TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado e Expectativas Para a Logística no Brasil

Por:   •  23/4/2016  •  Resenha  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA CRÍTICA

Disciplina: Logística de transporte e distribuição

Professor: M. Vieira

Aluno: Alexandra

Turma: K3                       e-mail:

Aula: 01       Dia: 12/04/2016

Título do Texto: Mercado e expectativas para a logística no Brasil para os próximos anos

Autor(es): Mundo Logística - Edição Especial

Palavras-Chaves do Texto

Mudanças / exigências / eficácia / infraestrutura

Descrição do Assunto

O aumento dos gastos logísticos no Brasil e no mundo em razão do consumo crescente. Mudanças como: maior exigência dos consumidores, surgimento de novos mercados em regiões que por sua distânia inexistiam e aumento extraordinário nas exportações trouxeram a necessidade de operações mais complexas e elaboradas, bem como profissionais mais especializados.  

A logística, que inicialmente não existia no mundo empresarial, se tornou prioridade em aproximadamente 70% das empresas e um instrumento estratégico e de diferenciação para o sucesso e sobrevivência das mesmas.

Apesar de ainda necessitarmos de um tempo considerável para solucinar os problemas da infraestrutura logística brasileira, temos grandes oportunidades futuras de negócios por toda a Nação.

Apreciação Crítica da Obra

O texto aborda sobre o crescimento da importância da logística empresarial no Brasil, mudanças no perfil do consumidor, aumento no poder aquisitivo, o salto das exportações no país, infraestrutura logística brasileira, expectativas mercadológicas no Brasil.

Considero boa a forma com que foi apresentada a importância da logística empresarial no seu surgimento e atualmente; a descrição de suas missões iniciais, basicamente mecânicas, e a ampliação de suas atividades, nos últimos anos, pela necessidade de tornar suas operações mais complexas e elaboradas, se transformando em um  fator de diferenciação e um instrumento estratégico essencial, presente em grande parte das empresas.

Acho correta a citação de que os consumidores se tornaram mais exigentes. Também vejo que, hoje, a empresa, no cumprimento de suas atividades logísticas, pode fidelizar seus clientes ou criar verdadeiros disseminadores de propaganda negativa, perdendo mercado quando comete determinados erros.

Porém, quando fala em crescimento da classe C, aumento no poder aquisitivo e a melhoria das condições de crédito, vejo como uma falsa impressão de crescimento mercadológico, um mercado aberto com prazo de validade a vencer em breve. A utilização desta “melhoria econômica” vem de forma descontrolada e ignorante. A maior parte da população que emergiu, a “Nova Classe Média”, não tem conhecimento para o bom uso deste benefício,  o que faz com que utilize o crédito oferecido de forma que crie um grande problema financeiro futuro com o qual não poderá arcar, e consequentemente, o mercado que surgiu, desaparerá.

De fato, foi muito positivo o significativo aumento nas exportações contribuindo para alavancar a necessidade dos serviços logísticos. Bem como, concordo que há falta de investimento governamental necessário na infraestrutura logística para o real crescimento da área.

Paralelo com a realidade de sua Empresa

A empresa onde trabalho atualmente é de pequeno porte e seu funcionamento não carece de grande complexidade logística e/ou mão de obra especializada. Mesmo assim, a exigência do mercado consumidor e a concorrência fizeram com que fosse aumentada a atenção dispensada à excelência no atendimento e à redução de custos com estoque e entregas.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (43.6 Kb)   docx (171.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com