesa - é o gasto que está diretamente ligado a manutenção da empresa, independentemente da minha produção.

Gastos ou desembolso – Gastos é o total dos custos e despesas, ou seja, o ato de ter um valor a ser pago, seja qual for à forma de pagamento a vista ou prazo.

Desembolso – é o ato de pagar, seja ela no ato ou posteriormente a compra.

Condição de entrega – Forma de pagamento do frete a transportadora para entrega da venda , conforme especificado na emissão da nota fiscal , são ela s : Frete CIF – Pago pelo vendedor , frete FOB pago pelo recebedor ou comprador .

Princípio da competência dos exercícios - Diz que a despesa deve ser lançada no fato gerador , ou seja no momento em que é feito a aquisição do bem.

A confrontação da despesa – Os custos gerados no processo de produção somente pode ser lançado quando ocorrer a venda do produto , caso não ocorra a venda será lançado na conta estoque como produto acabado.

A Realização da receita - A receita sobre a venda somente será reconhecida quando ocorrer a entrega da mercadoria , que deverá ser comprovada por assinatura do comprador.

Materialidade – Trata-se dos valores que não tem relevância para os resultados da empresa. A aquisição de materiais com valores significativos que não irá acarretar alteração no resultado final.

Custo histórico como base de valor – O lançamento dos valores de bens e serviços devem ocorrer com base no valor declarado a nota fiscal . Independentemente de inflação ou valor atualizado do produto.

Consistência - A apresentação dos relatórios contábeis dever seguir o que determina a legislação e as políticas da empresa , e devem ser mantidas de forma igualitária ao decorrer dos períodos , afim de que esses dados sejam de fácil entendimento e analise ao administrador que avaliara esses relatórios e possa identificar alguma possível alteração .

Sendo necessária alguma mudança , a empresa deverá evidenciar tais mudanças através de notas explicativas que devem seguir junto ao s relatórios .

Custos variáveis – São custos que variam de acordo com a minha produção. Os valores dependem do volume produzido, eles aumentam ou diminuem conforme a venda.

Custo fixo – São custos que permanecem inalterados , e que não sofrem influência por conta do volume produzido .

Passo 2

A classificações dos custos são de total importância para que o administrador , possa identificar tudo o que esta sendo aplicado em determinada área , assim podendo inserir tais custos na geração do preços , organização do seu caixa , e evitar a perda .

Passo 3

Materialidade

Trata-se dos valores que não tem relevância para os resultados da empresa. A aquisição de materiais com valores significativos que não irá acarretar alteração no resultado final.

Custo

Custo é o gasto que está diretamente ligado à fabricação, produção ou prestação de serviço.

Despesa

É o gasto que está diretamente ligado a manutenção da empresa, independentemente da minha produção.

Custos direto , indireto , despesas fixa e variável

Custos diretos é o custo que está inserido diretamente a fabricação do produto .

Ex: Na produção : Matérias-primas , -Mão de obra direta , Serviços subcontratados e aplicados nos produtos.

No comércio: é tudo o que está ligado a aquisição de produtos , . Ex: embalagens para empacotar as mercadorias, fretes.

Na prestação de serviços : é o custo que eu tenho para realizar determinado serviço .Ex: técnico , encanador .

Custos indiretos – é o custo que não esta diretamente ligado ao produto fabricado. Ex: Na produção : salário do supervisor da fábrica , aluguel, energia elétrica

Custo fixo – São custos que permanecem inalterados, e que não sofrem influência por conta do volume produzido .

Ex:Limpeza , Salários da Administração , Segurança e Vigilância

Custo variável é o custo que vária de acordo com o volume produzido , é a soma dos fatores variáveis de produção.Ex: Matéria prima , Combustível , Horas extras de produção.

Despesa fixa : São despesas que independem da minha produção , ou venda . Mas que são necessárias para atividade da empresa . Ex: Água, energia elétrica, telefone.

Despesa variável: são aquelas despesas que variam conforme o volume das vendas, exemplo, impostos sobre vendas (ICMS, COFINS , ISS), comissões sobre as vendas .

Passo 4

- Classificar os eventos abaixo, relativos a uma indústria de manufatura, como Investimentos (I), Custo ( C ), Despesa ( D ) ou Perda ( P ), seguindo a terminologia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (48.9 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com