TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso: Quintessência

Por:   •  7/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.637 Palavras (15 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13][pic 14]


        SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

2.1        MISSÃO, VISÃO E VALORES        4

2.2        GESTÃO DE PESSOAS E GESTÃO POR COMPETÊNCIAS        5

2.3        DESCRIÇÃO DAS COMPETÊNCIAS        6

2.4        MÉTODO PARA RECRUTAR E SELECIONAR PESSOAS PARA A GERÊNCIA        7

2.5        AÇÕES ESSENCIAIS PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL        9

2.6        AÇÕES RESPONSÁVEIS QUE RESULTAM EM SUCESSO        10

2.7        ANÁLISE DAS AÇÕES PARA O SUCESSO DA ORGANIZAÇÃO        11

3        CONCLUSÃO        13

REFERÊNCIAS        14



  1. INTRODUÇÃO

As organizações do trabalho, ao longo dos tempos, foram evoluindo quanto ao valor empregado ao seu pessoal. Antes estes eram considerados apenas como recursos, ao lado de tantos outros que fazem parte das organizações, dessa forma eram vistos como servis e passivos. Atualmente a realidade não é a mesma. Todas as mudanças sofridas pelas empresas as levaram em uma única direção: o reconhecimento do ser humano.

O ponto central da área de Gestão de Pessoas é a noção de que a valorização das pessoas é uma questão estratégica para o sucesso das empresas na modernidade.

Assim também abordaremos os temas de gestão por competências, recrutamento e seleção, responsabilidade social e ambiental, que são essenciais dentro de uma organização para que esta seja bem sucedida empresarialmente.


  1. DESENVOLVIMENTO
  1. MISSÃO, VISÃO E VALORES

A crescente integração dos mercados mundiais, a busca constante pelo incremento da qualidade e o aumento da exigência por parte dos consumidores têm conduzido as empresas a um maior nível de competição, por isso elas precisam cada vez mais, conhecer não apenas o mercado e o cenário onde atuam, mas também a si próprias. É através dessa compreensão que as organizações se permitem atuar de maneira estratégica de acordo com suas competências centrais.

Definir a missão significa “estabelecer a razão de existência da organização, qual o seu negócio (o que faz) e de que forma atua nesse negócio (como faz)” A missão seve ser simples, curta e objetiva. Ao definir a missão da organização o empreendedor estará objetivando o foco da empresa no mercado, podendo assim determinar com precisão em que segmento irá atuar, quais são seus concorrentes, que empresas serão seus futuros fornecedores etc, e é exatamente o que a Farmácia Quintessência faz, pois através da sua missão percebemos qual é o seu foco, onde ela deixa claro a preocupação com seus clientes e colaboradores, onde oferece seus produtos e serviços com ética, dedicação e responsabilidade social, buscando também lucratividade e crescimento sustentável.

Já a visão da empresa é algo totalmente diferente da declaração de missão da empresa, pois a visão orienta os colaboradores para o futuro, mas não é uma visão de um futuro longe da realidade das empresas, é uma visão que tem relação com a atual realidade delas, do que se pretende alcançar em longo prazo, é justamente essa visão desafiadora que irá trazer a ação para os colaboradores buscarem os resultados. A visão traz a ideia  de como seguir um caminho, de que maneira utilizar recursos para seguir uma trajetória, ela é algo muito importante já que determina todo o trabalho a ser feito para a obtenção dos resultados, é aquilo que se espera ser em um determinado tempo, e é isso que a Farmácia Quintessência nos mostra através do conceito se sua visão, onde deixa claro que pretende ser líder no mercado de manipulação de medicamentos na cidade do Rio de Janeiro, pela excelência de seus produtos e serviços.

Os valores da empresa é como a natural diferença entre a pessoa que conduz aos diferentes valores vivenciados e aprendidos durante a vida de cada um. A multiplicidade de vivências e de valores próprios a cada um, exige que a organização defina seus valores para que seja capaz de conduzir a empresa  a um fim comum. Quando uma empresa não tem os seus valores organizacionais claros, os empregados estão mais sujeitos aos conflitos, pois os valores pessoais de cada indivíduo podem se colidir, deixando as pessoas frustradas por não alcançarem os resultados da organização.

Se os empregados sabem o que a sua empresa defende, se eles conhecem os padrões que devem apoiar, então é provável que tomem decisões que reforcem estes padrões, e é mais provável que sintam que são uma parte importante da organização, ficando assim motivados.

E são através dos seus valores que a empresa estudada deixa claro tudo aquilo que é interessante e importante para ela, como a atuação ética, relações baseadas em respeito e dignidade, excelência na gestão, direcionamento para o cliente, exigência de rigor nos processos, foco nos resultados e a valorização das pessoas.

Assim através da missão, visão e valores apresentados pela empresa notamos que elas possuem coerência com os conceitos citados e também com suas próprias ações.

  1. GESTÃO DE PESSOAS E GESTÃO POR COMPETÊNCIAS

O plano de gestão de pessoas e a proposta de desenvolvimento de competências elaborados pela empresa Quintessência estão coerentes com tudo o que foi estudado, pois a Gestão de Pessoas deve em primeiro momento avaliar seus recursos atuais e estimar as necessidades futuras da organização por cada área distinta, de forma sistêmica e assim planejar junto com cada área suas ações de treinamento para capacitação, reconhecimento, suprimento de mão de obra qualificada e outros, afim poder atender todas as possíveis demandas futuras da empresa, buscando atrair os melhores talentos e integrando a sua empresa, e é o que busca a Quintessência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)   pdf (161.1 Kb)   docx (37.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com