TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portância da Robótica na Indústria

Por:   •  14/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  800 Palavras (4 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 4
  1. Importância da Robótica na indústria

Desde a Terceira Revolução Industrial, o chão de fábrica sofreu grande automatização e desenvolvimento de maneira exponencial cada vez mais. O que um dia foi retrato no filme “Tempos Modernos”, hoje em dia se fundiu na identidade das industrias, onde atualmente, os robôs industriais se tornaram peça-chave nos mais variados processos.

Esses robôs industriais desempenham trabalhos de grande importância como esforços repetitivos, precisão, resistência, rapidez e força. Contribui com tarefas desde o movimento de peças especiais e ferramentas, até a montagem de algum item, produto ou serviço. Tudo isso para que esse aliado aumente a produtividade dos serviços e a redução de custos na empresa.

Para se destacarem no mercado e possuir variedades de ferramentas ou atuações, as empresas além de adotar os robôs industriais tradicionais, também utilizam os robôs colaborativos, que são aqueles que acabam sendo manuseados por algum colaborador, isto é, um operador. Eles trabalham em parceria com os seres humanos trazendo maior conforto, segurança e produtividade para os funcionários.

  1. Vantagens e Desvantagens

Mesmo que a inserção da tecnologia robótica nos centros industriais seja considerada uma melhoria satisfatórias nos processos desde fabricação até montagens, ainda é necessário observar seus pontos positivos e negativos, os riscos e ganhos que as empresas terão com esse investimento. De uma forma discursiva, será mostrado as vantagens e desvantagens de se utilizar a robótica nas industriais.

Entre as vantagens estaria: 1) sua alta produtividade; 2) redução de custos, mesmo que inicialmente seja necessário um alto investimento, rapidamente esse investimento obtém retornos satisfatórios; 3) possui maior confiabilidade e qualidade, onde as tarefas são realizadas com maior precisão e alta repetitividade; 4) maior e melhor utilização do chão de fábrica, o que seria os robôs diminuírem a pegada de uma área de trabalho ao automatizar as partes da linha de produção, utilizando mais espaço para outras operações; 5) a robótica industrial atrai consumidores por sua redução de cronograma e custo; 6) o aumento de segurança está relacionado, pois faz com que os funcionários apenas supervisionem ou opere as máquinas, então eles são capacitados para essas tarefas e também por poderem executar várias funções em um processo de integração.

Por outro lado, 1) a robótica acaba por ser um aliado ao desemprego (mesmo que não tão grande), quando o operador não é mais necessário naquela função, quando as maquinas não exigem um funcionário. Ainda existe a possibilidade de o operador ser realocado em uma outra função; 2) investimento inicial é muito alto e um alto custo com manutenções também existe; 3) nem sempre os robôs garantem resultados, para isso é preciso que planos sejam traçados do começo ao fim do projeto.

  1. Investimento da Robótica no Brasil e no mundo

O mercado da robótico é um setor de crescimento exponencial seja no Brasil ou no exterior, mas ainda a indústria brasileira segue atrasada nesse aspecto. Na tabela abaixo, de um dado do ano de 2017, é possível observar como outros países largam à frente, de forma bastante considerável, do Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (89.8 Kb)   docx (172.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com