TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manifestações

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.113 Palavras (5 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 5

Sumário

Que motivos levaram a população para as ruas em junho 2013?        -------------------- 1

Após um ano de protestos qual avaliação pode ser feita         ------------------------------ 2

Que motivos levaram a  população  as ruas 15/03/2015?          ------------------------------- 3

Qual a avaliação do grupo  em relação  as manifestação ocorridas no Brasil ?        -- 4        

Referências                 ---------------------------------------------------------------------------------- 5

        

                                                                                                                

  1. Que motivos levaram a população para as ruas em junho 2013?

Os protestos no Brasil em 2013, também conhecidos como Manifestações dos 20 centavos, Manifestações de Junho ou Jornadas de Junho, foram várias manifestações populares por todo o país que inicialmente surgiram para contestar os aumentos nas tarifas de transporte público, principalmente nas principais capitais.

 O movimento teve adesão em varias regiões do país, mas foi em São Paulo que o evento tomou grande proporção quando milhares de pessoas foram as ruas. Quatro dias depois, um grande número de populares tomou parte das manifestações nas ruas em novos diversos protestos por várias cidades brasileiras e até do exterior.Em seu ápice, milhões de brasileiros estavam nas ruas protestando não apenas pela redução das tarifas e a violência policial, mas também por uma grande variedade de temas como os gastos públicos em grandes eventos esportivos internacionais, a má qualidade dos serviços públicos e a indignação com a corrupção política em geral.

Em síntese, no ano de 2013 as manifestações tiveram início em Porto Alegre (RS), ainda no início de janeiro, às vésperas de as empresas de ônibus pedirem aumento de 15,8% no preço da passagem. O reajuste de 7%, que elevou a tarifa para R$ 3,05, entrou em vigor no dia 25 de março e agravou os protestos gaúchos. Em 4 de abril a Justiça gaúcha concedeu liminar que suspendeu o aumento, porém as manifestações continuaram. Em 15 de maio, grupos de Natal (RN) deflagraram o movimento Revolta do Busão, e em 6 de junho as manifestações em São Paulo começaram a ganhar força.

Motivos das manifestações

Na realidade “ não era os por vinte 20 centavos” , mas sim por todo um historio de insatisfação e um sentimento de impotência  que o povo brasileiro  carrega engasgado , tudo isso nos levou as ruas . Porem  nas manifestações foram listados  alguns motivos :

5 motivos consensuais pelos quais as pessoas estariam se manifestando, pedindo a colaboração e adesão a estas causas como foco nos próximos protestos. Sendo elas a rejeição ao PEC 37; a renúncia de Renan Calheiros da presidência do Senado; investigações e punição de irregularidades nas obras da Copa do Mundo a ser realizada no país; lei que torne corrupção crime hediondo e o fim do foro privilegia. Manifestantes não só no Brasil, mas brasileiros em outros países apoiaram as chamadas "5 causas" e exibiam cartazes com a lista durante protestos.

  1. Após um ano de protestos qual avaliação pode ser feita.

Um dos fatores positivos foi a mobilização da sociedade mostrando seu descontentamento com a situação no Brasil, mostrando que só nós podemos realizar as mudanças, exercendo a democracia cobrando daqueles a quem damos o poder as medidas necessárias que nos garantam uma qualidade de vida digna para todos. Porem não obteve grandes avanços, depois de muito barulho de gritarmos “vem para Rua”, “O Gigante acordou”, a Presidente Dilma ate fez um pronunciamento para tranqüilizar a população anunciando uma serie de medidas, onde prometeu conversar com prefeitos e governadores para realizar um pacto de melhoria dos serviços públicos e a criação de um Plano Nacional de Mobilidade Urbana. Prometeu destinar 100% do dinheiro dos royalties do petróleo à educação, a trazer médicos estrangeiros para ampliar o atendimento do SUS e a se encontrar com os líderes das manifestações pacíficas. Disse ser favorável às reivindicações democráticas, reconheceu a necessidade de "oxigenar" o sistema político e prometeu uma ampla reforma que amplie o poder popular . Ate agora não aconteceram grandes mudanças, pelo contrario a insatisfação só aumenta, pelo vários escândalos, o governo perdeu credibilidade, perdeu a capacidade de governabilidade e o clima no Brasil é de estagnação política e  indignação .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (100.3 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com