TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE PROCESSOS DE TRABALHO E INDICADORES DE DESEMPENHO

Por:   •  1/6/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.492 Palavras (10 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL

MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Acadêmico (a) Luiz Carlos de Oliveira

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

METODOLOGIA DE ESTUDO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO

Trabalho final da disciplina como forma de avaliação sobre a Orientação da Profª  Dra. Olga Maria Coutinho Pépece

Maringá – PR

2018


PROCESSOS DE TRABALHO E INDICADORES DE DESEMPENHO

ASSUNTO - GESTÃO DE PROCESSOS DE TRABALHO E INDICADORES DE DESEMPENHO

CAPÍTULO 1

Todas as atividades desempenhadas no poder publico, são desempenhadas por diversos setores de trabalho, onde se desenvolve um quadro normativo que direciona e alinha as ações pelo rigor da lei, não menos nem mais que a lei para com isso obter uma justa atuação de todos os entes da Administração Publica.

Por isso, os processos de trabalho podem ser entendidos como elementos centrais da operação das políticas públicas, que implicam na realização de diversas tarefas de trabalho que estruturadas em um organograma formal tornam estas ações viáveis, eficientes e eficazes.

Citando "Todos os agentes públicos, desde o que lhe ocupe a cúspide até o mais modesto deles, devem ser instrumentos de fiel e dócil realização das finalidades normativas ".(CELSO ANTÔNIO BANDEIRA DE MELLO, RDP nº 90, p. 57-58.)

JUSTIFICATIVA

Para uma completa e adequada execução das Políticas públicas torna-se necessário o acompanhamento sistemático de suas ações de execução, no tempo e espaço como forma de avaliar seu desempenho operacional.

"Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência "(Constituição Federal 1988).

PROBLEMA

A gestão pública apesar de seu crescimento na área de gestão ocorrida nas ultimas duas décadas, ainda tem um grande caminho para sua efetiva absorção da cultura de uma administração eficiente e eficaz, a crescente e efetiva cobrança da sociedade quanto ao controle das ações publicas pelos cidadãos representados por seus órgãos representativos tais como: OAB, Sindicatos, Promotoria Pública, etc. que cobra do estado brasileiro uma maior efetivação de suas políticas públicas, esta tendência crescente evidencia a necessidade de mudanças estruturais profundas, sejam elas no "modus operandi" ou na forma de gestar o bem público, a comparação feita pela sociedade organizada nos indica, que temos de aprender com a gestão privada, mas dentro do contexto publico que é diferenciado do privado.

"Assim é necessário aprofundar o conhecimento nos conceitos mais importantes relacionados ao processo de avaliação de desempenho, os conceitos de eficiência, eficácia e efetividade na administração, além disso, a forma como são aplicados esses conceitos, gerados em terra estrangeira ao campo da administração pública, especificamente na instituição a ser estudada." (1).

A PERGUNTA PARA ESTE PROBLEMA É:

Porque adotar indicadores de desempenho em uma atividade de cunho social?

OBJETIVO GERAL

Analisar o Processo de Trabalho existente na SASC - Proteção Social Básica e os mecanismos de Controle de Performance.


OBJETIVO ESPECIFICO

a- Descrever as características dos sistemas de avaliação existentes e seus indicadores.

b- Descrever os indicadores existentes.

c- Comparar os indicadores existentes versus as práticas atuais da administração privada

d- Descrever o Organograma com os Papéis e Responsabilidades.

e- Descrever as funções e necessidades de treinamento para execução das tarefas.

JUSTIFICATIVA

A tendência dos dirigentes, especialmente do setor público, ao diagnosticar problemas no funcionamento de suas instituições, é propor reestruturações administrativas: criar novas áreas, dividir departamentos, aumentar setores. São soluções imediatistas, que na maior parte das vezes atendem aos pedidos pontuais e específicos das áreas em questão ou de alguma autoridade. Porém, o simples rearranjo de estruturas internas dos órgãos governamentais – regras, regulamentos e estruturas organizacionais – não é suficiente para garantir mudanças permanentes de comportamento necessárias para o alcance desse novo modelo de gestão pública mais eficiente.

Grandes mudanças no aparelho do Estado requerem mais do que recursos financeiros sendo primordial a revisão do funcionamento das instituições como um todo, é essencial que se capacite um corpo de funcionários públicos para novos modelos de gestão do Estado, prevendo mudanças cada vez mais rápidas nas demandas dos cidadãos e na forma de atender a essas demandas, esse novo perfil de profissionais devem ser mais flexíveis, em carreiras que absorvam essas mudanças e permitam com que esses funcionários aprendam e se desenvolvam continuamente.

"Nesse sentido, faz-se necessário analisar o atual modelo de gestão das áreas responsáveis pelos recursos humanos no setor público, bem como o tipo de políticas relacionadas ao tema que vêm sendo executadas – especialmente as estruturas de carreiras mais comuns –, de modo a verificar se os funcionários estão sendo realmente preparados para o novo modelo de gestão do Estado brasileiro." (Biblioteca Virtual TOP sobre Gestión Pública - www.top.org.ar/publicac.htm P.2-3).

"Tendo em vista que a administração, como ciência, visa compreender a realidade do seu objeto de estudo com o objetivo de controlar a incerteza e mitigar os problemas que ocorrem. A sobrevivência e o desenvolvimento, através da concretização da visão e missão organizacionais, são as desejáveis consequências para as organizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (364.9 Kb)   docx (108.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com