TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NOVOS INDICADORES PARA O MERCADO SIMULADO MARKSTRAT

Por:   •  26/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.427 Palavras (6 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 6

ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING

TRABALHO DA DISCIPLINA DE JOGOS DE EMPRESA

ESTÊVÃO CAMIN BORGES

LUCAS BENTO

MARCOS CHOI

NICOLAS FURTADO

PEDRO CANDIDO MENDES

São Paulo

2018


ESTÊVÃO CAMIN BORGES

LUCAS BENTO

MARCOS CHOI

NICOLAS FURTADO

PEDRO CANDIDO MENDES

NOVOS INDICADORES PARA O MERCADO SIMULADO MARKSTRAT

Trabalho da Disciplina de Jogos de Empresas do curso de Administração pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM.

Prof. Fabiano Rodrigues

São Paulo

2018


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 PREÇO IDEAL X PREÇO PRATICADO        4

3 PROPAGANDA X RECEITA        5

4 FORÇA DE VENDA X UNIDADE DE VENDA        6

5 CONTRIBUIÇÃO TOTAL ANTES X DEPOIS DO MARKETING        7

6 CUSTO DE MANUTENÇÃO X CUSTO DE DESCARTE        8

7 LUCRO X GASTOS EM PESQUISA E DESENVOLVIMENTO        9

8 CUSTO DA UNIDADE X LUCRO LÍQUIDO        10


1 INTRODUÇÃO

O mercado simulado Markstrat disponibiliza vários indicadores, seja sobre a própria empresa, os concorrentes ou o próprio mercado. Todos eles auxiliam de certo modo na hora de tomada de decisões. No entanto, esses indicadores são de certo modo limitados, pois o número de diagnósticos possíveis é muito grande em comparação com os que estão disponíveis.

Para que possamos ampliar nossas capacidades de diagnóstico do mercado Markstrat, criamos sete novos indicadores baseados nos que já existem. Eles nos permitirão observar o mercado por ângulos e auxiliar num processo de decisão mais consciente. Estes são, Força de Venda X Unidades de Venda, Despesas em Pesquisa e Desenvolvimento X Lucro, Propaganda X Receita, Lembrança de Marca X Despesas em Propagandas, Preço Ideal X Preço Praticado, a Contribuição total Antes X Depois de marketing e o Custo de Manutenção X Custo de Descarte.


2 PREÇO IDEAL X PREÇO PRATICADO

[pic 1][pic 2][pic 3]

A ideia de relacionar o preço ideal com o preço praticado de cada ano é analisar as mudanças ano a ano do mercado e como nossas marcas reagiram disso.

Na marca SEMI, no segundo ano, é possível perceber uma grande queda no preço, pois o produto estava muito inadequado ao segmento de outros, então foi feita essa decisão para não perder marketshare. No ano 3 a marca modificada entrou no mercado, e seguindo uma tendência anual de redução de preço ideal, a empresa decidiu continuar cobrando 170 pelo produto.

Na marca SELF, também no segundo ano, houve uma grande queda de preço, mas que ocorreu devido a um grande prejuízo no primeiro ano, então para que a lucratividade voltasse a aumentar, o valor de venda deveria reduzir para voltar a ser competitivo. Nos próximos anos não houve mudança significativa desse segmento. Assim, o preço praticado acompanhou sempre o ideal.

Na SEPO, foi feita uma projeção de preço para quando a marca fosse lançada. Assim, o preço ideal e o praticado são muito similares.

Isso conclui que quando as marcas estão mais bem posicionadas no mercado, o preço ideal e o praticado costumam ser bem próximos, mesmo com uma concorrência.


3 PROPAGANDA X RECEITA

[pic 4]

Esse gráfico que compara dados da propaganda e receita é utilizado para termos uma noção de como a propaganda afeta a receita da empresa ao longo dos anos. A propaganda a depender do quanto investido e como investida pode ser de forma positiva como de forma negativa.

 Com isso é possível analisar o quanto se deve investir em propaganda caso ela gere lucro ou tenha ao menos uma participação considerável e positiva para o faturamento da empresa, ou seja, esse gráfico auxilia no markstrat de modo a maximizar os lucros com base no desempenho exercido pela propaganda e o dinheiro nela investido para atingir as metas estabelecidas pelas empresas durante os períodos (ano) do jogo, que consta até então de 0 à 5 períodos/ano.

É nessa comparação que é possível saber o quanto devemos gastar na propaganda, qual segmento dentre os existentes no jogo devemos aplicar e quanto ela nos rende de lucro para utilizarmos no próximo ano.


4 FORÇA DE VENDA X UNIDADE DE VENDA

[pic 5]

Esse gráfico que compara dados da força de venda e unidade de venda é utilizado para termos uma noção de como as vendas afetam a força e a unidade da empresa ao longo dos períodos. A venda depende de quanto investido e como investida pode ser de forma positiva ou negativa.

Com isso é possível analisar o quanto se deve investir na força e unidade de venda caso ela gere lucro ou tenha ao menos uma participação considerável e positiva para o faturamento da empresa, ou seja, esse gráfico auxilia no markstrat de modo a maximizar os lucros com base no desempenho exercido pela força e unidade de venda e o dinheiro nela investido para atingir as metas estabelecidas pelas empresas durante os períodos (ano) do jogo, que consta até então de 0 à 5 períodos/ano.

É nessa comparação que é possível saber o quanto devemos aplicar na força e unidade de venda, qual segmento dentre os existentes no jogo devemos aplicar e quanto ela nos rende de lucro para utilizarmos no próximo ano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (211.5 Kb)   docx (65.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com