Planejando a apresentação de uma proposta de negociação entre um conhecido gravador de música que pretende se instalar em um ambiente de classe média no centro da cidade de São Paulo e na Associação dos habitantes desta região
Pesquisas Acadêmicas: Planejando a apresentação de uma proposta de negociação entre um conhecido gravador de música que pretende se instalar em um ambiente de classe média no centro da cidade de São Paulo e na Associação dos habitantes desta região. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: 947852 • 27/8/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 1.023 Palavras (5 Páginas) • 419 Visualizações
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL
GESTÃO DO CONHECIMENTO
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 2
DESENVOLVIMENTO 3
CONSIDERAÇÕES FINAIS 7
REFERÊNCIAS 8
INTRODUÇÃO
Este trabalho consiste em planejar a apresentar uma proposta de negociação entre uma conceituada gravadora de música, que pretende se instalar em um bairro de classe média de uma cidade do interior de São Paulo e a Associação de moradores deste bairro que não aceita a instalação da mesma.
MAPEAMENTO DO PERFIL DOS OPONENTES.
Nesta negociação estão envolvidos o Sr. Jorge Andrade, gerente de negociações e porta-voz do CEO da gravadora, uma pessoa confiante, estrategista de negócios, com ampla experiência em negociar em meio a conflitos que acredita que o progresso é inevitável, e o Sr. Carlos Henrique, líder da Associação de Moradores do bairro, administrador, uma pessoa conservadora, que preza antes de tudo a tranquilidade e quer impedir a instalação da gravadora, pois acredita que a gravadora irá tumultuar o bairro, aumentando o barulho, trará insegurança e prejuízo a população local.
Porém como representante da Associação está aberto a propostas de negociação.
TIPOS PSICOLÓGICOS SEGUNDO MODELO JUNG.
Modelo de Jung: característica e táticas usadas na negociação
Estilo Características Táticas usadas na negociação
Confrontador Cooperativo e questionador. Busca a equidade e o acordo global de acordo com as circunstâncias dadas. Tática híbrida entre a colaboração e o confronto.
Restritivo Não cooperativo. Age de acordo com seus interesses. Coerção, medo e ameaça.
Fonte: Adaptado de MARTINELLI, D.P.; ALMEIDA. P. Negociação e solução de conflitos: do impasse ao ganha-ganha através do melhor estilo. São Paulo: Atlas, 1998.
Seguindo o modelo de Jung, o Sr. Jorge Andrade é considerado confrontador, pois ele contesta e questiona as alegações da Associação de Moradores, mas está disposto a fazer um acordo amigável trazendo melhorias para o bairro. Possui a tendência de dominar e controlar a negociação e considera de grande importância a inclusão de todos. Acredita que a colaboração é fundamental para uma negociação ganha-ganha.
Já o Sr. Carlos Henrique é considerado restritivo, pois esse estilo se caracteriza pela falta de cooperação aliado a meta do ganho, não se preocupando com o outro lado. Só aceita negociar um acordo se for forçado, neste caso por ele ser representante dos demais moradores.
PONTOS PRINCIPAIS A SEREM NEGOCIADOS.
A gravadora escolheu essa cidade através de uma pesquisa levando em consideração o custo, a logística e a qualidade de vida para seus funcionários.
Mas os moradores do bairro não aprovam esse novo empreendimento alegando que trará transtornos devido a falta de segurança com a presença de artistas na região, aumento do barulho e crescente fluxo de veículos.
O objetivo da gravadora é obter a liberação do empreendimento e instalar a gravadora no bairro. A estratégia utilizada pela gravadora será a de propor melhorias na infraestrutura, investindo em sinalização e semáforos, e negociar com a secretaria municipal responsável uma possível obra de retorno junto a rodovia para melhorar o fluxo de veículos no bairro.
Em relação ao barulho o Sr. Jorge Andrade explica que os estúdios utilizam tecnologia de ponta que impede a propagação do som para o ambiente externo, inclusive convidará os representantes da Associação para conhecerem os ambientes interno da gravadora.
Quanto à falta de segurança será proposta a contratação de uma renomada empresa de segurança com vigilância armada 24 horas inclusive com câmeras de monitoramento.
CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL NA GRAVADORA.
A empresa valoriza a comunicação e o diálogo entre os funcionários e seus setores, dando liberdade aos mesmos de expor suas críticas e sugestões, optando assim pela liderança participativa.
A empresa incentiva seus funcionários através do plano de carreiras e sucessões, dessa forma seus colaboradores estarão sempre em busca de conhecimento tais como cursos de aperfeiçoamento profissional, mantendo em alta a empregabilidade.
Com a mudança de localidade alguns funcionários serão promovidos gerando expectativas de melhoria na qualidade de vida em uma nova cidade.
O impacto da notícia da negativa dos moradores e a possibilidade do empreendimento ser embargado gerou insegurança nos funcionários, prejudicando o desenvolvimento de suas atividades, pois
...