Karl Marx
Por: soaresp • 30/5/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 604 Palavras (3 Páginas) • 289 Visualizações
Karl Marx não escreve nada da educação,toda teoria de Marx é aplicada a educação de forma derivativa,materialista e histórica.
Capitalismo x trabalho assalariado, produção em massa.. Para haver o capitalismo deve haver a desigualdade.
O capitalismo tem como base a obtenção de lucros através da exploração do trabalhador, o capitalismo é bom apenas para quem tem dinheiro. O capitalismo trás desenvolvimento pois, o mundo todo se interliga.
O socialismo defendido por Karl Marx era o socialismo cientifico, que pregava a socialização dos meios de produção, ou seja não haveria empresas com donos. Tudo era de todos,pregava a luta das classes,o povo iria fazer de tudo para obter seus direitos e o governo seria apenas para obedecer o povo.
O comunismo para Karl Marx, o comunismo para Marx seria a fase final do desenvolvimento da sociedade humana, o que acontecia através da revolução do proletariado. Comunismo sociedade sem classes, sociedade regulada,sem estado, livre de qualquer tipo de opressão, onde as decisões sobre o que produzir e questões políticas, devem prosseguir são tomadas democraticamente.
Karl Marx entende que tudo isso não poderá ser modificado na perspectiva do liberalismo e da sociedade fundamentada no liberalismo econômico. Necessário, portanto, uma revolução de caráter socialista num primeiro momento e, posteriormente a eliminação da economia de mercado o estabelecimento do modo de produção comunista, para estabelecer a igualdade.
A abordagem dualista parte do principio de países do oriente, America latina e áfrica, encontramos uma formação peculiar,caracterizado pela coexistência de duas estruturas, desenvolvida- representada pelo crescimento industrial, expansão urbana,sistema de comunicação amplo e diversificado,alta produtividade avanço tecnológico, outra atrasada se manifesta na existência de pequenas cidades,produção eminente agrária níveis de renda inferior, baixa produtividade e dispersão demográfico.
Sociedade tradicional, caracteriza-se por produções limitadas, subordinação do homem,inadequado aproveitamento dos recursos.
Sociedade em processo de transição, cacarcteriza-se pelo aparecimento da pré condições do desenvolvimento econômico, adequada ao controle e á exploração da natureza.
Sociedade em inicio de desenvolvimento, corresponde ao estagio que são ultrapassados aos primeiros limites das sociedades tradicionais. Se percebe investimento na área produtiva,crescimento da manufatura e aparecimento de um sistema político.
Sociedade de em maturação, corresponde ao estágio em que as forças de expansão econômica passam a predominar na sociedade.
Sociedade de produção, corresponde ao estágio de desenvolvimento efetivo da produção em base industriais e cientificas, aumento significativo do investimento produtivo de capital.
O comunismo atualmente é considerado como morto, Se analisarmos a sociedade na atualidade, é possível afirmar com uma certa certeza que seria impossível implantar qualquer outra forma de governo (como o socialismo, comunismo, anarquismo) em qualquer lugar do mundo pois os ideais e os valores humanos foram tão deturpados pelo capitalismo que a ambição pelo poder e pelo dinheiro se tornaria um grande obstáculo
...