Lean Manufecturing
Por: Eduardo Alves • 28/4/2016 • Trabalho acadêmico • 432 Palavras (2 Páginas) • 244 Visualizações
Introdução
O setor calçadista é um dos setores que mais tem sofrido com a abertura econômica, onde passou a enfrentar acirrada competição de produtos estrangeiros.
Diante disso é necessária uma nova postura dos empresários nacionais, ou seja, oferecer produtos de qualidade, com preços baixos e curtos prazos de entregas.
Esse novo cenário vem obrigando as empresas nacionais a promoverem grande mudança nos seus processos produtivos e administrativos, a fim de poderem ser manter mais competitivas.
Este trabalho irá proporcionar mudanças benéficas para a empresa, onde além de melhorar o arranjo físico, aumentou a per capta (produção/homem) e melhorou também a qualidade do produto, satisfazendo assim o consumidor final.
Para isso, tornou-se necessário: analisar o processo produtivo, diagnosticar problemas de Layout, verificar desperdícios no processo para diminuir ou eliminar e aumentar a per capta da produção.
A pesquisa traz um estudo de mudança no layout de linha de montagem de chinelos por célula, este setor foi escolhido pela necessidade de redução de mão de obra e do prazo de entrega do produto.
Empresa
Industria de calçados na cidade de Juazeiro do Norte/CE. Possui um quadro formado por 619 funcionários.
Possui uma produção de 136.000 pares por mês. A demanda é relativamente dependente da sazonalidade do mercado consumidor.
O tipo de produção utilizado é fabricação repetida por lotes, onde PCP realiza a programação ditada pelos pedidos diretos dos clientes, ou seja, é feita exatamente com a quantidade de pares vendidos. As OP´s - ordens de produção - são emitidas pelo PCP e enviadas para montagem e setores apoio (corte, injeção, serigrafia atelier e costura).
Problemas encontrados
- Ociosidade dos operários durante o processamento das operações;
- Aumento do custo de movimentação de materiais pelo fato das peças percorrem distancias maiores;
- Parada de máquina, que resulta numa interrupção da linha;
- Operações de trabalho mais lentas são as que limitam o trabalho da linha de produção, gerando gargalos;
- A qualidade dos produtos é reduzida;
- Baixa produtividade.
A proporção de pares produzidos por cada funcionário foi o maior foco do estudo.
Implementação e análise do novo layout
A proposta foi possível criar um novo setor, de serigrafia e também um novo posto de trabalho, o de revisão do solado no fim da linha para a seleção de peças que atingem o padrão de qualidade exigido.
Com essa mudança foram agrupadas as funções com tempos reduzidos devido a aproximação dos postos de trabalho e foram identificados pontos de melhoria e ganhos para empresa, tais como:
- Redução dos defeitos;
- Manutenção de um ritmo de produção;
- Redução da quantidade de mão de obra devido ao balanceamento da célula;
- Aumento do trabalho em grupo resultando maior motivação;
- Distâncias pequenas facilitam o deslocamento para o retrabalho.
...