TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO A ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO

Por:   •  29/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 3

IFC - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA, DO CAMPUS DE LUZERNA.

ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO

INTRODUÇÃO A ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO

Visita à FRAMEPORT

Guilherme Cavali

LUZERNA, 25 DE JULHO DE 2014.

INTRODUÇÃO:

FRAMEPORT é a mais inovadora e com mais experiência na fabricação de portas da América Latina.

         Com a união entre a QUADRO MADEIRAS ESPECIAIS LTDA e JULIANA FLORESTAL LTDA, formou-se a FRAMEPORT, sendo símbolo em qualidade em portas de mateira.

A JULIANA FLORESTAL LTDA que concede o fornecimento continuo de matérias florestais bruto para o grupo FRAMEPORT, é a primeira empresa no estado de Santa Cataria certificada pelo FSC ® - Forest Stewardship Council ® , pois suas florestas são cultivadas por uma equipe com intuito de sempre buscar o  equilíbrio entre a produção sustentável e a conservação do meio ambiente. As sementes das florestas FRAMEPORT, são clones genéticos de alta qualidade, cultivados, podados e colhidos com métodos modernos para conceder a qualidade florestal compatíveis com os melhores requisitos técnicos.


DESENVOLVIMENTO:

No dia 17 de maio de 2014, os alunos do curso de Engenharia de Controle e Automação do Instituto federal de Educação, Ciências e Tecnologia, do Campus de Luzerna,  junto com o professor Antônio Ribas Neto fizeram uma visita a empresa FRAMEPORT localizada no munícipio de Caçador, pois a mesma apresente alto nível de automatização em sua fabrica, sendo uma das maiores construtoras de portas da América Latina.

Chegando lá, a primeira coisa a ser notada, é o pequeno estacionamento para uma empresa deste porte, pois a mesma adota o transporte coletivo de seus funcionários que é subsidiário por ela.

Antes de iniciar a visita, na parte da fábrica, os alunos comparecerão a uma palestra, onde foram mostrados vídeos institucionais e ainda as normas de segurança dentro da fabrica.

A visita à fábrica iniciou-se nas caldeiras, que serviam para mandar vapor para os fornos, entre outras coisas. Prosseguiu-se para a área onde chaga a madeira “crua”. Nesta área, permanece um aspecto de empresa velha, pois há varias pessoas trabalhando manualmente e em trabalhos repetitivos, como na maquina de corte, onde duas pessoas tinha o papel de colocar as torras de madeira e depois empilhar as lascas, e ainda na maquina de secagem de lascas, onde uma pessoa tinha a função de pegar a lasca e colocar no secador ,tais funções poderiam ser substituídas por robôs, trazendo assim , uma economia a empresa.

No próximo prédio, era o objetivo da visita, onde se encontrava a linha de produção da FRAMEPORT, onde “lascas de madeira entravam de um lado e no outro, saia porta prontas para o uso”. Nesse prédio encontra-se varias maquinas e robôs, entre eles se destaca a esteira alimentadora, onde vários pedaços de madeira entram e passa por uma esteira, que tem vários sensores que detectam alguma imperfeição da madeira, depois de detectada a imperfeição, joga os pedaços para um local onde é feito a vistoria por funcionários, para ver se é possível ou não recuperar o pedaço. Foi visto ainda a sala de controle da fabrica, onde alguns computadores controlavam todas as maquinas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (239.5 Kb)   docx (169.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com